Saúde   |   26/02/2024   |   8 visualizações

Descubra se jejum intermitente realmente funciona e se ele traz benefícios. Aprenda aqui:

  • O que é o Jejum Intermitente;
  • Quais os principais benefícios;
  • Jejum emagrece?
  • Entenda comigo a diferença entre JEJUM FISIOLÓGICO e JEJUM METABÓLICO

O que é o Jejum Intermitente?

Em primeiro lugar é importante você saber que o jejum não é moda e nem é usado somente para emagrecer (o emagrecimento é um dos inúmeros benefícios que ele traz).

Há muito tempo, as pessoas restringiam durante um período a ingestão de alimentos por motivos religiosos. Na atualidade o jejum intermitente – quando você não come de 16 a 48 horas – ganhou força por seus incríveis efeitos sobre doenças, envelhecimento e principalmente na melhora da composição corporal.

O jejum intermitente é o processo de entrar e sair de períodos de comer e não comer. Existem diferentes protocolos de jejum intermitentes. Uma dieta em jejum, chamada de 5: 2, permite que você coma normalmente cinco dias por semana. Os outros dois dias são chamados dias de jejum, onde você consome apenas 500-600 calorias. E é esse que usaremos, o famoso protocolo 5:2.

Quais os principais benefícios do jejum intermitente?

  • Aceleração na queima de gordura;
  • Aumento da energia física e mental;
  • Reparação celular e a autofagia (quando o corpo consome células envelhecidas para produzir novas partes). Isso é fundamental contra o câncer.
  • Redução da resistência à insulina e proteção contra o diabetes tipo 2;
  • Melhora do perfil do colesterol;
  • Maior disposição e qualidade de vida;
  • Longevidade;
  • Envelhecimento menos acelerado;
  • Otimização e potencialização das funções cognitivas, mentais e memória;
  • Mais foco e disposição.

Os efeitos do jejum intermitente na saúde são inúmeros. Ele nos previne do envelhecimento e de doenças, pode desencadear uma mudança metabólica de energia baseada em glicose para energia baseada em cetona, promovendo aumento na resistência ao estresse, aumento da longevidade e na diminuição da incidência de doenças, incluindo câncer e obesidade.

Jejum emagrece?

Se o seu objetivo é perder gordura de forma saudável, o jejum intermitente é o ótimo caminho a seguir, pois ele drena seu corpo das reservas de glicose, principal fonte de energia dos alimentos e passa a queimar gordura como combustível, processo chamado de cetose.

Quando ocorre essa baixa de glicose no organismo, causada por períodos de jejum ou dietas restritas e pobres em carboidrato, o corpo é obrigado a utilizar outras fontes de energia. Nosso fígado trabalha na conversão dos ácidos graxos dos alimentos e parte de sua gordura em cetonas, mantendo os níveis de glicose estáveis no sangue.

Não há muita oscilação de insulina, responsável pela sensação de fome, falta de energia e compulsão por alimentos específicos. Em seguida, os corpos cetônicos são levados para os músculos e cérebro, permitindo que o corpo continue funcionando em alta performance.

Resumindo: quando você entra no estado de cetose, você estará queimando gordura sem, necessariamente, estar se esforçando para tal.

Entenda comigo a diferença entre JEJUM FISIOLÓGICO e JEJUM METABÓLICO

Jejum fisiológico:

Nele só é possível ingerir líquidos não calóricos, como água, chás e café (sem adoçar). Você não ingere nada com calorias, seu corpo se mantém em absoluto.

Jejum Metabólico:

Neste tipo de jejum o objetivo é não ingerir alimentos que estimulam a liberação de insulina. Durante o jejum metabólico, além dos líquidos sem calorias, é possível realizar uma pequena ingesta de gorduras saudáveis, como MCT e óleo de coco, além de azeite de oliva e manteigas. Embora exista uma ingesta calórica da gordura, mantém-se o estado de cetose e assim não são alterados os benefícios do jejum.

Agora você já sabe que o jejum é uma prática milenar, muito bem embasada cientificamente que feito de forma correta, só trará benefícios a sua saúde.

Leia também:

Quais são os alimentos amigos do cérebro? Descubra agora!

Os cinco alimentos amigos do intestino

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free