Saúde   |   02/10/2017   |   18.41 Mil visualizações

O perfil vegano e o vegetariano são estilos de vida, que vêm ganhando cada vez mais espaço e seguidores. Mas você conhece as diferenças entre eles?

É isso que falaremos nesse artigo, vamos mostrar as diferenças, citar a filosofia de vida, falaremos também sobre saúde e benefícios.

Mas primeiro, responda rapidamente:

Você conhece alguém que segue o veganismo e/ou vegetarianismo?

Se respondeu que sim, você deve saber de pelo menos uma diferença entre eles não é mesmo?

Vamos conceituar o veganismo

 

Podemos chamar também como uma filosofia de vida, pois vai além de uma simples dieta, é uma forma de viver, onde é excluído qualquer tipo de utilização de produtos de origem animal. E quais seriam esses produtos? Segue a abaixo uma lista de produtos:

• Carnes de animais, como: boi, frango, porco, peixe e crustáceos;
• Produtos derivados de animais, como: leites, ovos e queijos;
• Na parte da vestimenta, nenhum material que seja feito de couro;
• Produtos que foram testados em animais também entram nessa lista, tais como: shampoo, maquiagem, óleos e etc.

Portanto, o vegano não participa de nenhuma forma no sofrimento animal. Muitos perguntam qual é a alimentação de um vegano, já que é uma dieta mais restrita. Mas existem centenas de alimentos que se classificam dentro do veganismo, entre eles: arroz, feijão, oleaginosas, grãos, frutas, verduras, legumes, uma infinidade.

E o vegetariano?
Vegano x vegetariano: você sabe a diferença?

Bom, eles também não fazem o consumo da carne de origem animal, porém existem 03 tipos de classificação de um vegetariano. Vamos a elas:

1. Ovolactovegetarianos: não consomem a carne animal, mas ainda comem ovos e os derivados do leite;
2. Lactovegetarianos: não há o consumo de ovos e nem das carnes;
3. Vegetarianos estritos: não comem carne, ovos e derivados, porém ainda fazem o uso de produtos e vestimenta que contenha origem e rastro animal, essa é a principal diferença entre eles.

Dados de saúde
Vegano x vegetariano: você sabe a diferença?

O ministério da saúde alerta que a população deve sim fazer uma redução do consumo de carne, ovos e derivados para promoção de um maior bem-estar e qualidade de vida.

Produtos de origem animal podem afetar a saúde, trazendo riscos sérios, como a obesidade, doenças do coração e patologias crônicas. Nos Estados Unidos, os vegetarianos e veganos tem 15% de menor risco de morte. Em relação a saúde do coração, uma pessoa adepta a essas dietas, tem 32% de chance de menor incidência com doenças cardíacas.

E sobre os benefícios? Veja alguns:

• O estilo de vida com o veganismo, protege contra o diabetes;
• Ajuda a manter o peso;
• Reduz chances de câncer;
• Estimula a ter uma maior longevidade;
• Não contribui para o sofrimento animal.

Por que se tornar vegetariano ou vegano?

O interesse com a saúde e questões de ética são umas das razões para muitas pessoas desejarem mudar o estilo de vida. Com certeza é uma opção mais saudável e que traz benefícios ao longo prazo.

Algumas religiões não permitem o consumo de alimentos de origem animal, outras pessoas já pensam no meio ambiente, os produtores de gado são os maiores poluidores das águas, além que para manter o gado, o consumo de pasto e água se torna altíssimo – o que é uma agressão ao planeta e a vida.

Veja aqui as 10 perguntas que todo vegetariano e vegano já ouviu ou ouvirá muito por conta do estilo de vida adotado:

1. Por que ser vegan/vegetariano?
2. O que veganos e vegetarianos comem?
3. Não consomem nenhum produto de origem animal só por pena?
4. Para que ser tão radical assim?
6. E as plantas, não sentem dor também?
7. Não têm medo de contrair anemia, ou falta de proteínas?
8. Você não come nem peixe?
9. Se pensam tanto nos animais, por que comem a comida deles?
10. É difícil ser vegano/vegetariano ?

Pessoas adeptas a essas dietas já estão acostumadas, mas para a maioria das pessoas, esse é ainda um mundo totalmente novo.

A maioria da população cresceu em ambientes onde para ser uma criança forte e saudável, sempre havia o estímulo de ter de comer carnes, embora já seja comprovado que outros alimentos podem substituir as vitaminas e proteínas da carne animal.

Se você está começando a se tornar um vegano ou vegetariano há pouco tempo, saiba que há diversos alimentos que podem ajudar nesse processo.

Então, de que forma poderia substituir os alimentos de maneira que não se perca nutrientes importantes? Há diversas formas, e citaremos algumas delas:

• O ovo pode ser substituído por chia, pois a chia hidratada vira uma forma de gel, servindo para dar liga em algumas receitas;
• A carne pode ser substituída pela soja, que tanto permite certa textura aos alimentos, como em quantidade de proteína, ela é muito benéfica à saúde quando preparada organicamente, ou seja, sem aditivos químicos.
• O leite de vaca pode ser trocado pelo leite de alguma oleaginosa ou cereal, como por exemplo, leite de aveia e castanha, e mais, fica supergostoso e com semelhança ao leite normal.

Falando em alimento, a pirâmide alimentar dos veganos e vegetarianos é baseado em produtos oferecidos pela natureza e é dividida em 06 grupos:

1- Grãos e tubérculos,
2- Legumes,
3- Verduras e vegetais,
4- Sementes,
5- Frutas
6- E alimentos que contenham vitamina B12 e minerais.

Mas como qualquer dieta, deve ser orientada por uma nutricionista, pois cada pessoa tem necessidade e cuidados diferentes. Não é aconselhável arriscar-se sozinho, peça ajuda, converse com especialistas da área para mudar sua alimentação.

Experimente comer uma variedade de cereais integrais, legumes e proteínas vegetais, como tofu e castanhas, para uma nutrição mais harmonizada com a natureza e equilibrada.

Enfim, faça trocas da proteína animal com alimentos saudáveis, pois isso te tornará mais saudável. Ser vegano vai além do alimento, e ser vegetariano também envolve amor e doação ao planeta.

O que achou do texto?

Conseguiu entender a real diferença do veganismo e do vegetarianismo? Existem sim, inúmeras vantagens de adotar esse tipo de dieta, que transcende o alimento e que se reverte em bem para nós, humanos e para a natureza.

É uma questão de escolha!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free