Saúde   |   02/10/2019   |   47 visualizações

A amamentação é uma etapa muito importante para o desenvolvimento do bebê. O aleitamento materno previne uma série de doenças, aumenta a imunidade da criança e contribui para o seu crescimento saudável e longe de complicações.

Mas, nas primeiras semanas de amamentação, uma situação muito desconfortável pode ocorrer: a rachadura nos seios. Algo extremamente doloroso para as mamães e que pode fazer com que elas parem com esse cuidado tão especial para com seus filhos.

Como evitar então que as rachaduras nas mamas apareçam e causem tanta dor? O que fazer para manter seus seios sempre hidratados, lindos e prontos para a amamentação sem nenhuma dor ou desconforto?

Veja neste post algumas dicas para evitar e combater a rachadura nos seios durante e depois da amamentação. Acompanhe formas infalíveis para ficar longe das dores e complicações provocadas pelo ressecamento da pele das mamas. Confira!

Rachadura nos seios: Como combater esse problema?

Cuidado com a “pega do bebê”

Um dos principais causadores da rachadura nos seios durante a amamentação é o que os especialistas chamam de “pega do bebê”. Ou seja, a forma como o recém-nascido abocanha os seios da mãe para mamar.

Se esta pega estiver incorreta, as chances de rachaduras e sangramentos aumentam e muito. Por isso, ficar atenta a forma que seu filho está mamando é essencial para evitar dores e as complicações das rachaduras.

A forma correta de amamentação consiste: em encostar a barriga do bebê na da mãe e fazê-lo abocanhar toda a auréola do seio (aquela parte que circula os mamilos) e não apenas o bico do peito. Assim o movimento feito pelo bebê para mamar fica mais fácil, o leite sai de maneira mais simples e não há nenhuma agressão às mamas.

Use protetor de seios

Uma outra dica importante para evitar os seios rachados é utilizar o protetor de seios. Eles ajudam o bebê a pegar a mama corretamente durante a amamentação, já que se fixam em toda a auréola e não apenas no bico.

No caso de os seios já estiverem rachados eles também podem ser usados como forma de higiene, para evitar o contato direto das mamas doloridas e com sangue com a boca do bebê.

Entretanto, opte por utilizar os protetores de seios antes mesmo das rachaduras para evitar que elas apareçam. Contudo, só coloque os protetores na hora de amamentar e retire-os assim que a amamentação acabar.

Também é válido ressaltar que eles devem ser higienizados a cada mamada, a fim de evitar a proliferação de bactérias nos resíduos de leite que ficam no objeto.

Não esqueça do sutiã de amamentação

O sutiã de amamentação também é outro aliado e tanto para evitar a rachadura nos seios. Ele possui uma abertura frontal, o que facilita na hora de expor as mamas para o aleitamento do pequeno.

Além disso, como se abre totalmente na parte da frente, ele evita que as mamas fiquem prensadas no sutiã. Algo que poderia dificultar a passagem do leite e até causar lesões em seus seios.

Com o seio totalmente descoberto, tal com acontece com os sutiãs de amamentação, também é mais fácil que o bebê pegue a mama corretamente e que a mãe certifique-se que o processo está ocorrendo tal como deveria.

Rachadura nos seios: Como combater esse problema?

Não pare de amamentar

Indo para o lado das rachaduras já evidentes em sua mama, qual é a melhor saída? Devo continuar amamentando ou interrompo o aleitamento materno?

Por mais dolorido que seja, os especialistas recomendam que a amamentação continue por diversos motivos. O principal deles é porque o aleitamento é muito benéfico para o recém-nascido e traz diversas vantagens para a saúde dele.

No entanto, o leite materno também é um ótimo hidratante e cicatrizante natural. Ao ser aplicado sobre as mamas ajuda a prevenir o ressecamento da região e contribui com a cicatrização das feridas.

Portanto, a palavra de ordem é fazer um esforço extra para continuar amamentando mesmo com as rachaduras. E antes de começar a amamentação, aperte os seios para extrair um pouco de leite e espalhe-o por toda a extensão da mama para ajudar na cicatrização.

Escolha o tratamento correto

Ainda falando sobre as rachaduras nos seios já evidentes, é importante ficar atenta ao tratamento correto para tratar as feridas e combater o sangramento. Nem todas as sugestões populares devem ser seguidas, pois podem trazer riscos para a mãe e seu bebê.

Entre as contra indicações unânimes entre os especialistas, estão:

  • Álcool;
  • Bepantol;
  • Desinfetantes diversos;
  • Glicerina;
  • Indicações não médicas ou caseiras;
  • Mertiolate;
  • Pomadas não específicas;

É importante ressaltar também que qualquer tratamento para a rachadura nos seios deve ser consultado com um médico, que pode ser o pediatra ou o profissional responsável por acompanhar a gestação. Estes profissionais são os mais indicados para orientar sobre a “pega correta” do bebê, bem como os melhores tratamentos e prevenções contra a rachadura nos seios.

Outra informação importante é não cair nos dizeres populares que, infelizmente, nem sempre estão corretos. Substâncias como a vaselina, sugeridas para tratamentos caseiros, na verdade podem trazer riscos a saúde do bebê e piorar o quadro. Portanto, tenha total atenção e consulte sempre um médico.

Rachadura nos seios: Como combater esse problema?

Mantenha os seios hidratados

A rachadura nos seios é causada pelo ressecamento da região também, o que acaba contribuindo para o aparecimento das fissuras e sangramentos. Sendo assim, manter a região hidratada é essencial.

A hidratação com o Bálsamo Protetor de Mamas Natural e Orgânico evita o ressecamento dos seios, mantém a pele sedosa e pode ainda conter substâncias que exterminam bactérias e fungos. Pontos que acabam prevenindo as rachaduras dos seios e diminuindo as chances de isso aparecer.

Contudo, não é qualquer hidratante que pode ser utilizado nessa região, até porque os mamilos ficam em contato direto com a boca de seu filho. Logo, você deve buscar por hidratantes específicos, naturais e que não tragam nenhum risco a saúde do recém-nascido.

Um dos destaques é o Bálsamo protetor de mamas Souvie, que você encontra na Use Orgânico esse produto evita a rachadura dos seios e complicações maiores. Confira!

#useorganico #outubrorosa

Comentários

Bitnami