Beleza Saúde   |   04/07/2022   |   56 visualizações

Se você se interessa por beleza e autocuidado, com certeza já ouviu falar sobre o óleo vegetal de rosa mosqueta. Mas e como utilizá-lo? Você sabe? Conheça aqui os usos e benefícios do óleo de rosa mosqueta.

O óleo de rosa mosqueta é feito a partir das sementes e do fruto da planta Rosa canina, cultivada principalmente no Chile. Apesar de ser originária da Europa, a rosa mosqueta cresce bem em alguns países da América, principalmente na cordilheira dos Andes, por ser uma região de clima frio, no qual a planta consegue se adaptar.

Ele é rico em ácidos graxos essenciais, incluindo o ácido linoleico e linolênico. Os ácidos graxos ajudam a manter as paredes celulares fortes, para que não percam água.

Os muitos ácidos graxos do óleo de rosa mosqueta o tornam uma excelente opção para hidratar a pele seca e com coceira. A pele também absorve facilmente o óleo, permitindo que seus antioxidantes penetrem nas camadas mais profundas da pele, combatendo os radicais livres, que são responsáveis por danos à pele.

Para que serve a rosa mosqueta?

O óleo de rosa mosqueta é muito utilizado devido às suas propriedades de renovação celular, benefícios à saúde e estética dos cabelos, face, corpo e unhas. As maravilhosas propriedades do óleo de rosa mosqueta estão diretamente relacionadas à concentração de ácido linoleico, que fica entre 35,9 e 54,8%, de alfa-linolênico, entre 16,6 e 26,5% e de oleico, entre 14,7 e 22,1%. Também é riquíssimo em ácidos graxos, vitaminas A, C, E, B1 e B2.

Além disso, o óleo de rosa mosqueta contém antioxidantes lipofílicos, incluindo os tocoferóis e os carotenóides, o que promove uma elevada capacidade anti-inflamatória e antioxidante, responsável por amenizar o estresse oxidativo das células. Ou seja, ele é muito bom para evitar o envelhecimento precoce da pele.

O óleo ainda tem propriedades antibacterianas, o que explica seu uso tanto na cosmética como também para a saúde. Continue lendo e conheça os usos e benefícios do óleo de Rosa Mosqueta.

Conheça os usos e benefícios do óleo de Rosa Mosqueta.
Rosa Mosqueta.

Quais as aplicações do óleo de rosa mosqueta?

Os ácidos graxos essenciais presente no óleo de rosa mosqueta  são importantes para a manutenção da integridade e regeneração cutânea. Por isso, seu uso é muito indicado para atenuar cicatrizes, estrias, queimaduras, cortes fechados e assaduras.

Por ser um óleo, ele também possui alto nível de absorção e penetração na pele, promovendo toque suave, maciez e melhora na textura da derme.

Além disso, o óleo de rosa mosqueta é capaz de reforçar a produção de colágeno e elastina, o que fortalece e dá firmeza à pele, sendo também responsável por nutri-la profundamente. Tem ainda efeito antioxidante e anti-inflamatório, o que potencializa o processo de cicatrização. O óleo é também uma ótima opção natural para reconstruir os fios de cabelo, promovendo uma hidratação capilar profunda. 

O óleo de rosa mosqueta pode também ser usado durante a gravidez com o objetivo de prevenir o desenvolvimento de estrias, sendo nesse caso é importante utilizar com indicação de uma dermatologista.

Outro uso é a recuperação e hidratação de pele sensível. Auxilia em procedimentos estéticos faciais para prevenção e redução de manchas.

Ele é benéfico para todos os tipos de pele?

Em pessoas com pele oleosa, o óleo de rosa mosqueta também pode ser benéfico, porém a quantidade utilizada e a frequência devem ser menores e indicada por um especialista para evitar o entupimento dos poros. Dica de ouro: misture o óleo vegetal de rosa mosqueta com óleo vegetal de jojoba!

Alguns produtos com óleo vegetal de rosa mosqueta disponíveis na Use Orgânico:

Óleo Vegetal Seleção Exclusiva Rosa Mosqueta – WNF

Sabonete de May Chang com Rosa Mosqueta – Terral

Formulado com o óleo essencial de Litsea cubeba (ou May Chang), também conhecido como óleo da tranquilidade que, com seu delicado aroma, ajuda a focar a atenção, revigorar o ânimo e estimular o magnetismo pessoal. Na pele, tem efeito tonificante e regula a oleosidade. O sabonete de May Chang ainda leva em sua composição os poderosos óleos vegetais de rosa mosqueta e amêndoas doces, que trazem nutrição, suavidade e elasticidade à pele.

Tônico Facial Vegano e Natural Lumen com Rosa Mosqueta e Aloe Vera – Ahoaloe

Complementa a limpeza da pele, equilibra o pH da pele, melhorando a aparência e auxiliando na ação do hidratante facial. O uso do Tônico Facial é uma etapa muito importante, pois ele auxilia na limpeza da pele, evita a formação de cravos e espinhas, equilibra a pele impedindo sensibilizações e melhora a penetração de outros cosméticos como hidratantes e séruns.

Bálsamo Protetor de Mamas Materna – Souvie

Formulado com manteiga de cupuaçu, que hidrata e nutre profundamente a pele e permite a recuperação da sua elasticidade natural; ativos da Tara Spinosa, que é um potente hidratante de ação rápida e prolongada; e os óleos orgânicos de oliva, rosa mosqueta, castanha do pará e andiroba, que protegem, cuidam e regeneram a pele delicada da mama. Contém ainda cera de abelha, que forma uma camada super protetora de ação emoliente, cicatrizante e anti-inflamatória.

Sérum Facial Revitalizante – By Samia

Composto por óleos vegetais de açaí, rosa mosqueta e jojoba, possuindo um excelente efeito antioxidante e revitalizador da pele, combatendo radicais livres e promovendo uma melhora geral no aspecto da pele. Ainda conta com uma sinergia de óleos essenciais de rosa, camomila, olíbano, gerânio e lavanda, que acrescentam à composição suas propriedades hidratantes calmantes e regeneradoras. O Sérum Facial Revitalizante damia By Sa estimula a produção de colágeno, suavizando olheiras e sinais de envelhecimento cutâneo.

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free