Beleza Bem Estar | 09/11/2021 | 563 visualizações
Óleos vegetais são gorduras extraídas das plantas, na maior parte das vezes, de suas sementes e um mini guia dos óleos vegetais pode nos ajudar a utilizá-los da melhor maneira possível.
Diferentemente dos óleos essenciais, os óleos vegetais não possuem um aroma pronunciado. Outra diferença é que enquanto os óleos essenciais são voláteis (ou seja, se dispersam rapidamente) os óleos vegetais são “fixos” (é só lembrarmos de quando deixamos cair uma gota de óleo na roupa e ela fica manchada).
Eles são muito versáteis, podem ser utilizados como veículos carreadores para os óleos essenciais, para nutrir a pele e os cabelos… Muitos óleos vegetais equivalem por si só a um cosmético… O importante é saber escolher o óleo ideal para o seu objetivo.
Conheça alguns óleos vegetais:
Rosa Mosqueta
Quem aí também ama esse óleo? Ele tem efeito emoliente e regenerador para pele, auxiliando no tratamento de queimaduras, cicatrização, feridas mamilares, queloides, assaduras, eczemas e psoríase. Ajuda a reduzir a coloração de manchas, cicatrizes e formação de rugas prematuras, prevenindo o envelhecimento da pele.
Semente de Uva
A textura mais fina e o aroma neutro fazem dele uma dupla perfeita para os óleos essenciais! Exerce ação anti-envelhecimento e de regeneração da pele. Atua na neutralização de radicais livres, devolvendo a elasticidade e a flexibilidade da pele, sendo especialmente indicado para peles envelhecidas, manchadas e ressecadas pela ação do tempo ou da radiação solar intensa.
Jojoba
Possui ação de desobstrução dos poros e das glândulas sebáceas, regulando naturalmente a oleosidade da pele. No cabelo, limpa o bulbo capilar, regula a oleosidade e permite o crescimento de novos fios. Pode ser usado para tratamento e hidratação dos cabelos e como finalizador.
Coco Palmiste
Pode ser usado na pele e nos cabelos e é um excelente substituto para o óleo de coco comum. Possui propriedades anti-inflamatórias, aumenta a imunidade e protege a pele principalmente contra rugas e estrias.
Nos cabelos trata os cabelos ressecados e danificados e ajuda os cabelos cacheados e crespos a terem uma dose extra de nutrição. Recupera a fibra capilar e o couro cabeludo deixando os fios mais saudáveis e com menos queda capilar.
Copaíba
Um dos óleos mais utilizados na Amazônia, principalmente para tratar inflamações. Excelente antisséptico e cicatrizante para a pele, auxiliando em casos de eczemas, psoríase, urticária, dermatoses, prevenção e combate de acnes e outras irritações cutâneas. No couro cabeludo, ajuda no tratamento de caspas e seborreia.
Amêndoa doce
Rico em vitaminas A, B1, B2 e B6, ácidos graxos e proteínas. É um importante provedor de umectação e reconstrução no manto lipídico evitando a perda de água e o ressecamento da pele, aumentando a sua flexibilidade. Pode ser utilizado em gestantes, crianças e idosos. Ideal para prevenção de estrias na gravidez e também pode ser usado como hidratante corporal pós-banho para todas as idades.