Saúde   |   21/07/2018   |   1.42 Mil visualizações

A queda dos fios é algo natural para todos os seres humanos. Estima-se que cada pessoa perca em torno de 50 a 100 fios de cabelo por dia, um número considerado normal pelos especialistas.

Mas quando as quedas se tornam muito frequentes e exageradas, como quando centenas de fios ficam presos a escova de cabelo, algo está muito errado e precisa ser corrigido. Seja pela falta de nutrientes na alimentação, estresse, problema de saúde ou uso de alguma substância, infelizmente a queda de cabelo ocorre com muita frequência.

Para prevenir ou combatê-la é necessário usar de opções naturais, com o risco de agravar o quadro se isso não for observado.

Sendo assim, veja neste post como combater a queda de cabelo com produtos naturais e orgânicos. Acompanhe essas dicas e descubra de vez como parar de perder os cabelos, sem precisar apelar para químicas pesadas ou substâncias tóxicas. Confira!

Óleos essenciais e vegetais

Os óleos essenciais são excelentes para combater a queda de cabelo e melhorar a saúde dos fios. Você pode usá-los para fazer massagens no couro cabeludo, em águas de banho para os cabelos, ou mesmo em produtos de tratamentos específicos como o shampoo, condicionador, máscaras e etc.

Entre os óleos mais indicados para o tratamento e combate a calvície estão:

  • Óleo de árgan: restaura a fibra capilar, nutre é dá brilho às madeixas. Possui ácidos graxos, tocoferóis, polifenóis, ômegas 6 e 9, carotenos, esteróis e escaleno.
  • Alecrim, Hortelã verde e lavanda: ativam a micro circulação do couro cabeludo, aumentam a oxigenação da região, nutrem os fios e diminuem a oleosidade. Pontos que colaboram para minimizar ou combater a queda capilar.
  • Óleo de buriti: combate a quebra do cabelo, o frizz e as pontas duplas, fortalecendo os fios e combatendo a queda.
  • Aloe vera, agrião e moringa: estimulam o crescimento de novos fios, combatem a queda, tonificam o couro cabeludo e hidratam as madeixas. São substâncias indicadas para o tratamento de cabelos quebradiços ou com muita química, mas também podem ser usados para prevenir esses problemas.
  • Semente de uva: previne a caspa, a queda capilar e melhora toda a saúde dos fios. O melhor é que não tem cheiro e não é oleoso, o que possibilita que qualquer pessoa possa utilizá-lo.

Além dos benefícios para os cabelos, os óleos essenciais também promovem o relaxamento. E como o estresse é um dos maiores responsáveis pela queda capilar, a utilização desses produtos naturais auxilia no combate a queda de cabelo indiretamente também. Experimente!

Tônico capilar
Como combater a queda de cabelo com produtos naturais?

Os tônicos capilares são produtos com uma alta concentração de nutrientes para os fios, que podem ser aplicados na sua casa e trazem benefícios incríveis para os cabelos. Eles levam em sua fórmula antioxidantes, óleos essenciais, anti-inflamatórios, entre outras substâncias que contribuem com a saúde capilar.

São extremamente indicados para o tratamento de cabelos quebradiços, ressecados, com frizz, caspa e queda frequente. O seu uso deve ser feito após a lavagem dos fios, cerca de uma hora depois, e o tratamento completo se estende por cerca de três meses.

Ao aplicar o tônico nos fios, massageie o couro cabeludo com os dedos sem forçar muito. Essa massagem vai ajudar a estimular o couro cabeludo e promover o crescimento lento, aquele que ocorre com o passar do tempo e deixa os fios maiores.

É importante ficar atenta a escolha do tônico capilar correto, pois existem muitas opções no mercado. Dê preferência por produtos naturais ou orgânicos para otimizar os resultados do tônico capilar.

Os mais comuns levam em sua fórmula: a aloe vera ou babosa que hidrata e renova os fios; o óleo essencial de alecrim que estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo; óleo de tea tree ou melaleuca para promover o crescimento; extrato de mulateiro também para o crescimento; guanxuma para fortalecimento e prevenção dos fios brancos, etc.

Leia atentamente o rótulo para ver quais nutrientes são usados no tônico capilar escolhido e pesquise sobre os ingredientes para conhecer os benefícios esperados.

Máscara capilar

As máscaras capilares promovem uma hidratação e nutrição profunda dos cabelos através de sua aplicação direta nos fios. Esses produtos reconstroem e fortalecem a estrutura dos fios, ao mesmo tempo que promovem uma selagem natural e perfeita.

São indicadas para recuperar as madeixas dos danos causados pelos processos químicos e substâncias não naturais, como o shampoo e condicionador industrializado. Com o passar do tempo, os vestígios desses produtos se acumulam nas cutículas dos fios e também no bulbo capilar minando a saúde do cabelo e impedindo seu crescimento saudável.
Como combater a queda de cabelo com produtos naturais?

A máscara ajuda na higienização completa do cabelo e repõem nutrientes perdidos por procedimentos químicos, ou mesmo pela falta de nutrientes na alimentação.

Você pode aplicar as máscaras capilares uma vez por semana no lugar do condicionador, que costuma usar regularmente. Deixe o produto agir nos fios por aproximadamente 10 minutos para que os resultados sejam satisfatórios. Em casos que o cabelo está mais danificado, essa frequência pode ser aumentada mas sempre é necessário consultar um profissional.

Não esqueça de optar por máscaras capilares naturais e orgânicas, feitas com ingredientes aprovados por órgãos reguladores, não testados em animais e com procedência garantida.

Argila para os cabelos

As argilas capilares também ficaram muito famosas no combate a queda de cabelo, devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Esses produtos naturais ajudam a desintoxicar os fios, o couro cabeludo e a pele das substâncias químicas. Ajudam também a hidratar o couro cabeludo e os cabelos, bem como diminuem a oleosidade e a caspa.

É um tratamento muito indicado para quem sofre com a seborreia, que é uma inflamação do couro cabeludo com escamas brancas e oleosas sobre a pele. Ela é popularmente conhecida como caspa, mas é uma inflamação mais agravada desse problema e pode levar à queda do cabelo também.

Entre as argilas capilares mais comuns, podemos destacar as produzidas em argila verde, chá verde e manteiga de murumuru. Estas promovem um aspecto mais saudável para os fios, eliminam caspas e outras inflamações, deixando os cabelos mais fortes e livres de queda.

Uma boa opção desse produto é como sabonete para ser aplicado a pele, mas também pode ser usado como detox capilar. Nesse caso, o sabonete deve ser usado três vezes por semana e substituir o shampoo na lavagem dos fios.

Gostou dessas dicas para combater a queda de cabelo com produtos 100% naturais? Então veja os tratamentos capilares naturais disponíveis na Use Orgânico agora mesmo!

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free