Beleza Bem Estar Saúde   |   08/08/2022   |   144 visualizações

Você descobrirá os segredos de nutrição e alimentação para uma pele mais bonita e saudável pela nutricionista Gabi Mahamud

Saber os segredos de nutrição é um fator essencial para cuidar da sua pele, já que ela é um dos maiores e mais importantes órgãos do seu corpo. Ela forma uma barreira física protetora, regula sua temperatura e proporciona um caminho para a eliminação de fluidos como suor e óleos. A nutrição também possui um papel importante na para uma saúde e beleza In & Out.

Muito se fala sobre radicais livres e antioxidantes. De como o desequilíbrio entre eles está ligado a uma série de doenças. Mas afinal, o que são os radicais livres? Como eles atuam? E os antioxidantes, para que servem? Onde podem ser encontrados? Como eles podem atuar no resultado de uma pele mais bonita e saudável?

Radicais livres

Os radicais livres são produzidos o tempo todo pelo nosso organismo. Eles são produtos resultantes da conversão dos nutrientes dos alimentos em energia. Porém, nosso organismo possui enzimas protetoras, que controlam o nível desses radicais produzidos pelo nosso metabolismo.

Há, no entanto, situações que podem aumentar consideravelmente a produção dos radicais livres, superando a capacidade natural do nosso corpo de lidar com eles. Entre elas estão a poluição do ar, prática de atividades físicas intensas, a ingestão de alimentos com alto potencial inflamatório, cosméticos, o estresse e o uso de cigarro e álcool. A este cenário se dá o nome de estresse oxidativo.

Deste processo podem surgir produtos tóxicos para a célula. As funções biológicas de proteínas, como o próprio colágeno, são alteradas, causando a degradação das suas fibras. Sem essas estruturas de sustentação, a pele começa a ficar flácida e com rugas. Para se ter uma ideia, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os radicais livres são um dos maiores responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Antioxidantes

Com a constante exposição à ação de radicais livres, o organismo desenvolve mecanismos de controle destas substâncias. Chamadas de antioxidantes, estas substâncias têm a função de evitar o estresse oxidativo.

Os antioxidantes estabilizam a ação dos radicais livres ao se unir a eles e neutralizá-los, impedindo que eles ajam nas nossas células e no nosso DNA. É assim que eles impedem a ação dos radicais livres na nossa pele. Entre os danos causados pelos radicais livres estão o envelhecimento precoce, hiperpigmentação e, em alguns casos, melanoma.

Como retardar o envelhecimento?

Os radicais livres favorecem o envelhecimento precoce da pele e prevenir a formação em excesso dessas moléculas e também os seus danos é sempre o melhor caminho. Além de evitar maus hábitos de vida e adotar uma boa alimentação, o uso de antioxidantes diariamente antes de aplicar o filtro solar é um cuidado fundamental para neutralizar os danos que essas moléculas podem causar.

Os segredos de nutrição aliados a escolha dos melhores cosméticos é extremamente importante para prevenir o envelhecimento precoce e também as patologias e reclamações mais comuns – como acne, melasma, flacidez, celulite, dermatite, etc.

Principais ativos antioxidantes:

Vitamina A: obtêm-se principalmente em alimentos como a cenoura e abóbora;
Vitamina C: encontrada em grande quantidade nas frutas cítricas e vegetais verde escuros;
Vitamina E: presente em grãos como arroz, milho, amêndoas, nozes, castanha e alguns vegetais;
Ácido Ferúlico: encontrado principalmente no farelo de arroz e de milho;
Phloretin: antioxidante potente que combina a proteção contra os radicais livres e ainda auxilia no clareamento da pele
Resveratrol: antioxidante potente que ajuda a pele a se recuperar das agressões sofridas durante o dia, fortalecendo-a.
Catequina: pode ser ingerida através do morango, uva e chá verde;
Flavonóide: encontrada especialmente nas uvas;
Isoflavona: existente principalmente na soja;
Licopeno: obtida através do tomate;
Selênio: encontrado na castanha do pará, carnes vermelhas e brancas;
Zinco: presente principalmente nas carnes vermelhas e brancas, leite, cereais integrais, feijões e nozes.

A escolha dos melhores cosméticos aliado a uma alimentação adequada é extremamente importante para prevenir o envelhecimento precoce e também as patologias e reclamações mais comuns – como acne, melasma, flacidez, celulite, dermatite, etc.

Dicas valiosas:

Por isso, para uma pele mais saudável, além de escolher dos cosméticos naturais, é importante que você:

1 – Consuma alimentos ricos em antioxidantes. Eles são responsáveis por combater radicais livres e com isso, garantem que nossa pele fique com um aspecto mais jovem. Frutas vermelhas, linhaça, cacau, cúrcuma, chá verde, kiwi, são alguns exemplos, nozes.

2 – Evite alimentos inflamatórios: farinha branca, açúcar, laticínios e gorduras saturadas são alimentos com um grande poder de inflamação e por isso, podem gerar acne e oleosidade excessiva. Reduzir o consumo destes alimentos garante que sua pele fique mais lisinha e com uma textura mais bonita.

3 – Invista em suplementos como: vitamina C, Ômega 3, colágeno, curcumina, colágeno, óleo de linhaça, silício orgânico, DHEA, magnésio, e vitamina D vão ajudar no controle da resposta inflamatória e no estímulo de matriz de colágeno.

4 – Mantenha os hormônios regulados – Sua pele muda especialmente por influência dos hormônios, como estrogênio e testosterona. Para uma melhora no equilíbrio do eixo hormonal várias atitudes são necessárias, mas existe uma estratégia que vem se mostrando muito simples, prática e eficaz para a regulação hormonal da mulher – o ciclo das sementes. Deixo aqui o link de como fazer para que vocês experimentem 😉

*Os dados aqui contidos constam como fontes jornalísticas. Não ultilizamos deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Leia também:

Entenda o que é colágeno e o que ele pode fazer pelo seu corpo

Receitas para manter a saúde (e a pele) em dia

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free