Óleos essenciais e COVID-19

Os óleos essenciais podem auxiliar tanto na saúde mental como estimular nosso sistema imunológico.

Já estamos há algum tempo convivendo com a pandemia do novo coronavírus e ainda há uma caminhada até todos estarem vacinados e a vida voltar minimamente ao “normal”.

O isolamento social tem deixado marcas em nossa saúde mental, uma vez que fomos privados do convívio com familiares e amigos, uma esfera muito importante para nosso bem estar. Além disso, há o medo de ficarmos doentes ou de que pessoas próximas a nós sejam infectadas.

Embora não haja evidências científicas  de que a aromaterapia previna a infecção pelo novo coronavírus, nem que atue na cura da doença, nesse momento tão atípico, os óleos essenciais podem ser suportes importantes para manter nosso equilíbrio físico e mental.

Por serem compostos por centenas de moléculas químicas, os óleos essenciais quando inalados estimulam as células olfatórias a emitirem sinalização eletroquímica até as estruturas límbicas, que modulam nossos sentimentos e emoções. Com as emoções de ansiedade, insegurança e medo moduladas, os níveis dos hormônios do stress diminuem, e nosso sistema imunológico pode produzir respostas imunes mais efetivas. 

Nesse sentido, podemos utilizar óleos essenciais no difusor de ambientes para auxiliar no equilíbrio das nossas emoções. Os óleos de laranja doce, lavanda, cedro atlas, bergamota e litsea cubeba são indicados para essa finalidade.

A aromaterapia também pode auxiliar no fortalecimento dos nossos sistema imunológico e respiratório. Tea tree, eucalipto glóbulus, hortelã pimenta, limão siciliano, tomilho e ravensara são excelentes opções. A forma de uso mais indicada também é através do difusor de ambientes.

Os óleos essenciais atuam como um suporte a mais neste contexto. As medidas de isolamento social e o uso de máscaras ainda são as melhores opções para a prevenção da infecção pelo novo coronavírus.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outras pessoas que se interessam pelos óleos essenciais e pela aromaterapia como uma forma de bem-estar e cuidado!

Comentários

Ane Rocha: Aromaterapeuta e antropóloga. Apaixonada pela relação entre as pessoas e o mundo vegetal. Escreve sobre esses assuntos para Use Orgânico e na sua página pessoal @notasdeumabusca
Posts Relacionados

This website uses cookies.