Beleza Bem Estar Saúde   |   06/08/2020   |   1.21 Mil visualizações

Há alguns anos na moda, o clareamento dental tem sido ofertado das mais diversas formas. Na internet facilmente você encontra produtos que prometem o clareamento feito em casa com carvão em pó ou em cremes dentais. Mas será que clareamento dental com carvão ativado faz mal à saúde?

O carvão deixou de ser utilizado apenas na churrasqueira e virou esfoliante, sabonete e creme dental mas será que é o mesmo carvão? Será que existem diferenças?

Apesar de ambos serem do tipo vegetal, a principal diferença entre eles é matéria-prima e o tamanho da partícula.

Ao contrário do carvão da churrasqueira, o carvão ativado é uma forma de carbono puro de grande porosidade. Ele é obtido a partir da queima da cortiça, de lascas de madeira, através de um processo industrial de aquecimento do carvão convencional para uso exclusivamente medicinal. Tal processo resulta em um pó com micropartículas capazes de reter em seu interior substâncias químicas, gases e toxinas por um mecanismo conhecido como adsorção.

Já o carvão da churrasqueira vem da lenha, de uma madeira mais dura e, mesmo que você triture, ele não vira pó.

Por ser poroso, o carvão ativado é comparado a uma esponja e utilizado para diversos fins, como no tratamento da água e na indústria de produtos alimentícios e farmacêuticos. Tudo isso acontece graças ao seu poder de clarificação, desodorização e purificação em alguns processos, além de sua propriedade de remoção de impurezas.

Essa alta capacidade de absorção, deu ao carvão ativado a função de tratar os casos de intoxicação. Quando uma pessoa intoxicada por produtos químicos ou veneno chega à emergência, os médicos aplicam doses concentradas de carvão ativado diretamente no estômago, via sonda. Após alguns minutos, o carvão é aspirado para fora. Nesse caso, ele absorve o conteúdo tóxico.

No creme dental natural, o carvão presente na fórmula promove uma limpeza profunda sem utilizar aditivos químicos prejudiciais à saúde. As micropartículas presentes ajudam a remover as impurezas que amarelam os dentes sem prejudicar a integridade do esmalte, sendo aplicado nessas formulações com abrasividade controlada.

Neste caso o creme dental natural deixa seus dentes mais brancos pois o carvão natural é uma substância adsorvente, sua estrutura assimila e neutraliza impurezas diversas, efetivamente clareando o esmalte dos dentes de manchas provenientes do vinho, café ou mesmo cigarros, e drenando da boca impurezas diversas.

Os ingredientes orgânicos e naturais presentes nessas fórmulas ainda auxiliam no equilíbrio do pH bucal e estimulam a produção de saliva, contribuindo assim para a remineralização dos dentes.

Indicado para pessoas acima dos 6 anos de idade, o Creme Dental Natural Black Carvão Ativado da PuraVida deixa seus dentes mais brancos e com o hálito fresco.

Clareamento Dental com Carvão Ativado faz Mal à Saúde?

Formulado com óleos essenciais de Tea Tree, que auxilia na eliminação das caries e gengivite, sem nenhuma necessidade de componentes químicos, Limão Siciliano e Menta, que possuem ação antisséptica, combatem as cáries e o mau hálito e Grapefruit, que é rica em antioxidantes e fito nutrientes.

Contém ainda diversos extratos naturais como a Calêndula e o Joá que purificam e cicatrizam o ambiente bucal. Livre de flúor, triclosan e parabenos!

Clareamento Dental com Carvão Ativado faz Mal à Saúde?2

Com Extratos de Bambu, Romã e Sálvia o Gel Dental Carvão Ativado da Orgânico Natural possui uma fórmula exclusiva certificada com matérias-primas orgânicas e naturais de ação antisséptica. Com tensoativos suaves de origem vegetal, limpa os dentes de forma delicada, preservando a integridade do esmalte, sem agredir a mucosa bucal, proporcionando uma agradável sensação de limpeza.

Sua fórmula exclusiva anti-cáries contém partículas de carvão ativado e é livre de fluoreto de sódio. O flúor foi substituído pelo xilitol, uma substância de origem vegetal que mantém o pH neutro da boca, evita a formação de placas e também proporciona excelente função bacteriostática, atuando na prevenção de cáries.

Clareamento Dental com Carvão Ativado faz Mal à Saúde?3

O Gel Dental Clareador Natural da AhoAloe foi desenvolvida para ajudar na limpeza e proteção de seus dentes. Livre de flúor, sua fórmula é rica em Aloe Vera Orgânica e Carvão Vegetal e possui ação esterilizante que promove a remoção de manchas extrínsecas.

Com Óleos Essenciais de Capim Limão e Hortelã Pimenta, que são antissépticos e anti-infecciosos, Tea Tree, um poderoso imunoestimulante que auxilia na circulação local e combate a herpes labial, e Copaíba, que possui ação anti-inflamatória, cicatrizante, bactericida, antiviral, fungicida, analgésica, além de cuidar de suas gengivas com ação anti-inflamatória e protetora.

Clareamento Dental com Carvão Ativado faz Mal à Saúde?4

Já o Pó Clareador Dental com Carvão Ativado da Natural Messenger é um pó não abrasivo para escovação dental que não contém flúor e bicarbonato de sódio.

Formulado com carvão ativado possui ainda em sua composição os Óleos Essenciais de Tea Tree, que é antisséptico e antimicrobiano, atuando na prevenção de gengivite e combatendo as cáries e Laranja Doce, anti-inflamatório e cicatrizante, ótimo para gengivas e aftas.

Todos os produtos aqui citados você encontra acessando www.useorganico.com.br

Vale também lembrar que na Use Orgânico todos os produtos oferecidos são devidamente registrado por suas marcas de acordo com os padrões exigidos pela ANVISA, e além disso disponibilizamos a opinião de nossos clientes na página de cada um dos produtos, assim você consegue ver várias opiniões antes mesmo de adquirir um produto.

#useorganico

Fonte: G1 e Orgânico Natural.

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free