Inspiração   |   13/04/2022   |   176 visualizações

No dia 19 de abril é comemorado o “Dia do Índio”, porém a folclorização que normalmente acontece nesta data, não leva em conta a diversidade das culturas indígenas, suas histórias e lutas. Fica apenas numa visão estereotipada e cheia de preconceitos sobre os povos tradicionais do Brasil. O Brasil é Terra Indígena!

Existem 305 etnias indígenas no nosso país e 274 línguas indígenas. Só com essa informação já conseguimos entender a riqueza cultural e o quanto a nomenclatura “Dia do Índio” não possibilita uma reflexão ampla acerca da enorme contribuição dos povos indígenas para nossa história e no nosso presente.

O indígena não é aquela pessoa que anda sem roupas e usa um cocar na cabeça. Eles estão nas cidades, nas universidades, em suas terras demarcadas… Enfim, fazem parte da sociedade e devem ocupar todos os lugares.

Infelizmente, a violação dos direitos dessa população vem crescendo a cada dia. Eles são os verdadeiros guardiões das florestas e por este motivo sofrem diversas perseguições de pessoas ligadas à mineração e ao agronegócio.

Brasil Terra Indígena

De acordo com dados do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), a escalada contra os povos originários brasileiros nunca foi tão séria e esteve tão intensa. Em 2020, os dados registrados pela instituição foram os maiores dos últimos cinco anos. Os assassinatos tiveram um aumento de 61%, com 182 casos registrados em 2020. Os conflitos territoriais também aumentaram, com 96 casos – 174% a mais do que no ano anterior. As invasões a terras indígenas aumentaram e foram a 263 ocorrências.

E para agravar ainda mais a situação, há seis anos nenhuma Terra Indígena é demarcada no Brasil. Existem 1.299 Terras Indígenas identificadas em nosso país – dessas, 470 são homologadas, demarcadas ou estão oficializadas. Todas as outras aguardam providências do poder público.

Não é possível um planeta sustentável no qual os povos originários não sejam respeitados e no qual seus saberes não sejam legitimados. 

A Use Orgânico apoia a causa indígena e convida a todos para conhecer mais sobre a história do nosso país. Deixamos algumas dicas de conteúdo:

Site do Instituto Socioambiental, que faz um trabalho pioneiro com as populações tradicionais do Brasil.

Site do Centro de Trabalho Indigenista, formado por antropólogos e outros profissionais que trabalham na causa indígena.

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free