Bem Estar Saúde | 28/02/2024 | 75 visualizações
O que é um termogênico e o que você vai aprender aqui:
- O que é um termogênico e como ele age no corpo;
- Quais as substâncias mais termogênicas,
- Contraindicações.
A grande maioria das pessoas buscam sempre melhorar questões estéticas, principalmente para potencializar o emagrecimento. Hoje temos acesso a muitas informações e a produtos que prometem verdadeiros milagres. Porém, devemos ter muita cautela na hora de ingerir um produto.
Quando se trata de emagrecimento, as pessoas recorrem aos termogênicos. Essa categoria de suplementos ajudam, quando bem utilizados e de boa procedência, na melhora do desempenho físico e na queima de gordura.
O que é um termogênico e como ele age no corpo?
Os termogênicos são substâncias, podendo ser naturais ou sintéticas, que quando ingeridas aumentam a temperatura corporal. Com o aumento da temperatura, nosso corpo como um mecanismo de defesa e para manter o corpo em equilíbrio, gasta energia para baixar a temperatura e mantê-la em homeostase.
Então essas substâncias geram calor ao corpo e com isso, fazer o organismo gastar mais calorias.
Quais as substâncias mais termogênicas?
Os alimentos mais populares com ação termogênica são: café, chá verde, chá preto, gengibre, canela, pimenta e o guaraná.
O uso de termogênicos ajuda no controle e na manutenção do peso, devido aos seus efeitos no metabolismo e na diminuição da gordura corporal. Porém para que os termogênicos possam ser realmente eficientes é necessário uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos regulares.
As combinações de ingredientes com ação termogênica (como café, guaraná, chá verde e especiarias) trazem também benefícios como:
- melhora da sensibilidade à insulina;
- aumento na função mitocondrial e na capacidade de produzir energia;
- mais energia, desempenho e performance para a realização de treinos.
Contraindicações
Por mais natural que um termogênico possa ser, algumas pessoas podem ser sensíveis a alguns ingredientes presentes no suplemento. Como a maioria deles possui cafeína, dependendo da sensibilidade, as pessoas podem sentir taquicardia, desconfortos gástricos e dificuldade para dormir.
Não é aconselhado o uso de termogênicos por pessoas com gastrite ou úlcera, que sofrem de pressão alta ou insônia.
Produtos termogênicos também não são indicados para gestantes e lactantes.
O recomendado é você sempre fazer um acompanhamento com um nutricionista ou médico.
Leia também:
Quais são os alimentos amigos do cérebro? Descubra agora!
O que é proteína de origem vegetal