Sustentabilidade   |   18/05/2018   |   2.58 Mil visualizações

Inseticidas são considerados vilões da agricultura e da alimentação mundial. Esses agrotóxicos degradam as plantas que usamos para comer, retiram nutrientes e trazem graves doenças para os nossos lares.

Mas para oferecer alimentos bonitos e saudáveis, é preciso proteger as plantações das pragas de alguma forma. E para isso o inseticida natural é uma ótima escolha!

Um produto 100% natural, sem nenhuma química e totalmente livre de agrotóxicos. Uma escolha que preserva os nossos alimentos, a nossa saúde e o meio ambiente também.

Mas você sabe o que é realmente um inseticida natural, para que serve e como criar um? Veja neste post tudo o que você precisa saber sobre esse produto e como adotá-lo para cuidar de sua horta!

O que é inseticida natural?

A palavra inseticida significa uma substância usada para matar insetos como aranhas, baratas, larvas e entre outros. O inseticida natural é exatamente isso, porém ele não usa produtos químicos em sua formulação.

Um das maiores bases desse produto é justamente a água. Mas ele é produzido também com outros ingredientes naturais como alho, coentro, hortelã, tabaco, pimenta e muito outros.

Nos inseticidas comuns existem substâncias que acabam fazendo mal às pessoas e comprometendo a qualidade das plantas também. O que é realmente muito prejudicial e pode causar uma série de doenças.

Visando minimizar esses efeitos, surgiram os inseticidas naturais. Opções desses produtos feitos com produtos naturais, que não agridem o meio ambiente e muito menos as pessoas.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, esses produtos não são novos. Desde o início do plantio e da agricultura já eram utilizados inseticidas naturais para combater pragas em plantações, mas eles não tinham esse nome nesse período.

Com o passar do tempo, no entanto, a incidência das pragas aumentou e o número de plantações também. Daí surgiu as opções tóxicas e industrializadas para facilitar o processo, mas a um custo muito alto: a saúde e o bem-estar das plantas e das pessoas.

Para que é usado?
Você sabe o que é inseticida natural, para que serve e como fazer?

O inseticida natural é usado para proteger plantações e combater pragas que atingem esses campos ou até mesmo hortas domésticas. Na agricultura eles ainda não são muito comuns, mas já há agricultores e empresas que usam esses produtos para combater as pragas.

Os produtos livres de agrotóxicos e inseticidas químicos são chamados de orgânicos. Nos últimos anos, essa opção mais saudável e consciente, tem despertado a atenção da população e se popularizado nas feiras e supermercados.

O inseticida natural pode ser usado para controlar ou combater as seguintes pragas:

  • Larvas e borboletas;
  • Formigas;
  • Pulgões;
  • Cochonilas;
  • Pulgas a carrapatos;
  • Lagartas;
  • Moscas e mosquitos;
  • Entre outras.

Você pode encontrar esses produtos em comércios especializados em plantação e centros comunitários de agricultura. Procure conversar também com um especialista para ver qual o melhor produto indicado para combater a praga que tem afetado a sua horta ou plantação.

Dependendo da praga o princípio ativo do produto precisa ser diferente. Um profissional de agricultura será o mais indicado para tirar suas dúvidas e sugerir medidas para evitar ou combater as pragas.

Receitas caseiras de inseticidas naturais
Você sabe o que é inseticida natural, para que serve e como fazer?

Agora que você sabe o que é um inseticida natural e para que serve, provavelmente está louco para aprender a criar um, não é mesmo?

Afinal de contas, ninguém merece ter a sua plantação invadida por pragas e perder todo o trabalho. Fique tranquilo!

Veja abaixo três receitas caseiras e muito simples para criar inseticidas naturais e proteger a sua horta. Confira!

1. Pimenta + Alho + Álcool + Sabão de coco

Ingredientes:

  • 1 litro de álcool;
  • 50 gramas de pimenta dedo de moça;
  • 1 cabeça de alho;
  • 50 gramas de sabão de coco em barra.

Como fazer:

Divida o álcool em dois recipientes, colocando meio litro em cada vasilha. Em um dos recipientes coloque a pimenta picada e na outra adicione o alho também picado. Reserve a mistura!

Em outro recipiente adicione água quente e dissolva a barra de sabão de coco, até que o sabão esteja totalmente incorporado à mistura. Deixe a água com sabão e o álcool com os demais ingredientes descansarem por 15 dias, ainda separados.

Após esse período misture duas colheres de sopa de cada líquido em um borrifador e complete com meio litro de água limpa. Agite bem e seu inseticida natural está pronto!

Aplique o produto uma vez por semana nas plantas até eliminar completamente as pragas. O produto também pode ser usado para prevenção, no caso também pode ser aplicado de maneira semanal.

2. Cebola + Alho + Pimenta

Ingredientes:

  • 1 cebola;
  • 1 cabeça de alho;
  • 1 pimenta malagueta ou do reino.

Como fazer:

Bata a cebola no liquidificar com um pouco de água, apenas o suficiente para diluir a cebola e dar liga. O resultado será um creme bem pastoso. Peneire esse creme até que fique apenas um líquido da mistura.

Em seguida, misture o alho e a pimenta triturados. Deixe descansar por sete dias e, na sequência, misture com água em um borrifador. A cada uma medida dessa pasta, complete com dez de água.

Por fim, basta agitar e aplicar nas plantas uma vez por semana para prevenção ou combate as pragas.

3. Alho + água

Ingredientes:

  • 10 dentes de alho;
  • 2 litros de água.

Como fazer:

Amasse os dentes de alho e misture com a água em um recipiente, pode ser uma garrafa com tampa. Misture bem até que as duas substâncias estejam bem diluídas uma na outra e reserve por alguns dias.

Adicione esse líquido a mais água pura, considerando a medida de 1/10 (a cada uma medida do líquido de alho, dez devem ser de água). Coloque dento de um borrifador e pulverize abundantemente sobre as plantas para acabar com as pragas de vez.

Além de ótimo inseticida natural, o alho também atua como bactericida e por isso tem ótimo resultado para proteger suas plantas.

E aí, gostou dessas receitas de inseticida natural? Já usou alguma delas em sua horta ou tem outras sugestões? Deixe o seu comentário abaixo agora mesmo e compartilhe este post em suas redes sociais!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free