Inspiração Uncategorized   |   02/03/2022   |   491 visualizações

O que você vai ler aqui:

  • História por trás do Dia das Mulheres
  • Ações da Use Orgânico juntamente com a Yuper sobre dignidade menstrual
A história por trás do Dia das Mulheres

Acabou o carnaval e estamos a menos de uma semana para o Dia das Mulheres,  e claro que a gente ama ganhar presentes e felicitações, mas é muito mais do que isso.

Você conhece a história por trás desta data?

Ela é celebrada oficialmente desde 1975, mas sua origem remonta do início do século 20, quando diversos protestos de mulheres ecoaram pelos Estados Unidos e Europa reivindicando melhores condições de trabalho e igualdade de direitos. As mulheres começaram uma campanha dentro do movimento socialista para exigir seus direitos — as condições de trabalho delas eram ainda piores que as dos homens à época.

A origem da data escolhida para celebrar as mulheres tem algumas explicações históricas. No Brasil, é muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de março de 1911 na Triangle Shirtwaist Company, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (na maioria, judeus), que trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial.

No entanto, há registros anteriores a esse episódio que trazem referências à reivindicação de mulheres para que houvesse um momento dedicado às suas causas dentro do movimento de trabalhadores.

“O 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países”, explica a professora Maria Célia Orlato Selem, mestre em Estudos Feministas pela Universidade de Brasília e doutoranda em História Cultural pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Neste ano, a Use Orgânico uniu forças com a Yuper para fomentar conversas sobre a dignidade menstrual, um tema ainda pouco discutido, mas muito importante para a saúde e bem-estar de meninas e mulheres.

Além dos conteúdos e ações promocionais no nosso site, faremos uma live no dia 15/03 às 19h para discutir sobre menstruação sustentável, uma das facetas da dignidade menstrual.

Você vem com a gente?

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free