Beleza Saúde   |   17/03/2018   |   530 visualizações

A saúde dos olhos não é um assunto muito comum. Vivemos preocupados com o bem-estar do nosso corpo, nossas medidas, peso e por aí vai. Mas poucas pessoas dão a devida atenção aos olhos e a pele que fica em volta deles.

Pois saiba que essa é uma região importantíssima para sua aparência e saúde também. Se não for bem cuidada pode apresentar rugas, linhas de expressão e outras complicações muito sérias.

Para evitar que isso aconteça com você, fique alerta à saúde dos olhos e visite um oftalmologista com frequência. Além disso, veja abaixo mais detalhes sobre esta região específica do nosso rosto e como mantê-la radiante todos os dias. Confira!

Causas da pele seca em volta dos olhos

A região em volta dos olhos é muito sensível e, por isso, o ressecamento dessa área pode ter motivos diversos. Também é muito comum que apareçam sinais da idade na pele em volta dos olhos e sintomas de outras doenças.

Por outro lado, existem algumas causas comuns do problema que podem ajudar a esclarecer o quadro. Os mais comuns são:

·      Alimentação desequilibrada;

·      Falta de líquido no corpo;

·      Abuso de cosméticos;

·      Blephartis;

·      Exposição excessiva ao sol e queimaduras;

·      Estresse;

·      Alergias;

·      Insônia ou cansaço;

·      Uso de álcool ou drogas;

·      Entre outros.

Antes de partir para qualquer tratamento, é determinante conhecer a raiz do problema. Se necessário consulte um oftalmologista, um médico especializado na saúde dos olhos.

Por que manter essa região hidratada?

Depois de descobrir a causa do problema, a sua próxima pergunta pode ser: “Por que devo me preocupar com a pele em volta dos olhos?”.

Como já disse antes, essa região é muito sensível e formada por uma camada bem fina de pele. Logo, quaisquer sinais de ressecamento e linhas de expressão serão muito percebidos. Daí a importância de manter essa região sempre limpa e hidratada.

Além disso, o ressecamento das pálpebras pode ser proveniente de outras doenças graves. Por isso, é importante ficar de olho nos sinais e buscar auxílio de um especialista o quanto antes.

Os olhos também são muito importantes em nossa expressão. Qualquer problema grave pode deixá-lo com um ar entristecido, vermelhidão, ardência ou outros desconfortos graves. Pense nos seus olhos como um cartão de visitas, então cuide bem deles.

5 cuidados com a pele da área dos olhos para evitar o ressecamento

Saúde dos olhos: saiba a importância de manter a pele da área dos olhos sempre limpa e hidratada

Agora que você já sabe o que causa o ressecamento das pálpebras e prejudica a saúde dos olhos, vamos em frente. Veja a seguir algumas dicas para reverter esse quadro ou amenizar os sintomas, até que você possa receber ajuda médica.

1. Beba muita água

A desidratação de nosso corpo é uma das causadoras do ressecamento da pele em volta dos olhos. Se o seu corpo está precisando desesperadamente de água, provavelmente esse será um dos primeiros sinais.

Sendo assim, é importante ficar atento ao consumo de água de forma constante. Beba ao menos três litros de água por dia, assim você mantém a saúde dos olhos e de todo o seu corpo também.

Para evitar a desidratação, leve sempre uma garrafa de água com você para todo o canto. Ao fazer isso, você tende a ingerir mais líquido do que costume e traz benefícios incríveis para o seu bem-estar. Experimente!

2. Mantenha a região limpa e hidratada

Lave o seu rosto e as pálpebras pelo menos uma vez ao dia. E não faça isso apenas no banho, aliás, dê preferência por lavar o rosto em água gelada para prevenir o surgimento das rugas.

Manter a pele da área dos olhos limpa é um dos passos mais importantes para prevenir e combater o ressecamento. Logo, mantenha essa região sempre limpa e livre de qualquer produto tóxico.

Lembre-se que estamos expostos a produtos químicos diariamente, por isso, é importante dedicar uma atenção especial à limpeza de sua pele. Depois de limpa, complete o tratamento com um creme hidratante de sua preferência.

3. Durma bem
Saúde dos olhos: saiba a importância de manter a pele da área dos olhos sempre limpa e hidratada

A insônia ou noites mal dormidas trazem muitos sinais em nosso organismo, especialmente na região dos olhos. Olheiras, manchas e as rugas de cansaço são apenas alguns exemplos do que a falta de sono pode causar em você e sua aparência.

Por causa disso, desfrutar de boas noites de sono é determinante para manter a saúde dos olhos em dia. As horas de descanso ajudam a relaxar os músculos dessa região, prevenir rugas de expressão, olheiras e outros sinais.

Procure dormir oito horas por dia e, quando possível, tire pequenos cochilos durante o dia. Mas também não exagere nas horas de sono, ok? Dormir demais também pode trazer marcas na sua pele!

4. Use protetor solar

As queimaduras de sol também podem ressecar as pálpebras e fazer a pele descascar. Você provavelmente já conhece os riscos do câncer de pele, não é mesmo? Então, não há desculpas para não usar um protetor solar também na pele próxima aos olhos.

Durante a aplicação, tome cuidado para não exagerar muito e deixar cair o produto dentro de seu olho. Isso pode ser muito desconfortável e causar irritação no globo ocular.

Todavia, não saia de casa sem uma camada de protetor solar sobre a pele e pálpebras. Prevenir as queimaduras do sol e o câncer de pele também é uma ótima escolha para manter a saúde dos olhos intacta.

5. Cuidado com os cosméticos

O uso excessivo de cosméticos, especialmente os de procedência duvidosa, também causa problemas irreversíveis na sua pele. Só utilize maquiagens naturais de marcas conhecidas e certificadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Além disso, evite exagerar no uso de cosméticos e passar muito tempo maquiada. Dê alguns dias de folga para sua pele e fique completamente sem nenhum produto sobre ela. Essa ação contribui para manter a saúde dos olhos e toda a sua pele, além de valorizar a sua beleza natural.

E como anda a saúde de seus olhos? Você tem cuidado bem deles e de suas pálpebras? Deixe seus comentários e sugestões no campo abaixo!

#useorganico

 

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free