Bem Estar Saúde   |   16/02/2024   |   66 visualizações

Você vai aprender aqui o que é proteína de origem vegetal:

  • O que é uma leguminosa?
  • Quanto de proteína tem nas leguminosas?
  • Quais as principais fontes de proteína vegetal?

O que é uma leguminosa?

Com o movimento mundial da #segundafeirasemcarne e com o aumento do público vegetariano e vegano, muitas pessoas ficam com dúvida na hora de substituir a proteína animal pelas proteínas de origem vegetal, como as leguminosas por exemplo.

As leguminosas são um grupo alimentar que inclui frutos e sementes da família de plantas conhecida cientificamente por Fabaceae. 

O consumo regular e adequado das leguminosas ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, triglicerídeos e açúcar no sangue, prevenindo diversas doenças, como câncer, diabetes e obesidade, além de ajudar no bom funcionamento do intestino, evitando a constipação.

Quanto de proteína tem nas leguminosas?

As leguminosas como os feijões, lentilha, ervilha, grão de bico, tremoço, soja, tem cerca de 30 a 50% da sua composição de proteínas.

A tabela a seguir indica a quantidade de proteínas, fibras e calorias para cada 100 g das leguminosas:

Mas a composição desses alimentos vai além de proteínas, eles trazem também muitas fibras e nutrientes como ferro, selênio, potássio, zinco, complexo B.

Quais as principais fontes de proteína vegetal?

Sabemos que existem muitas outras fontes de proteínas vegetais na natureza, como a ora-pro-nobis, tofu, missô, edamame, semente de abóbora além das oleaginosas. Porém muitas vezes faz-se necessária a suplementação para que o indivíduo, dependendo da sua necessidade e objetivo, consiga obter a quantidade ideal de proteína ao dia.

As leguminosas têm um valor nutricional muito rico e devem fazer parte da nossa vida, porém é importante avaliar se o consumo de proteína esta adequado para que não soframos com as consequências de um consumo deficiente.

Proteína vegetal com sabor delicioso. Saiba onde encontrar!

Descubra uma opção deliciosa e saudável para manter seu corpo nutrido e em forma com a Barra de Proteína Natural Protein Bar da Puravida, disponível na Use Orgânico. Formulada com proteína premium de fácil absorção e TCM (óleo de coco ultraconcentrado), esta barra oferece uma fonte concentrada de nutrientes essenciais sem aditivos indesejados. Além disso, é uma escolha vegana, livre de açúcar, soja e glúten, ideal para quem busca uma alimentação equilibrada. É uma opção deliciosa para qualquer momento do dia. Tenha sempre à mão, seja na mochila, na lancheira das crianças, no escritório ou em casa, e desfrute de uma fonte de prazer e nutrição para o seu corpo.

Acesse nosso site e escolha a sua preferida!

Leia também:

Benefícios do cacau

Entenda o que é colágeno e o que ele pode fazer pelo seu corpo

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free