Saúde   |   06/12/2017   |   10.84 Mil visualizações

Sabemos que a indústria cosmética é o setor que mais cresce no Brasil. Segundo os dados do IBGE; 1,8% do PIB brasileiro corresponde a esse mercado. O País é o terceiro consumidor desses produtos, perdendo somente para Estados Unidos e China.

Recontam vários estudos, que os itens de beleza são usados desde a antiguidade, nos anos 3,500 AC, profissionais da área da arqueologia notavam sinais de utilização de maquiagem em múmias. Curioso não?

Para dar pigmentação aos produtos, na época era usado minerais como:

  • Chumbo
  • Carvão
  • Ferro

Ao longo dos tempos, com a modernização do mundo, as linhas de cosméticos passaram por transformações e consequentemente os produtos de hoje contém muita química, aumentando a chance de alergias e intoxicação.

Hoje falaremos em especial sobre o uso da amônia nos cosméticos, uma substância altamente tóxica e que não usada corretamente, pode levar a riscos e até mesmo a morte.

Mas antes de entramos no assunto, responda rapidamente essas perguntas:

  1. Você conhece quais são os produtos que levam amônia?
  2. Conhece alguém que foi lesado (a) pelo uso indevido dela?

Pois então, muitos produtos levam essa substância, e aqui nesse artigo deixaremos você leitor, ciente de quais são eles.

Na indústria em geral são usados em:

  • Fertilizantes
  • Produtos químicos
  • Fibras e plásticos
  • Produtos de limpeza

No setor de beleza:

  • Tintura de cabelo
  • Alisamentos para cabelo
  • Pó descolorante
  • Entre outros desse segmento

Riscos da amônia

A amônia é classificada como um produto químico altamente perigoso, que causa danos para a pele, olhos e se inalada, ataca as vias aéreas superiores chegando aos pulmões.

Por ter um cheiro bem característico, é incômodo quando se sente seu odor. Caso haja essa exposição dessa química, podem acontecer alguns sintomas, entre eles:

  • Tosse
  • Falta de ar,
  • Sensação de asfixia
  • E queimação das vias aéreas.

Ao sentir alguns desses sinais, saia o mais rápido possível do local em a amônia se encontre, use água corrente para lavar o rosto e boca.

Mas há intoxicação através do uso de cosméticos?

Sim e com muita frequência! Por isso, a todo custo, deve-se evitar produtos que contenham amônia na composição!

Afinal, e melhor prevenir do que remediar!

Mas então, para que serve realmente? Ela é necessária?

No caso das tintas para colorir os cabelos, a amônia serve como catalisador, que nada mais é que a aceleração da ação de outras substâncias que compõem a tinta para o alcance do resultado de coloração.

Também tem como função abrir pequenos espaços, chamado de poros do couro cabeludo, fazendo que a coloração da tintura chegue até a raiz dos pelos. Já para fins de alisamentos para cabelos cacheados, a sua função é de relaxar o fio, e muitas vezes o produto danifica a mecha e acaba quebrando-a. Por isso é tão comum ver mulheres com cabelos totalmente ressecados e maltratados, após fazer esses procedimentos.

A amônia é desnecessária! Hoje as lojas orgânicas do ramo da beleza já dispõem vários produtos que não contém essa substância tão maléfica para saúde.

Cuidados que se deve ter:
Quais os problemas de usar cosméticos com amônia ?

Leve em consideração:

  • Alisar e tingir os cabelos agridem muito os fios, também promove queda de cabelo!
  • Faça o uso de um bom creme de tratamento orgânico, com ingredientes especiais para fios danificados, ou seja, um produto mais suave.
  • Ao pentear os fios, tenha cuidado e calma, essa ação também prejudica os fios.
  • O uso de água quente não faz bem, opte pela água morna e se for verão use a fria, seus cabelos irão agradecer.

Opte por produtos naturais

Hoje no mercado, existem diversos produtos orgânicos, estes visam dar mais saúde, pensando no meio ambiente também. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o órgão que fiscaliza produtos desta espécie. Então na hora de suas compras, verifique sua procedência, para garantir segurança para seu corpo.

Outro tópico que distingue os cosméticos orgânicos dos outros que são vendidos por aí, é em relação à porcentagem de agentes químicos, como a amônia, derivados do petróleo e ingredientes geneticamente modificados, que são contidos no interior do produto.

Há diversas opções de produtos livre de ingredientes sintéticos, há garantias que ao começar a fazer uso deles, o indivíduo nem sentirá mais falta dos antigos. Pois esses itens cumprem exatamente sua função e mais, não agridem a saúde!

Relação dos benefícios do uso de produtos naturais, longe dos agentes sintéticos:

  1. A maioria possuem substâncias vindas da natureza, que nutre com saúde;
  2. Pode ficar tranquilo, pois produtos naturais não oferecem riscos de alergias e intoxicação;
  3. Há respeito com o meio ambiente, pois são produzidos em cima de legislação, não permitindo o uso indevido de matéria-prima;
  4. Produtos naturais lançam menos resíduos à natureza;
  5. E por último, você ficará com sua consciência tranquila, sem medo de prejudicar sua saúde, já que produtos livres de química oferecem melhor qualidade a sua pele e cabelos.

Gostou do artigo? Recomende a um amigo, pois com todas essas informações ficou claro que o uso da amônia em produtos de beleza, só traz malefícios, já que suas funções podem ser tranquilamente substituídas por outros e melhor ainda, por produtos naturais.

Descubra o que é melhor para você e passe a adotar um estilo de vida que tenha a missão de não te colocar em risco, afinal, corpo e mente sãos dependem de integração entre escolhas e medidas!

Por isso, escolha aquilo que não agride nem a você, nem a natureza, pois são esses produtos que farão com que tenhamos um mundo melhor, mais preservado e além disso, nos permitirá termos mais qualidade de vida!

Somos a favor da natureza e das boas escolhas!

Grande abraço!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free