Saúde   |   06/03/2024   |   6 visualizações

Descubra o que é o que é Biohacking e para que serve. O biohacking é uma técnica usada para buscar o autodesenvolvimento e um entendimento mais profundo sobre si.

  • O que é Biohacking
  • Quais as principais técnicas de Biohacking

– O QUE É BIOHACKING

Já passou pela sua cabeça poder hackear o seu próprio corpo? Ser uma pessoa mais produtiva e focada? Poder elevar seus níveis hormonais, como por exemplo a testosterona e a serotonina, hormônios famosos por nos fornecer mais felicidade e vigor?

Nós somos um sistema complexo. Tudo o que colocamos para dentro de nós, como alimentos, emoções e pensamentos, acabam afetando nosso comportamento, nossa saúde e nosso desempenho em todas as áreas da vida.

O Biohacking é a mistura da biologia com a ética hacker para que você possa aprender a desvendar os seus “cadeados” internos, conseguindo assim desenvolver em seu próprio corpo habilidades que você jamais imaginou conquistar antes, algumas vezes até coisas consideradas sobre-humanas ou impossíveis.

O biohacker tem seu corpo como um sistema complicado que pode ser analisado e compreendido. O biohacking pode ser usado para buscar o autodesenvolvimento e um entendimento mais profundo sobre si mesmo.

– Quais as principais técnicas de Biohacking

Para que você seja um hacker do próprio corpo, são necessárias algumas técnicas para que você alinhe sua mente com o funcionamento do seu corpo. Conheça cada uma delas:

  • MINDSET

Somos feitos de energia, deste modo tudo que você faz e o que você pensa irá influenciar diretamente em sua vida.

“Palavras geram pensamentos, pensamentos geram sentimentos, sentimentos geram ações e ações geram resultados” – Então, se suas palavras já começam de uma forma negativa, qual será o seu resultado?

Mude os seus pensamentos e você irá mudar tudo a seu redor.

  • DOMÍNIO DOS SENTIMENTOS

Cada comportamento que temos acaba fazendo nosso corpo liberar moléculas de emoção, e é exatamente nessas moléculas que nosso cérebro vicia, onde acontece a liberação de dopamina. Nossos comportamentos influenciam em nossas emoções, e o contrário também é verdadeiro.

Faça exercícios diários para que você mude seus sentimentos. Sente de forma ereta, com os ombros alinhados, queixo para frente, tente fazer isso para ver como você já sentirá algo diferente.

Sorria mais! Sorrir demonstra felicidade, porém não tínhamos a noção que o simples ato de sorrir pode nos tornar felizes de verdade.

Esses pequenos exemplos nos mostram perfeitamente como são estreitos os vínculos entre a mente e o corpo. Assim, conseguimos compreender que comportamentos moldam e reforçam quem somos.

  • ALIMENTAÇÃO

Um dos pontos em que as pessoas não dão atenção, mas é um dos fatores mais importantes para conseguir viver bem e em alta performance. Para que uma máquina funcione de forma adequada, é necessário combustível de qualidade, correto? Então por que você acha que o corpo humano é diferente?

Ter uma alimentação baseada em proteínas de alta qualidade, frutas e vegetais orgânicos (de preferência), gorduras boas, uma adequada hidratação.

Retirar alimentos ricos em açúcares, gorduras trans, farinhas refinadas e ter compostos bioativos para o aumento da performance de seu cérebro, é fundamental para uma vida biohacker.

  • EXERCÍCIO FÍSICO

Não existe alta performance mental sem um corpo fisicamente ativo. Um verdadeiro hacker é aquele que vive aperfeiçoando as suas habilidades físicas.

Manter-se fisicamente ativo é fundamental para o domínio do próprio corpo, é onde você sempre pode fazer mais e ir além. Praticar alguma atividade física pela manhã seria o mais indicado e no mínimo 30 minutos.

Estudos mostram que um corpo forte, tem uma mente mais forte e equilibrada. Faça exercícios que possam estimular seus músculos e produzir mais mitocôndrias, essas organelas tão vitais ao cérebro.

  • SONS E MÚSICAS

Nosso cérebro funciona de forma diferente quando ouvimos música de jazz suave em comparação com a música de rock pesado. Por isso é importante encontrarmos músicas que funcionem para nós para colocarmos no estado de fluxo ou da mente.

Abaixo uma prévia explicação sobre como as ondas cerebrais afetam diretamente a nossa mente:

• Beta (14 a 30 Hz): quando estamos acordados e concentrados, na maior parte do tempo.
• Alfa (8 a 14 Hz): estado meditativo, estado crepuscular entre sono e acordado, memória melhorada, acordada e relaxada.
• Theta (4 a 8 Hz): sonhos lúcidos ou claros e acesso à nossa mente inconsciente.
• Delta (0,1 a 4 Hz): sono profundo e sem sonhos e ausência da consciência, nossos poderes são restaurados.

  • NOOTRÓPICOS

Os nootrópicos são substâncias que melhoram a habilidade cognitiva e mental, eles podem ser sintéticos ou naturais. Eles não são medicamentos, pois os medicamentos trazem você de volta à saúde quando você está doente, enquanto os nootrópicos o ajudam a melhorar quando você está saudável.

  • ÓLEOS ESSENCIAIS

Os óleos essenciais têm sido utilizados através da história em muitas culturas por seus benefícios medicinais e terapêuticos. Os estudos científicos modernos mostram cada vez mais tendências para um uso mais holístico visando o bem-estar, incentivando as pessoas para uma reinvenção do cuidado a saúde em suas próprias casas.

Óleo Essencial de Lavanda Francesa
  • SONO

Muitos métodos comprovados apoiados por estudos científicos que podem ser testados antes de se usar medicamentos para dormir, que muitas vezes superam os mecanismos naturais do corpo e podem causar mais mal do que bem.

A higienização do sono é fundamental para a saúde de qualquer pessoa. Ajuste seu colchão e travesseiro, desligue todas as luzes do quarto antes de dormir. Tome um banho relaxante antes de dormir, use óleos essenciais para aumentar o estado de relaxamento, como o óleo essencial de lavanda. Tome chás calmantes antes de se deitar como os chás de Camomila, Erva doce, Capim Cidreira, Valeriana, Mulungu, Maracujá…

Dormir bem é proporcionar a sua mente, mais equilíbrio e menos estresse.

Aprenda a hackear o corpo, a mente e o ambiente no qual você vive, esse é o segredo das grandes mentes e a chave para que você vire uma máquina de alta performance e produtividade.

Leia também:

Receita com bioativos para melhorar sua saúde

O que é um termogênico?

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free