Beleza Sustentabilidade   |   06/07/2021   |   484 visualizações

Xampu e condicionador são os itens básicos para limpeza e cuidados com os cabelos e temos diversas opções disponíveis no mercado. Mas você já pensou em utilizar esses cosméticos em forma sólida (barra)?

Estamos tão acostumadas a utilizar xampu e condicionador em forma líquida, que estranhamos só de imaginar a possibilidade de usar uma barra cosmética nos cabelos… Mas essa é uma prática ancestral! Muitos povos antigos, como africanos, gregos e romanos faziam suas composições aromáticas de cuidados com os fios dessa forma.

Xampus e condicionadores sólidos podem ser excelentes alternativas para você e para o meio ambiente!

Como funciona um cosmético sólido para os cabelos?

O Xampu e o condicionador sólido têm a mesma função que a versão líquida. O que muda é a sua apresentação (uma barra seca) e as matérias-primas presentes nas formulações.

Embora o xampu e o condicionador sólido pareçam uma barra de sabonete, eles são elaborados com matérias-primas específicas para os diversos tipos de fios.

Quais as vantagens dos cosméticos sólidos?

  • Ausência de elementos nocivos e a significativa redução de ingredientes sintéticos na formulação. Assim, eles são mais suaves para o couro cabeludo e claro, para o meio ambiente, já que os resíduos que escorrem pelo ralo não são prejudiciais para o lençol freático;
  • São liberados para quem faz low poo, pois não utilizam sulfatos agressivos em sua formulação;
  • São muito mais práticos, ocupam menos espaço e não correm o risco de vazar em bolsas e mochilas;
  • Duram mais: uma barra pode durar cerca de 60 lavagens (o que equivale a mais ou menos 3 frascos de xampu líquido)
  • Produzem menos resíduos: uma vez que as embalagens dos cosméticos sólidos são menores e muitas vezes feitas de materiais menos nocivos para o meio ambiente do que plástico
Cosméticos sólidos para o cabelo: por que e como usar?
Cosméticos sólidos para o cabelo são alternativas com excelente performance e mais sustentáveis.

Tipos de xampu sólido.

Há formulações variadas para os diversos tipos de fio. Além disso, o processo de fabricação pode ser através da saponificação da matéria prima ou não. Os xampus da Cativa Natureza, por exemplo, são saponificados e contém glicerina vegetal intacta. Já os produtos da B.O.B não são feitos através de saponifcação e possuem uma grande concentração de ativos naturais. 

Você pode conferir as todas as opções que a Use Orgânico oferece aqui.

Como utilizar o xampu sólido?

Você deve esfregar a barrinha, de maneira suave, diretamente sobre o couro cabeludo. Massageando a área e liberando sua espuma.

Como fazer a transição para os cosméticos sólidos?

Como toda transição, é preciso calma e acolhimento durante o seu processo. Nosso cabelo está muito acostumado com os componentes presentes nas fórmulas dos xampus e condicionadores líquidos e é normal que haja um estranhamento durante as primeiras lavagens.

Uma boa dica é intercalar o uso dos dois tipos de xampu durante a transição. Começe utilizando o xampu e o condicionador sólido uma vez por semana e vá aumentando o número de lavagens, até chegar ao momento em que a transição estiver completa. Isso pode durar alguns meses, dependendo das condições dos seus fios. 

É importante ter em mente que o cabelo precisa de um tempo para se “aclimatar” ao novo produto. 😉

E aí, ficou animada para testar as versões sólidas dos cosméticos para cabelos?

Aproveite, pois na Use Orgânico você encontra uma grande variedade de cosméticos sólidos para o cabelo.

Para conferir, clique aqui! 🙂

E se você já usa xampu e condicionador sólido e tem dicas, compartilha com a gente nos comentários. 🙂

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free