Aromaterapia | 27/04/2021 | 1.42 Mil visualizações
O óleo essencial de ylang ylang, com seu aroma doce e marcante, é muito conhecido por suas propriedades afrodisíacas. Mas você sabia que existem diversas variedades de óleo de ylang ylang: o I, II, III, extra e destilação completa?
A destilação deste óleo essencial muitas vezes é feita a partir do seu fracionamento, assim vários tipos de óleos são obtidos em diferentes estágios da destilação. Há uma gradual perda da qualidade aromática e da ação afrodisíaca do óleo entre a primeira e a última fração.
A primeira fração é denominada de “extra”. Esta fração é utilizada exclusivamente pela indústria de perfumes de luxo e é geralmente obtida depois de 1 hora e meia do início do processo da destilação.
Já o ylang ylang I é obtido após as próximas 3 horas, o ylang ylang II após as outras 5-6 horas e finalmente ylang ylang III nas últimas 9-10 horas. O tempo total da destilação fica entre 15 e 20 horas. O ylang ylang completo é resultado de cerca de 15 horas de destilação consecutiva sem fracionamento.
E as propriedades terapêuticas? Como ficam?
O ylang ylang extra e o ylang ylang I são mais indicados pelas suas propriedades calmantes e regeneradoras da pele. Também é utilizado para estados de ansiedade, stress, nervosismo e insônia.
O ylang ylang II reúne as propriedades do I e III e pode ser empregado como uma espécie de média entre as propriedades terapêuticas.
Já o ylang ylang III possui um aroma menos intenso que os primeiros e tem algumas propriedades anti-inflamatórias.
O óleo essencial completo possui as características reunidas de todas as frações e um aroma mais complexo.