Bem Estar Saúde   |   31/03/2022   |   307 visualizações

Você sabia que o flúor que você bebe, do alimento que você come ou do creme dental que sua família usa pode trazer prejuízos à saúde?

Há muitos anos criou-se a ideia de que, para proteger os dentes contra as cáries seria necessário usar flúor (quem tem mais de 30 anos, com certeza se lembra de tomar flúor na escola!). Sim, até existe um efeito protetor nos dentes. Só que não nos contam a história inteira: apesar de ajudar a previnir as cáries, o flúor pode ser tóxico!

A exposição precoce, em fetos ou bebês, os prejuízos estão especialmente relacionados à neurotoxicidade e geram alterações como redução de Q.I, déficit de atenção e hiperatividade.

O flúor faz mal para saúde? Como podemos substituí-lo?
O flúor pode ser tóxico para o nosso organismo e possui efeito acumulativo.

Um estudo publicado no JAMA Pediatrics em agosto de 2019 aponta que a exposição materna a níveis mais altos de flúor durante a gravidez foi associada a menores escores de Q.I em crianças de 3 a 4 anos. Foram estudadas 400 gestantes e verificou-se que o aumento de 1mg na ingestão diária de flúor está associado a uma diminuição de 3,66 no escore de Q.I para meninos e meninas (P = 0,04).

A ingestão diária média global estimada entre essas mulheres foi de 0,93 mg em área fluoteradas e 0.30 mg em áreas não fluoteradas.

O estudo sugere a necessidade de reduzir a ingestão de flúor durante a gravidez. Para vocês terem uma ideia de valores, nos municípios operados pela Sabesp no Estado de São Paulo é adotado um valor padrão para fluoteração da água: são 0,7 mg para cada litro.

Outro estudo publicado em 2018 pela Environment Internacional demonstra que a exposição pré-natal a níveis mais altos de flúor não apenas prejudica o desenvolvimento cognitivo, mas também aumenta significativamente a incidência de transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade (TDAH) em crianças…

Isso sem falar nas possíveis alterações de tireóide.

Então, o recado é esse: evitem o uso de água fluoretada e usem creme dental sem flúor!

Referências: doi:10.1001/jamapediatrics.2019.1729 e doi.org/10.1016/j.envint.2018.09.017

Fonte: Dra. Martina Cattaccini (instagram: @dra.martinacattaccini )

O Creme Dental Natural Use Orgânico é feito com os melhores e mais eficazes ingredientes naturais e não contém flúor.

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free