Beleza   |   25/03/2019   |   3.3 Mil visualizações

Cuidar da higiene dos cabelos é determinante para manter a saúde dos fios e a beleza das madeixas. Existem centenas de produtos no mercado para ter esse cuidado, mas nem todos são benéficos e práticos de se usar.

O shampoo sólido natural, no entanto, têm atraído os olhares de muitas mulheres e ganhado cada vez mais espaço no cuidado com os fios. Você já ouviu falar nele?

Veja neste post o que é o shampoo sólido natural, também conhecido como shampoo em barra, quais as suas vantagens e como usá-lo para manter seus cabelos lindos, saudáveis e sedosos.

Leia este conteúdo agora mesmo e incorpore esse produto natural em sua rotina de cuidados pessoais. Confira!

O que é shampoo sólido natural?

O shampoo sólido natural nada mais é que uma barra de xampu, como se fosse um sabonete daqueles que usamos para higienizar o corpo. A grande diferença é que ele é produzido com ingredientes naturais e orgânicos, livre de químicas e muito mais nutritivo para os fios.

Em um primeiro momento o produto pode causar espanto e muitas dúvidas, haja vista que sua aplicação é um pouco diferente dos shampoos convencionais. Mas pode ter certeza que ele possui muitas vantagens, como vamos ver a seguir.

Quais as vantagens do shampoo sólido?

A primeira grande vantagem é ser natural, sem dúvida. Deste modo, você mantém seus cabelos limpos, sedosos e livres de qualquer química que pode causar doenças ou danos aos fios.

A segunda vantagem é que os shampoos sólidos são vendidos em barra, tal como já vimos. Por causa disso, dispensam as embalagens plásticas tradicionais que encontramos nas versões líquidas desse produto. Isso quer dizer menos resíduo gerado na fabricação do produto e descarte, bem como menos nutrientes usados em todo esse processo.

Outra vantagem do shampoo sólido é sua alta durabilidade, que costuma ser bem maior que as versões tradicionais. O shampoo sólido rende mais e faz mais espuma em cada aplicação, o que ajuda a economizar na compra desse produto. Alguns desses produtos chegam a render até 40 lavagens, incrível não é?

Também precisamos destacar que esses shampoos são mais concentrados e possuem muitos nutrientes para os fios. Uma escolha que ajuda a manter a saúde de seus cabelos em dia, ao mesmo tempo que reduz o impacto no meio ambiente.

Como usá-lo para manter os fios limpos e saudáveis?

Shampoo sólido natural: Veja as vantagens e aprenda como usar!

Agora que você já viu o que é o shampoo sólido ou em barra e seus benefícios, chegou a hora de ver como usá-lo em seu dia a dia. Fique tranquila pois a aplicação desse produto é muito simples e você vai tirar de letra.

Porém, para deixar tudo ainda mais fácil veja o passo a passo básico para usar o shampoo sólido natural na higienização de seus cabelos:

Passo 1: Corte a barra em três partes iguais

A primeira coisa a fazer é dividir o shampoo em barra em três partes iguais. Isso vai ajudar a evitar o desperdício e fazer o produto durar mais tempo. Em seguida, pegue uma das partes e a utilize até o final, combinado?

Para evitar qualquer tipo de contaminação ou perda de nutrientes, recomendamos guardar a barra do xampu em uma saboneteira específica. Assim você protege a barra de impurezas e mantém o produto intacto por mais tempo.

Passo 2: Molhe abundantemente os fios

O segundo passo é molhar o couro cabeludo e os fios de cabelo de forma bem generosa. Como o shampoo está na versão sólida, em barra, quanto mais molhado estiverem os fios melhor será a aplicação do produto.

Comece a molhar o couro cabeludo, massageando-o bem devagar e gentilmente, depois espalhe a água para o comprimento dos fios também.

Passo 3: Aplique a barra no couro cabeludo

Depois que os cabelos estiverem bem molhados, comece a aplicar o shampoo sólido natural. Inicie a aplicação pelo couro cabeludo, esfregando a barra na parte da frente dessa superfície sem forçar muito. Depois esfregue a barra também na nuca, atrás das orelhas e em toda extensão do couro cabeludo.

É importante mencionar que nessa fase não se deve esfregar a barra nos fios em si, apenas na raiz e no couro cabeludo. Depois da aplicação, massageie o couro cabeludo para criar uma espuma bem generosa do produto.

Passo 4: Espalhe a espuma no comprimento dos fios

O próximo passo agora é espalhar essa espuma pelos fios, em todo o seu comprimento. Só a espuma já é suficiente para higienizá-los, então garanta que ela cobrirá toda a extensão dos fios.

Quando for espalhar a espuma, comece da parte de cima da cabeça em direção ao término dos fios. Não precisa esfregá-los excessivamente, apenas penteie-os para espalhar a espuma. Se forçar muito pode causar a quebra e o frizz em suas madeixas. Tome muito cuidado!

Passo 5: Enxágue com água corrente

Shampoo sólido natural: Veja as vantagens e aprenda como usar!

Comece agora a enxaguar os fios para remover todo resíduo do shampoo sólido natural. Remova a espuma do couro cabeludo primeiro e depois de todo o comprimento dos fios, seguindo a mesma ordem de aplicação do produto.

Procure não deixar nenhum resíduo do produto nas madeixas e nem no couro cabeludo. Portanto, recomenda-se fazer a lavagem em água corrente e abundante para tirar toda a espuma.

Passo 6: Finalize com um condicionador natural

Para finalizar, aplique um condicionador natural nos fios como complemento. Você pode escolher qualquer produto, mas dê preferência por produtos naturais e orgânicos.

Na secagem do cabelo, apenas encoste a toalha para tirar o excesso de água. Não force o pano sobre os fios para não causar a quebra e nem o frizz. Lembrando que a melhor forma de secar os fios é naturalmente, então procure fazer esse procedimento aos fins de semana ou quando tiver mais tempo disponível.

E aí, já usou o shampoo sólido natural alguma vez? Gostou da experiência? Compartilhe sua opinião abaixo e interaja com a gente. Aproveite também para conhecer as opções de shampoo em barra da Use Orgânico agora mesmo!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free