Bem Estar   |   07/02/2018   |   2.49 Mil visualizações

Uma pesquisa revelou que 30 milhões de brasileiros sofrem com dores de cabeça e 93% da população já enfrentou esse problema ao menos uma vez na vida.

Apesar de ser um quadro frequente na maioria das pessoas, é preciso buscar descobrir a causa do problema e tentar contornar a situação. Infelizmente, outro estudo revelou que a maioria das pessoas se automedica e não procura ajuda especializada.

Como consequência elas permanecem sofrendo desse mal e expondo seu organismo a outros riscos, provenientes do excesso de medicamentos. Mas nem tudo está perdido!

A aromaterapia é uma excelente opção para combater a cefaleia e a enxaqueca. Se bem utilizada, é uma terapia que pode ajudar a reduzir a sua dor e minimizar esse quadro em todo o país.

Confira neste post o que é a aromaterapia, para que serve e como ajuda na prevenção e no combate da dor de cabeça. Veja como se livrar das terríveis dores de uma vez por todas, sem comprometer o seu bem-estar para isso!

O que é a aromaterapia e para que serve?

Aromaterapia, como o próprio nome sugere, é um tratamento realizado através do olfato do paciente. O intuito é aproveitar as propriedades terapêuticas de óleos essenciais, fazendo a pessoa cheirar ou ingerir essas substâncias.

O tratamento pode ser feito através de difusores de perfume, aplicações em regiões no corpo, almofadas com cheiro e entre outros.

Como é um tratamento terapêutico, não tem regras específicas para ser ministrado. Além disso, qualquer pessoa pode aplicar essa técnica com o mínimo de conhecimento exigido.

Por esse motivo, tornou-se uma opção muito comum para prevenir e tratar doenças. É uma escolha perfeita para quem quer ficar longe de substâncias químicas, que fazem muito mal para o nosso organismo.

Óleos essenciais usados no procedimento
A dor de cabeça e a aromaterapia: descubra os benefícios desta prática!

Existem milhares de óleos essenciais que podem ser usados na aromaterapia. Os produtos escolhidos variam de acordo com o resultado desejado.

Veja também: Óleos essenciais: benefícios e propriedades

No tratamento de enxaqueca e dores de cabeça, as substâncias mais comuns são:

Hortelã Pimenta

O seu frescor ajuda a aliviar a tensão dos músculos da cabeça e evitar as dores. Por isso, o óleo essencial de hortelã pimenta é aplicado em pequenas quantidades na têmpora ou na testa.

Lavanda

O óleo essencial de lavanda é muito conhecido dos adeptos de produtos naturais. Ele aparece em finalidades distintas e tem muitos benefícios à saúde. As propriedades mais significativas ficam por conta do relaxamento e o efeito calmante da substância, ideal para combater dores provenientes do estresse.

Alecrim

É um anti-inflamatório e analgésico natural. Tudo o que você encontra nos medicamentos químicos, é possível substituir pelo óleo essencial de alecrim. Como vantagem bônus, o alecrim ainda estimula a circulação sanguínea se aplicado na têmpora promovendo o relaxamento da região.

Dor de cabeça e aromaterapia: Vantagens!
A dor de cabeça e a aromaterapia: descubra os benefícios desta prática!

Agora você já sabe o que é a aromaterapia e quais produtos são utilizados nesse procedimento. Mas, talvez você esteja se perguntado, como esse tratamento ajuda a eliminar e combater as terríveis dores de cabeça?

É exatamente sobre isso que vamos falar agora!

Veja abaixo as principais vantagens dos óleos essenciais no tratamento e na prevenção da cefaleia. Observe como esses produtos são mais indicados para o seu caso e o que podem fazer para minimizar e até excluir a dor de cabeça da sua vida. Confira!

Age direto na raiz do problema

Ao contrário dos analgésicos, que apenas mascaram a dor de cabeça, os óleos essenciais ajudam a combater o foco do problema. Assim, ao invés de adormecer a dor, a aromaterapia ajuda a evitá-la e combater a causa raiz.

Para que isso aconteça, basta identificar o foco da dor e usar o produto mais indicado para o seu caso.

Por exemplo, para uma pessoa que sofre de enxaqueca proveniente do estresse, ela pode usar de um óleo essencial relaxante e calmante em seu dia.

Deste modo, a tensão diminui e faz com que a dor de cabeça não apareça. Como é um produto de propriedades terapêuticas, o seu uso frequente tende a eliminar a causa da enxaqueca de uma vez por todas.

Combate o estresse e a tensão

A maioria das dores de cabeça está ligada a fatores emocionais como estresse, tensão, agitação da rotina e etc.

Também não poderia ser diferente, não é?

Cada vez mais estamos lotados de compromissos e atividades em nossa agenda diária. Essa correria acaba por sobrecarregar nosso organismo, que responde através de dores nas juntas e na cabeça.

Ao utilizar a aromaterapia seu equilíbrio emocional é mantido e você consegue relaxar mais facilmente. Sendo assim, você evita ser incomodado com as terríveis dores durante o dia e também não se entope de medicamentos.

O melhor de tudo é que esse tratamento pode ser feito durante o seu trabalho, em casa ou mesmo na escola. Basta carregar o óleo com as propriedades que você precisa sempre com você e pronto!

Não tem contra indicações ou efeitos colaterais

Os medicamentos comuns podem causar diversos efeitos colaterais para sua saúde. Alergias, intolerâncias e o efeito hepatóxico são alguns exemplos. Nesse último, o seu fígado fica sobrecarregado com substâncias químicas e não consegue trabalhar direito.

Esse é um problema praticamente inexistente na aromaterapia e na utilização de óleos essenciais como medicamentos naturais, para controle e combate a dor de cabeça e enxaqueca.

Assim, a menos que você seja muito alérgico, o óleo essencial não traz riscos para sua saúde.

É 100% natural!

Como é um produto natural seu organismo tem mais facilidade em processá-lo e obter as propriedades que precisa.

Alguns tratamentos sugerem a ingestão do componente diretamente. Contudo, isso não apresenta nenhum risco para você ou seus órgãos internos, como o estômago, por exemplo.

Por se tratar de uma substância orgânica, ela é facilmente absorvida pelo seu organismo. Como consequência os resultados são percebidos de forma mais rápida e confortável, justamente o que não acontece com os químicos pesados.

Com certeza já ouviu alguém que, ou até você mesmo, teve terríveis dores de estômago e complicações por causa do excesso de medicamentos. Esqueça isso ao usar óleos essenciais!

Agora que você já sabe como combater as dores de cabeça com a aromaterapia e os óleos essenciais, não perca mais tempo. Use desses produtos naturais no seu dia a dia e fique longe da cefaleia e da enxaqueca.

Aproveite para compartilhar suas experiências com a aromaterapia no campo de comentários abaixo. Ajude outras leitoras a se inspirarem em seu caso e se livrarem das dores de cabeça de forma natural!

#useoganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free