Bem Estar Saúde   |   20/02/2024   |   21 visualizações

Você vai conhecer os cinco alimentos amigos do intestino e além disso vai aprender:

  • Quais os principais sinais e sintomas que seu intestino não está bem;
  • Qual a ligação entre o intestino e o cérebro,
  • Alimentos que são amigos do intestino.

Quais os principais sinais e sintomas que seu intestino não está bem?

Se você sofre com estufamentos e dores abdominais, saiba que são alguns dos principais sintomas de um intestino preguiçoso ou até irritado. Esses incômodos, a longo prazo isso podem causar sérios problemas como intestino irritável e alta permeabilidade intestinal.

Um intestino permeável e machucado pode desencadear intolerâncias, alergias alimentares além de desordens emocionais, como ansiedade, estresse e depressão.

Qual a ligação entre o intestino e o cérebro?

Quando falamos de saúde mental/cerebral não tem como não falarmos da importância do intestino para equilíbrio das nossas emoções. Existe uma conexão complexa e direta entre o intestino e o cérebro, chamado de “eixo intestino-cérebro”. Uma comunicação estreita entre eles, pois quando algo não está em equilíbrio no intestino, nosso cérebro recebe esse sinal de alerta e produz uma cascata de mediadores inflamatórios para “apagar o fogo” no intestino.

Da mesma maneira quando estamos estressados, ansiosos e com nossas emoções desequilibradas, nosso intestino também sofre.

Então, manter bons hábitos é fator determinante para um intestino e mente saudáveis.

Alimentos que são amigos do intestino.

Beber bastante água, dormir bem, fazer atividade física além de consumir alimentos ricos em fibras, são primordiais para uma boa saúde intestinal.

Então trazemos aqui, 4 alimentos que não podem faltar na vida de quem visa um intestino saudável, anota aí:

1- Mamão (fruta rica em enzima digestiva e fibras solúveis);
2- Aveia (rica em fibras insolúveis que melhoram a saúde e o trânsito intestinal)
3- Maçã (tanto a casca quanto a polpa da fruta contém fibras como a pectina importantes para o funcionamento intestinal);
4- Folhosos verdes (os folhosos ajudam na motilidade intestinal e são ricos em fibras insolúveis). 5- Abacaxi (essa fruta é conhecida por ter uma enzima chamada bromelida. Ela ajuda a reduzir a inflamação do intestino.

Lembrando que existem muitos outros alimentos ricos em compostos que ajudam na saúde intestinal e uma dieta diversificada é fundamental não somente para saúde intestinal, mas para a saúde como um todo.

Leia também:

O que é proteína de origem vegetal

Benefícios do cacau

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free