Aromaterapia   |   08/02/2022   |   265 visualizações

A aromaterapia pode ser uma aliada muito importante para nosso bem-estar cotidiano. Hoje, vou compartilhar tudo o que você precisa saber sobre os óleos essenciais de lavanda e laranja doce.

São muitos óleos essenciais que podem ser utilizados, mas com certeza a lavanda e laranja doce são alguns dos mais versáteis, por isso é muito importante procurar saber tudo sobre eles.

TUDO o que você precisa saber sobre a de lavanda e laranja doce

Lavanda

A Lavanda é o óleo essencial mais utilizado no mundo, é realmente a queridinha da aromaterapia. Conhecida como o rescue dos óleos essenciais, possui um aroma doce, floral, herbáceo, com ligeiro tom amadeirado.

A lavanda é muito conhecida como o óleo do relaxamento, pois tranquiliza e acalma o corpo e a mente, uma vez que possui ação reguladora no sistema nervoso. Ela tem uma vibração pacífica e conciliadora e passa isso para os ambientes.  Acalma as tensões nos permite acessar novas percepções. Estabelece os canais de comunicação entre o consciente e o inconsciente, ajudando-nos a ganhar confiança no Eu. 

Pode ser benéfica para as emoções fortes como a frustração, a irritabilidade, a ansiedade e o pânico.

O linalol e o acetato de linalina são seus principais componentes químicos, mas nunca podemos esquecer da sinergia que se forma com a presença de outras centenas de moléculas. 

No campo físico, a lavanda é um excelente cicatrizante, antisséptico,  analgésico, anti-inflamatório, sedativo, tranquilizante, regenerador celular. Pode ser usada para tratar acne, picadas de insetos, queimaduras, dores de cabeça, insônia. Na pele tem ação regeneradora e antioxidante. E aqui eu estou compartilhando algumas propriedades do óleo essencial de lavanda, e não esgotando todo o seu espectro de atuação.

Uma confusão muito comum é não diferenciar a lavanda da alfazema! Em aromaterapia quando falamos sobre lavanda, estamos nos referindo à lavanda francesa, ou lavandula angustifolia. Já quando falamos em alfazema, normalmente estamos nos referindo ao lavandim ou lavanda brasileira, espécie que se adaptou ao nosso solo e clima e tem como nome científico lavandula dentata. Elas possuem propriedades terapêuticas diferentes, por isso é tão importante saber o nome científico da planta que queremos utilizar o óleo essencial 

Não é incrível quando a gente aprende tudo que precisamos saber sobre os óleos essenciais de lavanda e laranja doce? É muita informação que nem imaginamos.

Laranja Doce: tudo que você precisa saber

É um dos aromas mais amados e aconchegantes, afinal quem nunca tomou um suquinho de laranja ou comeu um bolo dessa fruta deliciosa? Ela faz parte da infância da maioria de nós, não é mesmo? Inalar este óleo essencial é ser transportada, na maioria das vezes, para um tempo muito gostoso.

A laranja doce é super generosa e possui muito óleo essencial, por isso ele é um dos que tem o valor mais acessível. Você pode fazer um teste: pegue uma laranja e aperte sua casca com a unha. Vai sair um “suquinho”, não é? Então, não é suquinho! É óleo essencial!!

Considerado óleo essencial das crianças,  seu aroma traz alegria ao ambiente, auxilia em casos de melancolia, inquietude, nervosismo e mentes cansadas. É um óleo essencial super solar. Eu sempre falo, que o óleo essencial de laranja doce é o sol em gotinhas.

Mas ao mesmo tempo em que é solar e alegre, também ajuda a acalmar a hiperatividade infantil de uma forma gentil e suave. Tem ação sedativa, ansiolítica e antisséptica. Pode ser um bom aliado para nos ajudar a lidar com medos, inseguranças e ideias fixas.

A laranja doce é muito boa para o sistema digestivo e excelente para regular o intestino (facilita a movimentação da musculatura lisa do estômago e do intestino). Dessa maneira também nos ajuda a digerir as situações pelas quais passamos no cotidiano. 

Ajuda na desintoxicação do organismo e na regeneração da pele. 

É importante saber que os óleos cítricos (como a laranja, bergamota, limão, litsea cubeba) possuem uma substância chamada furanocumarina, que ao ser utilizada na pele e se exposta ao Sol em seguida, pode causar manchas. Lembra das queimaduras de limão? Então! Por isso o melhor, caso você queira fazer uso tópico, é procurar por óleos essenciais que tenham a sigla LFC (livre de furanocumarinas) no rótulo.

E você? Gostou de saber tudo sobre a lavanda e laranja doce? 

Na Use Orgânico você encontra a maior e melhor seleção de óleos essenciais e outros produtos para aromaterapia. Acesse o site e confira.

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free