Aromaterapia   |   13/04/2021   |   172 visualizações

Ele é um dos óleos mais versáteis, ajuda  no alívio das dores causadas por estresse e nervosismo.

Hoje a estrela deste texto é a hortelã pimenta! 

A hortelã é muito usada na medicina tradicional chinesa e na medicina tradicional japonesa. Estimula a mente cansada e sobrecarregada, além de ajudar a  aliviar estados nervosos e de irritabilidade.

O óleo essencial de hortelã pimenta tem um aroma que resfria, que ajuda a gente a manter o estado de alerta. Por ser um aroma mais frio, também é excelente para pessoas que possuem a energia mais concentrada no dosha pitta, segundo a ayurveda. Os doshas são energias básicas que existem em proporções únicas em cada organismo. Associado principalmente ao elemento fogo, o dosha pitta representa a energia da transformação: digestão de alimentos, metabolismo celular, cognição, processamento de experiências e emoções, manutenção da temperatura corporal, entre outros.

SUAS FUNÇÕES

A hortelã é um excelente tônico digestivo com efeito relaxante e analgésico. Atua sobre os músculos do estômago promovendo alívio de náuseas, vômito e nos intestinos auxiliando o alívio de cólicas e gases. Também tem efeitos benéficos para o sistema reprodutor, controlando o fluxo menstrual intenso.

Promove a abertura das vias respiratórias. Então, é ótimo para ser usado em resfriados, asma, bronquite e congestão nasal.

oleo essencial use organico
Google imagem

Esse óleo tem ação fungicida, bactericida e antiviral. Também é vasoconstritor, ou seja, a podemos usar em óleos de massagem para dores musculares, pequenas batidas e hematomas.

Um dos seus efeitos mais conhecidos do óleo de hortelã pimenta é o auxílio nas dores de cabeça. E isso acontece graças a presença do mentol. Um dos principais compostos encontrados em comprimidos  nas farmácias.

Viu como essa folhinha é versátil? Além de TUDO isso, ela possui efeito repelente e pode ser um ótimo ajudante para dar uma quebrada no aroma da citronela, para aquelas pessoas que não curte tanto o aroma.

É importante estar atento, pois esse óleo não é recomendado para mulheres grávidas, lactantes e crianças menores de 5 anos.

E você, já utilizou o óleo essencial de hortelã-pimenta? Qual é a sua relação com essa  planta? Me conte nos comentários!

Comentários