Beleza Bem Estar   |   16/08/2022   |   176 visualizações

A pele oleosa e acneica é uma grande conhecida de muitas pessoas em nosso país. É o tipo de pele predominante por aqui. Neste texto você vai conhecer uma rotina de cuidados fácil para peles acneicas.

O que é a acne?

A acne é uma dermatose (conjunto de doenças da pele, caracterizada por manifestações alérgicas persistentes, cujos sintomas de uma forma geral são a formação de bolhas, coceira, inflamações e descamação da pele) causada devido ao aumento da produção de secreção pela glândula sebácea e também em virtude da obstrução dos poros e da proliferação de bactérias de forma local. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a doença atinge 56,4% dos brasileiros de ambos os sexos, possui tendência hereditária e pode ser desenvolvida em qualquer idade, principalmente durante a puberdade por conta do aumento da produção de hormônios sexuais. 

Na região da face, é bastante comum surgir nas áreas da testa, do nariz, do queixo, nas têmporas e no contorno dos lábios. Já no corpo, as áreas mais atingidas são tórax, pescoço, peito, costas, ombros, braços e pernas.

O que causa a acne?

A acne pode acontecer por diversos fatores. O mais comum é a oleosidade causada por desequilíbrio hormonal, mas alguns hábitos como má alimentação, exposição solar desprotegida e dormir com maquiagem também favorecem a formação acneica. Além disso, efeitos colaterais de medicamentos e estresse podem influenciar o aparecimento da dermatose. 

Fatores genéticos podem contribuir para o surgimento e gravidade de casos de acne. Caso exista um histórico em família, há maiores chances de alguém desenvolver um quadro de pele acneica.

Rotina de cuidados fácil para peles acneicas

Rotina prática e eficaz para cuidar da pele acneica

Desenvolver e manter uma rotina de cuidados com a pele também é essencial, mas para que ela seja sustentável e realmente eficaz ao longo do tempo, ela não precisa ser composta por muitos passos. A ideia deste texto é compartilhar com vocês uma rotina, simples, minimalista, mas nem por isso menos eficiente.

Passo 1: limpeza

O primeiro passo é a limpeza. Para a pele acneica, é recomendado limpar duas vezes ao dia – ao acordar e antes de dormir. Desse modo, você retira as impurezas e o excesso de sebo.

Contudo, é importante não cair na tentação de lavar o rosto ao longo do dia, porque a limpeza em excesso pode causar um efeito contrário: sua pele resseca e perde a função de barreira protetora.

Sugestões de produtos disponíveis na Use Orgânico:

Sabonete de Argila Verde Natural para Pele Oleosa 60g – Cativa Naturezapossui ação adstringente, tonificante, estimulante, analgésica e cicatrizante. Proporciona uma melhor oxigenação dos tecidos da pele, melhorando a circulação e removendo as toxinas que vão obstruindo os poros.

Sabonete Facial Natural Suavizante 110ml – Multi Vegetal: fórmula criteriosamente selecionada para remover o excesso de oleosidade, suavizar peles com tendências a irritações e hidratar. É neutro e elaborado com extratos de camomila, calêndula e arnica que limpam e restauram o equilíbrio natural da pele do rosto.

Água Micelar Natural Immortelle 240ml – Arte dos Aromas: limpa, tonifica, hidrata, protege e remove a maquiagem e as impurezas na poluição do dia a dia. 

Passo 2: hidratação

É aqui que muitas  pessoas com pele oleosa erram: hidratação do rosto. Pode parecer lógico deixar de hidratar um rosto que naturalmente retém a água com mais facilidade, mas isso é um dos grandes mitos com relação aos cuidados com a pele acneica. 

A pele oleosa precisa de equilíbrio. Por isso, é importante encontrar um hidratante facial específico para sua rotina de cuidados com a pele oleosa.

Sugestões de produtos disponíveis na Use Orgânico:
Creme Hidratante Facial Orgânico Copaíba e Tea Tree 50g – Arte dos Aromas: composto por copaíba, cupuaçu, tea tree e vitamina E, ingredientes responsáveis por nutrir e melhorar a elasticidade da pele, recuperando a sua vitalidade.

Creme Hidratante Facial Natural para Pele Oleosa 50ml – Cativa Natureza: desenvolvido especialmente para auxiliar no combate da oleosidade, auxiliando no tratamento de acne. 

Passo 3: tratamento 

Depois de limpar e hidratar, chegou a hora de tratar a pele. Aqui, você pode dar preferência para os diferentes resultados que está buscando em sua pele. Você pode, inclusive, intercalar os produtos desta etapa.

Para utilizar na sua rotina de cuidados da manhã, um sérum de vitamina C pode ser a solução ideal contra a acne.

Sugestão de produtos disponíveis na Use Orgânico:

Sérum Facial Revitalizante com Ácido Hialurônico 50g – Herbia: tem como ingrediente principal o Ácido Hialurônico, que hidrata profundamente a pele e estimula a produção de colágeno e elastina, prevenindo e tratando linhas de expressão e sinais de idade.

Sérum Facial Antiox C10 com Vitamina C 10% 30ml – Arte dos Aromas: formulado com 10% de vitamina C pura, que é um poderoso antioxidante natural, eficaz no combate a manchas na pele e linhas de expressão resultantes do envelhecimento.

Sérum Facial Natural Skin Drops Hialu com Ácido Hialurônico e Niacinamida 30ml – Care Natural Beauty: não comededogênico, com o grandioso poder da Niacinamida que estimula a renovação celular, uniformiza a pele, previne o envelhecimento e controla a oleosidade. 

Passo 4: proteção solar

A exposição ao sol pode causar manchas na pele oleosa, além disso, a proteção solar serve para manter a pele do rosto sempre balanceada.

Sugestões de produtos disponíveis na Use Orgânico:

Protetor Solar Facial Mineral FPS35 60g – Souvie: tem rápida absorção, toque seco e não deixa resíduo branco (white cast).

Protetor Solar Facial FPS30 Pele Oleosa 50g – Herbia: testado dermatologicamente, não possui nano partículas (nano free) e é hipoalergênico, ou seja, minimiza a ocorrência de alergias.

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free