Sustentabilidade   |   16/06/2018   |   33 visualizações

Cada vez mais as empresas estão se conscientizando de seu papel ambiental e dos impactos que elas causam na natureza. Com a indústria da moda não poderia ser diferente e, por causa disso, surgiu o movimento chamado moda sustentável.

As grifes de moda, estilistas e passarelas do mundo todo também querem oferecer produtos ambientalmente responsáveis e que agradam o público amante da natureza. Com certeza, os simpatizantes de produtos ecofriendly ficam felizes com essa novidade e o meio ambiente ainda mais, não é?

Afinal de contas, preservar os recursos naturais, diminuir a exploração animal e reduzir os resíduos é um dever de todos: das empresas, dos profissionais e seu também, o consumidor!

Mas você sabe exatamente o que quer dizer moda sustentável, como ela funciona e os benefícios de embarcar nessa onda? Veja isso e muito mais neste post completo sobre essa nova onda ecológica e descubra definitivamente como fazer parte. Confira!

O que é a moda sustentável?

Moda sustentável, ou ecofashion, é a produção de tendências e roupas de acordo com os princípios de sustentabilidade ambientais. O movimento, que vem ganhando cada vez mais força, visa promover o comércio desses produtos sem agredir ao meio ambiente, animais e até mesmo os seres humanos.

Para se encaixar nesse conceito, a roupa deve ser produzida com materiais recicláveis, naturais ou orgânicos. E, vale destacar, nesse cenário a criatividade do estilista precisa ser ainda maior, já que matérias-primas convencionais devem ser substituídas.

A exemplo das peças de moda sustentável estão:

  • Roupas de algodão orgânico, produzido sem a incidência de pesticidas e agrotóxicos;
  • Peças de tecido pet, uma espécie de pano, criadas a partir de garrafas pet recicladas;
  • Solas de sapato de pneus de carro usados.

Além disso, a moda ecológica precisa adequar todos os seus processos produtivos, incluindo: a redução de resíduos, melhor aproveitamento da matéria-prima, combate ao trabalho escravo ou infantil e assim por diante.

Como podemos ver, a moda natural está com tudo nas passarelas e ainda mais no estilo de vida de quem ama a natureza e deseja preservá-la.

Mas por que você deve adotar esse novo conceito em seu guarda-roupa? Veja alguns bons motivos a seguir!

Benefícios do ecofashion
Você sabe o que é moda sustentável e por que adotá-la?

Ainda não entendeu por que a ecofashion está com tudo e merece a sua atenção? Não se preocupe!

Separamos uma lista com os principais benefícios da moda sustentável e os reais motivos para colocá-la em prática o quanto antes.

Após ler esse conteúdo completamente não vai restar mais dúvida da necessidade de renovar o seu guarda-roupa, mas, acima de tudo, a sua forma de pensar também. Confira!

Reduz o impacto na natureza

O primeiro ponto positivo da moda natural, ou sustentável, é reduzir os impactos na natureza. Os materiais usados na produção são de origem conhecida e natural, reduzindo o impacto da extração de matérias-primas do meio ambiente.

Além disso, a maioria dos itens pode ser reaproveitada ou reciclada, o que elimina a necessidade de extrair novos materiais da natureza. Sem falar que as peças também estimulam o conserto e o ajuste das roupas, o que também diminui a quantidade de itens produzida.

Todas essas particularidades a tornam uma ótima pedida para preservar a natureza e todos os seres vivos que dependem dela, inclusive os seres humanos.

Valoriza os negócios locais

Outro benefício da moda natural é estimular a produção e o trabalho local, feitos em território nacional e até aí, na sua cidade ou estado.

Essa cadeia produtiva ajuda a movimentar a economia interna, gerar empregos, ajudar a família que vive de agricultura e muito mais. Pontos que acabam beneficiando não só os consumidores, como todos os envolvidos na produção dessas peças e também a economia local.

Não há nada de errado em consumir produtos importados, mas valorizar os bens de nossa terra é ainda melhor, não é mesmo? Então, não deixe de dar a sua contribuição para os milhares de pequenos empreendedores brasileiros e suas famílias.

Estimula o consumo consciente
Você sabe o que é moda sustentável e por que adotá-la?

Você conhece a diferença entre consumismo e consumo? As palavras até podem ser bem parecidas, mas o significado de cada uma delas é completamente diferente.

Consumo é toda compra ou aquisição que você faz para suprir uma necessidade, ou seja, algo que é realmente essencial para você. Podemos exemplificar esse caso com a compra de roupas para usar no dia a dia, ou a aquisição de comida para se alimentar diariamente.

Consumismo também se baseia na compra e venda de mercadorias. Mas, desta vez, você adquire os produtos por puro prazer, ou para acompanhar uma tendência de moda. É o que acontece muito na indústria de roupas e acessórios.

A cada ano uma nova coleção é lançada e “especialistas” ditam o que permanece na moda e o que deve ser abandonado. Como resultado, milhares de homens e mulheres adquirem muitas roupas apenas para acompanhar a tendência.

Esse consumo desenfreado gera ônus para o meio ambiente, para as pessoas e para todos os envolvidos nesse processo cruel e danoso. No caso da moda sustentável isso não se aplica, já que as peças produzidas servem para consumo e não consumismo.

Está de acordo com o veganismo e a cultura orgânica

Você é adepto do veganismo ou da cultura orgânica? Então vai adorar ainda mais a moda sustentável.

A maioria das fabricantes desse mercado já investe em produtos ecofriendly, que além de trazer todas essas vantagens que vimos até agora, não testam produtos em animais e não utilizam nenhuma matéria proveniente dos bichinhos.

Como um bom orgânico, você com certeza quer garantir que não está contribuindo de nenhuma forma com os maus tratos e a matança dos animais, não é? E a ecofashion é uma excelente oportunidade para isso!

Sendo assim, pesquise por fornecedores nessa área e adote os produtos sustentáveis também em seu guarda-roupa. A sua saúde e sua consciência só terão a agradecer por essa escolha, experimente!

Você já conhecia a moda sustentável? Já é uma adepta desse movimento? Compartilhe sua opinião abaixo e interaja com outras leitoras do Use Orgânico!

#useorganico

Comentários

Bitnami