Aromaterapia Saúde   |   02/08/2022   |   25 visualizações

Com o ritmo das interações sociais voltando a ficar intenso, com a retomada das atividades presenciais e o avanço da vacinação, algumas consequências do período de isolamento social na nossa saúde mental começam a aparecer. Você já ouviu falar em fobia social? E já pensou como a aromaterapia e a fobia social se associam? Como o uso de óleos essenciais pode nos auxiliar no seu tratamento?

Para algumas pessoas, retomar o contato com situações que envolvem muitas pessoas pode ser bastante desafiador. É claro que, depois do que passamos coletivamente, um certo nível de ansiedade diante dessas situações é natural. Entretanto, é preciso estar atenta para perceber quando essa ansiedade torna-se exacerbada.

Se o medo e desconforto nas interações sociais causam prejuízo ao dia a dia da pessoa, podemos estar diante de um diagnóstico de ansiedade (ou fobia) social. Um bom parâmetro para avaliar se este é o caso, é comparar o comportamento da pessoa antes e depois do período de isolamento social mais restrito. Se no passado a pessoa era mais extrovertida, gostava de sair e agora tem muita dificuldade em situações de interações sociais, pode ser um bom indício para a procura de ajuda médica.

Aromaterapia e fobia social

Afinal, o que é fobia social?

É um transtorno de ansiedade no qual as interações sociais cotidianas causam medo “irracional”, constrangimento, desconforto, entre outros. Os sintomas se relacionam a um medo excessivo de situações em que a pessoa possa se sentir julgada, constrangida, humilhada ou ainda com receio de estar ofendendo alguém.

Fisicamente, a ansiedade social pode desencadear um aumento da frequência cardíaca, sentimentos de pânico e falta de ar.

Como os óleos essenciais podem ajudar?

A aromaterapia, através dos aromas dos óleos essenciais, atua diretamente nas emoções e pode ser um excelente auxílio no tratamento dos sintomas da fobia social. Vale destacar que a aromaterapia é uma terapia complementar que não substitui o tratamento médico. É importante procurar a ajuda de um especialista.

Aqui compartilhamos alguns óleos essenciais que podem ser utilizados no difusor de ambiente, no colar difusor pessoal em em sinergias com óleos vegetais (aprenda a diluir corretamente os óleos essenciais aqui).

Lavanda: considerada o “rescue” da aromaterapia. Graças ao linalol possui efeito calmante e sedativo.

Laranja Doce: traz conforto e sensação de acolhimento. Afinal, quem não tem uma boa lembrança com seu aroma? Também ajuda no resgate da alegria.

Olíbano: óleo essencial da conexão interior. Facilita a cura de feridas emocionais. Ajuda a resgatar a força interna.

Cedro Atlas: seu aroma amadeirado é puro acolhimento. Transmite segurança e sabedoria.

Gerânio: regulador hormonal. Traz coragem para seguir em frente, acalma os medos e equilibra situações emocionais extremas.

Outras dicas para voltar ao convívio social:

Fale sobre o problema:  pode ser útil confiar em alguém e contar sobre como você está se sentindo. Ao falar sobre a dificuldade da volta ao convívio social, você poderá se sentir melhor.

Comece frequentando lugares calmos: volte ao convívio de forma gradual. Estar ao ar livre por algum tempo, respirar profundamente, e ter momentos fora de casa sozinho, também o ajudarão a se readaptar à presença cada vez maior de pessoas.

Tente primeiro encontros mais informais: se você tem dificuldade para lidar com situações mais formais, comece por encontros com amigos mais próximos e situações mais informais.

Seja gentil consigo mesmo: vivenciamos tanta incerteza nos últimos dois anos que a ansiedade social ficou “normal”. Então, seja paciente consigo mesmo, enquanto aprende a viver neste novo mundo. Se você está enfrentando o seu medo, ao invés de se afastar dele, está fazendo um ótimo trabalho!

E não se esqueça: procure ajuda, caso necessário. Se você sentir que não está conseguindo fazer suas atividades diárias, ou sentir que os sintomas como ansiedade e medo persistem com o tempo, não hesite em procurar um psicólogo ou psiquiatra.

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free