Bem Estar Saúde | 27/08/2018 | 2.65 Mil visualizações
Não existe um remédio milagroso que faça o usuário de cigarro largar o vício, mas com força de vontade e obstinação, associados ao uso da Aromaterapia, abandonar o cigarro pode ficar mais fácil. Para essa técnica podemos lançar mão de alguns óleos essenciais que, por suas propriedades ansiolíticas, antidepressivas, calmantes e inibidoras do apetite, podem contribuir no tratamento, suavizando os efeitos negativos da abstinência e o alto grau de ansiedade.
A Aromaterapia mostra que há ligações entre o olfato e os sentimentos. Ao inalar os aromas, os canais olfativos mandam a mensagem diretamente para a parte do sistema nervoso que é responsável pelas emoções. Depois disso, o cérebro reage às propriedades aromáticas, modificando o humor ou o estado de espírito de alguém. Sendo assim, é possível que uma pessoa triste ou desanimada fique fique feliz, ou que alguém agressivo sinta-se mais calmo e relaxado ao sentir o cheiro de óleos específicos para esse estado mental.
Nascido em 1944, na Alemanha, o Dr. Hozzel estuda há mais de 40 anos o poder de cura das plantas aromáticas, e diz:
“Estou convencido de que todos os fumantes de cigarro que estejam fortemente viciados podem livrar-se do seu vício através de um meio simples e criativo: usando vários óleos essenciais. Sempre que ele quiser pegar um cigarro, agarre um óleo e mantenha a inalação de sua fragrância durante 2 a 3 minutos… O vício é um tipo de desequilíbrio. É necessário introduzir um elemento que ajude a transformar, para além do nível de superfície. Fragrâncias TÊM isso. Os óleos essenciais, e especificamente a experiência olfativa com eles, muitas vezes concede exatamente a energia que precisamos para nos libertar de emoções e pensamentos negativos.”
Veja alguns dos óleos essenciais mais conhecidos para esse tipo de tratamento:
- Óleo de Lavanda
- Óleo de Manjerona
- Óleo de Gerânio Rosa
- Óleo de Cedro
- Óleo de Olíbano
- Óleo de Canela
- Óleo de Hortelã pimenta
- Óleo de Noz-moscada
- Óleo de Camomila romana
- Óleo de Ylang ylang (Cananga odorata)
- Óleo de Pimenta preta
- Óleo de Angélica
A lavanda e a manjerona, por serem óleos essenciais com propriedades relaxantes são empregadas para aliviar os efeitos da dependência da nicotina. Gerânio rosa, cedro e olíbano são óleos essenciais calmantes e equilibradores e aliviam os sentimentos de nervosismo. Já a canela, a hortelã pimenta e a noz-moscada por serem óleos essenciais tônicos e estimulantes auxiliam nos momentos de fissura (crise com vontade incontrolável de fumar). A Camomila romana e o Ylang ylang são óleos essenciais tranquilizadores, calmantes e vão agir sobre os sentimentos de agitação e ansiedade.
Compartilhe esse post com aquela pessoa que pode se beneficiar desses efeitos positivos da Aromaterapia.
#useorganico