Saúde   |   06/04/2018   |   212 visualizações

Comer é bom, nos mantêm vivos, traz alegria, reúne os familiares e por aí vai. Mas se sua dieta não for equilibrada também pode trazer sérios danos a sua saúde e bem-estar, físico e mental.

O problema é que estamos tão desligados de nosso dia que nos esquecemos disso na maioria das vezes. E quando você percebe já ganhou uns quilos a mais na balança, desenvolveu colesterol ou está bem acima do peso.

A melhor forma de evitar isso é estar consciente de sua alimentação e das escolhas que você faz todos os dias. E mais do que isso, é selecionar os alimentos corretos para fazer parte de sua dieta e cuidar de si, acima de tudo.

Esse é o ponto de partida do mindful eating, um método que pretende deixá-lo presente nas refeições e melhorar sua relação com a comida. Veja neste post o que é isso, como funciona e algumas dicas para implantá-lo em sua rotina alimentar, hoje mesmo!

O que é mindful eating?

Significa comer consciente, ou seja, estar presente física e mentalmente em todas as suas refeições e viver o momento de forma completa. É sentir as diferentes texturas, sabores, cheiros e cores dos alimentos.

Essa é uma técnica baseada nos primórdios da meditação, a mindfulness. Em linhas gerais esse método pretende deixá-lo presente em tudo o que fizer, na alimentação isso não é diferente.

Vivemos em um mundo extremamente agitado e cheio de compromissos. As pessoas trabalham oito, dez ou até 12 horas por dia. Durante esse período é quase impossível fazer pausas para uma alimentação saudável e prazerosa.

Quantas vezes você não se lembrou do que comeu no almoço? Essa é uma expressão muito comum hoje em dia: “não lembro nem o que comi no almoço” e faz todo o sentido.

Fazemos tantas coisas ao mesmo tempo, que deixamos de prestar a atenção nos momentos mais singelos e significantes do nosso dia como saborear um delicioso prato no almoço. A maioria das pessoas se quer se senta a mesa com a família para fazer as refeições.

Os almoços ocorrem na rua, em barracas de lanches que mais parecem bombas calóricas. Quando isso não acontece, nos vemos em frente à TV ou ao Celular. Comemos sem saber o que estamos ingerindo e sem prestar a mínima atenção em nosso prato.

Você nem percebe, mas em cinco minutos de almoço já ingeriu mais calorias do que deveria comer em uma semana, em um mês e por aí vai.

Algo com certeza está muito errado conosco e precisa ser mudado!

É justamente essa mudança que o mindful eating pretende alcançar. A técnica deseja transformar as refeições em uma experiência única e cheia de sabores. Algo que você se lembre por mais tempo, além de alguns segundos após comer.

Com isso, seus hábitos alimentares são regulados e a sua saúde permanece em dia. Que tal experimentar esse novo estilo de vida?

Como funciona?
Você sabe o que é Mindful Eating?

Com certeza você ficou muito curioso com o método mindful eating e não é à toa. Essa técnica, que surgiu na meditação, promete trazer muitos benefícios para o nosso dia a dia. Além disso, ataca uma deficiência comum nos dias do hoje: o comer de forma consciente e saudável.

“Mas como funciona o mindfulness na alimentação?”, você deve estar se perguntado.

O conceito pode parecer complexo e irreal, mas a aplicação é bem simples de ser feita em seu dia a dia.

Basta dedicar em torno de 20 minutos para cada refeição, sentar-se confortavelmente e comer bem devagar. Saborear cada alimento no prato como se fosse único e trazer à mente toda a história envolvida com a preparação daquela comida.

Esteja consciente da quantidade de alimento que colocou em seu prato, das sensações que a comida gera em você e do quanto está satisfeito.

Com essa introspecção na hora da refeição você consegue perceber quando está satisfeito e pode parar de comer. Tem consciência de tudo o que comeu no almoço, no jantar e em todas as refeições.

Sabe exatamente porque comeu, quando e como se alimentou durante o dia. Estar presente é o primeiro passo para diagnosticar hábitos ruins e melhorá-los. Com o mindful eating você tem isso em suas mãos, experimente!

Dicas para adotar esse hábito saudável
Você sabe o que é Mindful Eating?

Agora que você já sabe o que é, e como funciona o mindful eating é hora de colocar a mão na massa. Veja algumas dicas para adotar esse hábito nas suas refeições e criar um vínculo saudável com a comida, a partir de hoje.

  • Antes de comer pergunte-se: “eu estou realmente com fome?”;
  • Perceba a quantidade de comida que coloca no prato, você realmente precisa de tudo isso?
  • Os alimentos disponíveis são saudáveis, agradam o paladar e a sua saúde e bem-estar?
  • Quanto essas comidas vão impactá-lo após comer?
  • Você relaciona a comida com algum escape emocional (como estresse, ansiedade, culpa, etc.)?
  • Se sim, como eliminar esse gatilho?
  • Que sentimentos você está sentindo agora?
  • Quais emoções aparecem depois das refeições?
  • Faça as suas refeições em um lugar calmo e sem barulho;
  • Sente-se confortavelmente na cadeira, com a coluna ereta e evite contrair o estômago;
  • Fique longe da TV e outros equipamentos que possam distraí-lo;
  • Procure não conversar enquanto come;
  • Como vagarosamente, saboreando a comida em todas as suas texturas, cores e sabores;
  • Dê tempo ao cérebro para perceber quando está cheio;
  • Observe a história que cada alimento conta para você: os sabores equilibrados, as diferentes texturas, o plantio e a preparação desse alimento, etc.

Essas são apenas algumas dicas para adotar o mindful eating em seu dia a dia e investir em uma alimentação mais saudável. Mas ao aplicá-las, você já terá muitos resultados em sua alimentação, com toda a certeza.

Tenha em mente que criamos vínculos emocionais com a comida desde cedo. Quem não se lembra do bolo de fubá de sua avó? Ou de um prato típico de almoço de domingo da família?

Contudo, essas emoções podem ser boas ou ruins. Elas podem contribuir para uma alimentação saudável e consciente, ou se tornarem gatilhos de compulsões e sérios problemas de saúde. No fim das contas, é você quem decide.

Portanto, adote o mindful eating e comece a criar vínculos melhores com os alimentos e cuidar de sua dieta. O seu corpo e a sua mente agradecem!

Você já aplicou o método em sua rotina alimentar? Qual a sua experiência? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free