Sustentabilidade   |   31/10/2019   |   1.45 Mil visualizações

A Black Friday é uma tradição que teve origem na América do Norte e foi se disseminando por todo o mundo com o objetivo de estimular o consumo da população oferecendo descontos atrativos numa imensa variedade de produtos de todos os setores. No Brasil, iniciou oficialmente no ano de 2010, e desde então, anualmente tem uma data reservada no calendário para a Black Friday.

Evolução da Black Friday

Esse movimento vem trazendo muitas vezes um consumo impulsivo e desenfreado, que nos faz comprar algo que não precisamos ou que talvez nem quiséssemos tanto, mas que acabamos nos deixando levar pelas tais ‘’promoções imperdíveis’’ e outras mensagens persuasivas. Fato é que muitas pessoas organizam suas finanças e esperam ansiosamente pelo Black Friday, na esperança de conseguir comprar aquele produto desejado com um desconto gigante. Porém, acabam exagerando e levando sacolas e mais sacolas sem necessidade e sem pensar nas consequências daquela compra e seu impacto ambiental no planeta, por isso o Movimento Green Friday iniciou. Você sabe o que é Green Friday?

O que é Green Friday?

Mas então, você deve estar se perguntando, por que a Use Orgânico vai aderir a Black Friday? Você sabe o que é Green Friday? Decidimos aproveitar esse momento para aderir ao GreenFriday, movimento que nasceu em 2013 como oposição a Black Friday, para combater o consumo excessivo. Desde 2017 realizamos o Green Friday para difundir o nosso estilo de vida natural, livre de produtos químicos nocivos para nós e para o planeta, além de incentivar o consumo consciente e sustentável de produtos orgânicos e naturais, e fazendo as pessoas refletirem antes de comprar.

Mas como fazer a diferença e consumir de forma consciente? Primeiro se faça essas perguntas:

Eu realmente preciso disso? Qual a matéria prima desse produto ou qual sua composição? Esse produto e embalagem gera um impacto negativo à natureza? A embalagem pode ser reutilizada ou possui sistema de captação para posterior reciclagem? O que ele pode causar na natureza, nos animais e até mesmo em nossa saúde? Essa marca é transparente em seus processos produtivos? A empresa da qual estou comprando tem uma filosofia que eu apoio?

Todos esses questionamentos irão te ajudar a tomar decisões corretas para começar uma mudança de pensamentos e hábitos, e entender como nossas escolhas influenciam na nossa saúde e afetam o meio ambiente.

Não Compre por impulso na Black Friday!

Não caia nessa de comprar só porque o produto está com desconto! Primeiro avalie se você realmente precisa dele, se você vai fazer bom uso. Evite desperdício do seu dinheiro e o acúmulo desnecessário.

De onde vem esses produtos?

– Verifique as matérias-primas do produto, bem como sua composição. Aposte sempre em produtos orgânicos e naturais de fontes sustentáveis. Evite o máximo de embalagem, e se essa existir opte por materiais recicláveis. Sempre que possível opte por embalagens que possam ser reutilizadas ou que possuem um sistema de reciclagem e destinação correta por parte da marca.

Muita atenção na composição dos produtos!

– Ler e entender a composição do produto é muito importante, principalmente de cosméticos e produtos de higiene pessoal. Segundo a ONU, enormes quantidades de substâncias químicas presentes em cosméticos são liberadas constantemente no ambiente. Muitos desses ingredientes são sintéticos e se acumulam nos solos e mares, causando grandes prejuízos ao ecossistema e à saúde humana, por isso prefira produtos orgânicos que são biodegradáveis.

Prefira Produtos de Marcas Veganas Conscientes, Naturais

– Muitos produtos e cosméticos além de possuir em sua composição substâncias prejudiciais a natureza, aos animais e à nossa saúde, também possuem ingredientes de origem animal, colaborando com a exploração e crueldade dos animais. Por isso escolha produtos naturais e veganos.

– Observe como é o processo de produção da marca, como é feita a captação de recursos naturais, de que forma é feito seus descartes, e ainda como é o tratamento com seus funcionários. Assim, você poderá valorizar empresas que não só visam o lucro, mas se preocupam com a causa ambiental-animal e com a saúde e bem estar da população. No Brasil, existem marcas veganas, naturais e orgânicas muito responsáveis, tem uma lista delas aqui!

– Conheça bem a história e filosofia da empresa! Afinal, não adianta você controlar o seu consumo, evitar poluição direta, cuidar de sua saúde, mas acabar comprando em empresas sem responsabilidade social e ambiental. Sua atitude irá financiar e compactuar com essas corporações. Apoie marcas eco conscientes que você conhece e confia e que compartilham dos seus mesmos valores!

Green Friday e Estilo de vida Saudável!

Agora que você já sabe como consumir de forma consciente, na Black Friday coloque em prática tudo que aprendeu, e engaje mais pessoas a aderir esse estilo de vida saudável e ecológico!

Green Friday com muitas opções aqui na Use Orgânico!

Nós da Use Orgânico apoiamos marcas e produtores que respeitam a natureza e contribuam para o bem-estar. Com isso, não temos nada de produtos químicos prejudiciais, poluentes e crueldade animal. Também buscamos matérias primas de fontes responsáveis e apoiamos o direito dos animais. Usamos o máximo de embalagens biodegradáveis, produzidas com matérias-primas recicláveis.

Na Green Friday você vai conseguir comprar cosméticos naturais para o rosto e corpo, óleos essenciais, maquiagem vegana e natural, produtos para o seu pet, difusores e muito mais com descontos imperdíveis!

Agora que você já sabe o que é Green Friday, aproveite e torne sua Black Friday mais Green Friday na Use Orgânico.

www.useorganico.com.br

#useorganico

#penseverde

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free