Saúde   |   18/08/2018   |   3.92 Mil visualizações

Seja na cidade ou no campo os insetos marcam presença e nos incomodam muito, não é mesmo? É ruim para dormir com os pernilongos no quarto, você fica cheia de marcas pelo corpo e, inclusive, alguns mosquitos podem transmitir doenças graves.

A única forma de se proteger dessa ameaça é usar repelentes potentes no seu dia a dia. O problema é que as opções convencionais possuem produtos químicos pesados e substâncias que detonam com a nossa saúde e com o meio ambiente.

É nessas horas que você precisa conhecer o repelente natural e como usá-lo a seu favor. E neste post apresentamos as principais plantas com essa funcionalidade e ainda reunimos dicas para usá-las em sua rotina. Veja!

Lavanda

A lavanda é uma planta que se forma em um pequeno arbusto. As espécies dessa planta são muito usadas na decoração e ornamentos internos, seja plantada em jardins ou através dos arranjos de flores secas.

O que talvez você ainda não saiba é que a lavanda é um excelente repelente natural de insetos. A melhor parte é que o cheiro doce também ajuda a perfumar o ambiente e combater o mau cheiro, enquanto mantêm os insetos longe de sua casa.

Citronela

A citronela é muito comum na fabricação de velas, cremes e loções de óleos extraídos do caule e das folhas das diversas espécies dessa planta. Desde 1948, no entanto, essa planta já é reconhecida como um excelente repelente natural nos EUA.

Essa substância é considerada um biopesticida, ou seja, capaz de aniquilar os insetos e mosquitos mas sem oferecer riscos ao meio ambiente e às pessoas. Em comparação com a planta anterior, essa já é um pouco mais conhecida como repelente pois alguns produtos dessa linha a levam na fórmula.

Hortelã

A hortelã tem um cheiro muito bom e pode ser usada na elaboração de chás para gripe e muitas outras doenças. Mas você sabia que essa planta também é um forte repelente natural para insetos?

Pois é, ao plantar algumas mudas em sua horta você fica livre das formigas e outros insetos que destroem a sua plantação. Uma excelente maneira de proteger suas verduras e temperos, sem precisar usar agrotóxicos.

Manjericão

Não é só na cozinha que o manjericão faz milagres, não. Essa planta, que costuma medir 60 centímetros de altura, também é ótima para a medicina natural. Você pode usá-la para fazer chás para problemas respiratórios e reumáticos, por exemplo.

Como repelente, o cheiro forte da planta, ajuda a manter os insetos e mosquitos bem longe da sua casa. Como possui um cheiro característico, a recomendação é misturar com outras plantas para disfarçar o cheiro ou não deixá-lo tão forte.

Crisântemo

A flor de ouro, como é conhecida em grego, possui mais de 100 espécies e vem sendo cultivada há mais de 2.000 anos. A flor característica dessa planta é muito bonita, o que a torna a preferida de alguns decoradores de ambientes internos.

Contudo, manter uma flor dessa em sua casa ou apê pode ajudar a controlar os insetos, pernilongos e moscas. Isso porque essa planta possui propriedades naturais que repelem os insetos, sem que você precise usar de produtos químicos.

Alecrim

Uma erva aromática que se forma em um arbusto de pouco mais de 1 metro de altura. Possui um aroma agradável e característico, o que lhe rendeu o apelido de “orvalho do mar” nas culturas antigas.

Pode ser usada na culinária, na medicina natural e também como repelente natural. É uma excelente aliada para manter mosquitos afastados de casa e proteger a sua horta de inúmeros insetos.

Como usar essas plantas como repelente natural?
Repelente natural: Conheça as plantas com essa função e aprenda como usá-las!

Agora que você viu as principais plantas que podem ser usadas como repelente natural, fica a dúvida: como usá-las no seu dia a dia para se ver livre dos insetos e mosquitos? Calma!

Existem muitas formas de incorporar esses ingredientes em sua rotina, independente se você mora na cidade grande ou no interior, em uma casa ou apartamento. Veja a seguir algumas formas de usar os repelentes naturais:

Cultive em seu quintal

A primeira forma é plantar essas espécies em seu quintal, na sua horta ou jardim. Caso você tenha um espaço dedicado a essa finalidade, pode incorporar essas plantas para ter ótimos biopesticidas em seu terreno.

Tenha um vaso dentro de casa

Se você não tem quintal ou mora em apartamento, pode levar essas plantas para dentro de casa através de vasos, por exemplo. Outra opção é criar pequenos canteiros no beiral das janelas, assim você aproveita melhor o espaço e leva mais natureza para dentro de casa.

Além disso, por ficarem na beira da janela, você também cria uma barreira invisível e impenetrável contra os insetos. Isso os impede de entrar na sua casa e pegar você e sua família desprevenidos.

Use óleos essenciais
Repelente natural: Conheça as plantas com essa função e aprenda como usá-las!

A maioria das plantas que citamos neste post, podem ser encontradas na versão de óleos essenciais, cremes de massagem e outros produtos cosméticos. Essa é uma notícia excelente, haja vista que você pode comprá-los em lojas de produtos naturais e usar sem moderação.

Os óleos essenciais, por exemplo, podem ser usados para perfumar o ambiente. É o caso do alecrim, por exemplo, que pode ser usado como perfumador de ambiente ou incenso. Além do cheiro agradável você mantém o local livre de insetos.

Repelentes naturais

Para quem não tem tempo de criar os seus próprios repelentes naturais, ou prefere ter opções prontas para uso na bolsa, existem os produtos específicos para essa finalidade. Mas, calma!

Não são aqueles repelentes comuns que vemos por aí, cheios de química e totalmente prejudiciais a nossa saúde e ao meio ambiente. Estou falando dos repelentes naturais, feitos com ingredientes naturais, orgânicos e sustentáveis.

A maioria desses produtos possui uma dessas plantas como base misturada com outros ingredientes que potencializam o resultado e melhoram o aroma. Portanto, conheça esses produtos e não tenha medo de adotá-los em sua rotina.

Quer se manter livre de insetos, protegida, mas sem agredir sua saúde e a natureza? Então conheça as opções de repelente natural na Use Orgânico e acabe de vez com esse problema.

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free