Saúde   |   24/07/2018   |   5.7 Mil visualizações

O óleo essencial de junípero é obtido através da destilação a vapor das agulhas , madeira e frutas em pó de junipero, com o nome científico de Juniperus communis .

É usado em vários setores, por exemplodar sabor a bebidas alcoólicas como o gin.

Junípero é um arbusto perene  muito comum na Europa. Tem um ótimo aroma mas é muito mais interessante os benefícios dele como óleo essencial.

Conheça agora quais são os usos e benefícios do junípero para a saúde em geral:

1. Antisséptico

Óleo essencial de junípero foi um antisséptico bem conhecido no passado. Soldados feridos foram tratadas com ele.

Foi usado até  em ferimentos sofridos por mãe e filho durante trabalhos de parto dificeis. Protege eficazmente as feridas de modo que não se torne infeccionadas ou contraiam tétano.

2. Combate Artrite

Junípero auxilia e melhora a circulação sanguínea . Também ajuda na remoção de toxinas como o ácido úrico do corpo.

Estas propriedades ajudam a combater doenças como reumatismo , artrite , gota e cálculos renais -todas relacionadas à circulação inadequada e acúmulo de toxinas no corpo.

Este óleo essencial também alivia o inchaço

3. Alivia cólicas

Junípero também é eficaz em quase todas as formas de cãibras , seja muscular, intestinal , respiratória ou qualquer outra área.

Ele relaxa cãibras musculares e ajuda a curar  cólica espasmódica também.

4. Age como  adstringente

Sendo um adstringente, junípero ajuda em dores de dente , interrompe a queda de cabelo , fortalece a estrutura das gengivase protege os dentes de caírem.

Também firma os músculos flácidos e dá uma sensação de firmeza , boa forma e juventude.

Esta propriedade também pode ser usada para tratar diarréia também. O benefício mais importante dessa propriedade está no fato de que, como adstringente, junípero causa a contração dos vasos sanguíneos e, assim, reduzir as chances de hemorragia .

5. Carminativo

Agentes carminativos ajudam na remoção de gases dos intestinos . Gás , quando preso nos intestinos e forçado para cima, é muito perigoso, e às vezes pode até ser fatal.

Quando o gás sobe, pode sufocar a pessoa, causar dor no peito , indigestão e mal – estar .
Também pode elevar a pressão arterial , ameaçar a saúde do  coração e causar dores de estômago agudas

Sobre isso, junípero ajudar muito. Remove gases efetivamente  através da passagem inferior e não permite a formação de gases adicionais.

6. Limpa o sangue

Junípero  atua como um desintoxicante ou purificador do sangue . Essa propriedade também é conhecida como depurativa – aquilo que purifica ‘.

Ajuda a remover as toxinas comuns, como ácido úrico, metais pesados , poluentes e certos compostos e hormônios produzidos pelo próprio corpo.

Limpa o sangue dessas toxinas comuns, assim como outras toxinas estranhas que entram no sangue acidentalmente.

7. Promove a micção

Junípero é diurético por  natureza , ou seja – promove a micção . Aumenta a frequência e o volume da micção.

Portanto, é muito benéfico para pessoas que sofrem de acúmulo de líquidos no corpo, ou inchaço devido à insuficiência renal menor ou crônica.

Alivia estes casos removendo a água em excesso do corpo através da urina . Também ajuda as pessoas a perder peso porque cada vez que se urina , algumas gorduras são perdidas do corpo.

Isso reduz a pressão arterial e remove sais e toxinas perigosas como o ácido úrico do corpo.

8. Promove o suor

Sudorífico é um agente que pode causar transpiração intensa, como é o caso do junípero.

Isso não é algo preocupante, pois a transpiração ocasional faz você se sentir mais leve e saudável e ajuda na remoção de toxinas, excesso de sal e água através do suor.

Isso limpa os poros e glândulas sebáceas, o que pode  prevenir acne e outras doenças de pele .

9. Atua como estimulante

Este efeito estimulante do junípero ajuda a superar fadiga , tontura e depressão . Aumenta a atividade do cérebro e neurônios, sistema digestivo , sistema excretor , sistema nervoso , secreções das glândulas endócrinas e exócrinas, que incluem secreção de leite , sebo, suor, lágrimas, urina e fluxo menstrual.

10. Trata problemas de estômago

O óleo essencial de junípero é  estômáquico, isto é, mantém o estômago em ordem e o mantém com saúde.

Também ajuda a curar distúrbios do estômago e úlceras e garante o fluxo adequado de bílis , sucos gástricos e ácidos no estômago para a digestão .

Às vezes, o revestimento interno do estômago é ferido devido à acidez prolongada e, finalmente, resulta na formação de úlceras. Junípero pode ajudá-lo a evitar esta situação, uma vez que mantém secreções de bile no estômago.

Precauções:

Não deve ser usado por gestantes ou pessoas com problemas graves nos rins

#useorganico

Comentários

Use Orgânico Yumi Hira

Adepta da vida saudável, pet e ecolover, tem sua própria horta, consumidora de cosméticos orgânicos desde 2011.

Aromaterapeuta especializada em psicossomática com cursos pelo Instituto By Sâmia e Aromaflora, Terapeuta floral, reikiana e formada em Constelação Familiar, além de buscadora espiritual.
Fundadora do blog Projeto Beleza saudável.

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free