Inspiração Sustentabilidade   |   21/06/2022   |   288 visualizações

Você já ouviu falar em  ESG?  A sigla  significa  meio ambiente, social e governança, em inglês e tem cada vez mais ganhado destaque entre as empresas: uma nova forma de atuar com responsabilidade na sociedade, seja em questões ambientais, sociais e com boas práticas de governança (transparência).

A Use Orgânico já nasceu com uma grande preocupação ambiental, pois nossa missão é oferecer produtos que não façam mal para nossa saúde e para o planeta, inspirando um estilo de vida saudável. 

ESG: o compromisso ambiental real da Use Orgânico

Desde nossa fundação em 2017, nos pautamos nos princípios ESG e buscamos um modelo de negócios sustentável e com práticas fixas. Hoje gostaríamos de compartilhar algumas delas com vocês:

  • Selo EuReciclo – todas as embalagens e produtos próprios de papelão são compensadas com a empresa EuReciclo, que atua por meio do processo de logística reversa.
  • Gestão dos resíduos – todos os resíduos gerados pela Use e os cosméticos devolvidos dentro do Projeto Returns da loja física são levados para a reciclagem, e quando não é possível a reciclagem, é produzido adubo e combustível verde pela empresa Musa.
  • Projeto Returns (loja física) – nós incentivamos nossos clientes a trazerem embalagens vazias de cosméticos de volta para o descarte correto na loja física, localizada na Avenida São Luís 94, em São Paulo. Ainda é possível  ganhar descontos na compra de outros produtos. Não é demais?
  • Embalagens – todos os pedidos são enviados sem plástico. Para a proteção dos produtos, utilizamos serragem de madeira de reflorestamento, que depois pode ser usada na compostagem. Além disso, a tinta usada nas caixas é vegetal, sem aditivos tóxicos.
  • Curadoria –  os produtos vendidos pela Use têm como parceiros empresas sustentáveis, que se preocupam com o meio ambiente, e geram empregos para os pequenos agricultores e que não usam ingredientes que acumulam na natureza e não fazem mal à saúde.
  • Trabalhador urbano – todo o papelão e alumínio gerado na Use é doado para um trabalhador urbano fixo para o auxílio de renda.
  • Insumos internos – a Use faz a adesão de rascunhos de outras empresas para utilizar o lado branco de papel, assim evitando a maior produção de lixo. Quando se é necessário a impressão de papel branco, utilizamos o sulfite oriundo da cana-de-açúcar, que é livre de cloro.

A transparência é um princípio fundamental na Use Orgânico e sempre que possível trazemos a pauta do greenwashing para que os nossos consumidores fiquem cada vez mais atentos às práticas das empresas das quais consomem. Nesse sentido, compartilhar nossas ações é um dever e uma grande alegria.

Este texto foi escrito por Jennefer Sena – CCO da Use Orgânico.

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free