Beleza Bem Estar   |   09/11/2021   |   470 visualizações

Óleos vegetais são gorduras extraídas das plantas, na maior parte das vezes, de suas sementes e um mini guia dos óleos vegetais pode nos ajudar a utilizá-los da melhor maneira possível.

Diferentemente dos óleos essenciais, os óleos vegetais não possuem um aroma pronunciado. Outra diferença é que enquanto os óleos essenciais são voláteis (ou seja, se dispersam rapidamente) os óleos vegetais são “fixos” (é só lembrarmos de quando deixamos cair uma gota de óleo na roupa e ela fica manchada).

Eles são muito versáteis, podem ser utilizados como veículos carreadores para os óleos essenciais, para nutrir a pele e os cabelos… Muitos óleos vegetais equivalem por si só a um cosmético… O importante é saber escolher o óleo ideal para o seu objetivo.

Mini Guia dos óleos vegetais
Os óleos vegetais, por si só, podem equivaler a cosméticos.

Conheça alguns óleos vegetais:

Rosa Mosqueta

Quem aí também ama esse óleo? Ele tem efeito emoliente e regenerador para pele, auxiliando no tratamento de queimaduras, cicatrização, feridas mamilares, queloides, assaduras, eczemas e psoríase. Ajuda a reduzir a coloração de manchas, cicatrizes e formação de rugas prematuras, prevenindo o envelhecimento da pele.

Semente de Uva

A textura mais fina e o aroma neutro fazem dele uma dupla perfeita para os óleos essenciais! Exerce ação anti-envelhecimento e de regeneração da pele. Atua na neutralização de radicais livres, devolvendo a elasticidade e a flexibilidade da pele, sendo especialmente indicado para peles envelhecidas, manchadas e ressecadas pela ação do tempo ou da radiação solar intensa.

Jojoba

Possui ação de desobstrução dos poros e das glândulas sebáceas, regulando naturalmente a oleosidade da pele. No cabelo, limpa o bulbo capilar, regula a oleosidade e permite o crescimento de novos fios. Pode ser usado para tratamento e hidratação dos cabelos e como finalizador.

Coco Palmiste

Pode ser usado na pele e nos cabelos e é um excelente substituto para o óleo de coco comum. Possui propriedades anti-inflamatórias, aumenta a imunidade e protege a pele principalmente contra rugas e estrias.

Nos cabelos trata os cabelos ressecados e danificados e ajuda os cabelos cacheados e crespos a terem uma dose extra de nutrição. Recupera a fibra capilar e o couro cabeludo deixando os fios mais saudáveis e com menos queda capilar.

Copaíba

Um dos óleos mais utilizados na Amazônia, principalmente para tratar inflamações. Excelente antisséptico e cicatrizante para a pele, auxiliando em casos de eczemas, psoríase, urticária, dermatoses, prevenção e combate de acnes e outras irritações cutâneas. No couro cabeludo, ajuda no tratamento de caspas e seborreia. 

Amêndoa doce

Rico em vitaminas A, B1, B2 e B6, ácidos graxos e proteínas. É um importante provedor de umectação e reconstrução no manto lipídico evitando a perda de água e o ressecamento da pele, aumentando a sua flexibilidade. Pode ser utilizado em gestantes, crianças e idosos. Ideal para prevenção de estrias na gravidez e também pode ser usado como hidratante corporal pós-banho para todas as idades.

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free