Beleza   |   21/11/2022   |   844 visualizações

Com certeza você já ouvi falar sobre o esqualano, uma das matérias-primas queridinhas dos produtos para skincare. Mas você sabe o que é esqualano vegetal e para que ele serve? Neste texto vou te contar tudo!

Esqualeno, Esqualano e Esqualano vegetal: quais as diferenças?

O esqualeno é um lipídio naturalmente encontrado em organismos animais e vegetais, produzido pela pele humana para manutenção de sua hidratação e elasticidade. Em sua forma original, o esqualeno é instável e sofre facilmente oxidação fora do conteúdo celular, sendo necessário ser estabilizada na forma de esqualano através de um processo de hidrogenação para poder ser utilizada com eficácia em produtos para a pele.

Já esqualano vegetal é um termo que denota a origem do esqualano.. Há algum tempo o esqualano era produzido a partir do óleo do fígado de tubarões, prática que se tornou dispensável e obsoleta a partir da obtenção de esqualano de vegetais como a oliva e a cana de açúcar. Afinal, ninguém quer crueldade animal na fabricação dos cosméticos, não é mesmo?

Fonte de hidratação e elasticidade

Naturalmente presente em nossa pele, o esqualeno  é fundamental para manutenção da hidratação celular e sua lubrificação, conferindo elasticidade e evitando o surgimento de linhas finas. Imagina só, ele  é reconhecido como o hidratante mais potente da biologia, tamanha capacidade de absorção!

Porém, é natural que após os 30 anos a mudança na composição celular de nosso tecido cutâneo se torne mais visível, com o diminuição da sintetização de componentes como colágeno, elastina e esqualeno.

A reposição com esqualano vegetal faz com que haja melhora na manutenção da barreira hidrolipídica da pele, evitando a perda de água transdermica ao longo do dia e auxiliando na saúde dos processos celulares na pele mais hidratada e com maior vitalidade. Uma grande vantagem do esqualano vegetal é que ele é biocompatível com a nossa pele, ou seja, é rapidamente reconhecido e absorvido pelo nosso organismo.

Esqualano vegetal: o que é e para que serve?

Derivado da oliva ou da cana de açúcar: qual o melhor?

Atualmente o esqualano vegetal pode ser derivado de algumas plantas, sendo as principais a oliva e a cana de açúcar. A forma de extração em ambos os casos é bem diferente: da oliva ele é extraído diretamente do óleo prensado, enquanto da cana passa por um processo biotecnológico de fermentação.

O esqualano vegetal derivado da oliva pode conter resquícios de outras moléculas presentes no azeite, enquanto o extraído da cana por processo de fermentação não possui traços de nenhuma outra molécula. Apesar dessa diferença, ambas as formas são válidas para a hidratação celular.

Produtos que você encontra na Use Orgânico com esqualano vegetal:

Sérum Facial Vitamina C com Esqualano e Óleo de Açaí – Bee Basics: promove a suavização das rugas tornando a pele mais macia e sedosa. Combate os radicais livres que são os causadores de rugas prematuras, uniformiza o tom da pele combatendo a aparência de hiperpigmentação, opacidade e linhas finas, e inibe as reações de oxidação da pele.

Saiba mais sobre este produto aqui

Hidratante Facial de Pracaxi e Chá Verde com Ácido Hialurônico e Esqualano – Bergamia:  poderoso hidratante para peles secas, com a poderosa ação de firmeza e elasticidade da pele.

Saiba mais sobre este produto aqui

Sérum Facial Cleópatra com Q10, Vitamina C e Esqualano Vegetal – Laszlo: contém 17 óleos raros e sagrados, esqualano vegetal, vitaminas C e E e coenzima Q10, compondo uma fórmula luxuosa e perfeita para devolver a vitalidade à pele. A combinação dos ativos proporciona ação antioxidante, hidratante e estimula a renovação das células, auxiliando na melhora das marcas de expressão e firmeza da pele.

Saiba mais sobre este produto aqui

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free