Saúde Uncategorized   |   18/06/2018   |   14.57 Mil visualizações

O que você vai ler aqui: Propriedades terapêuticas do óleo essencial de Cedro Atlas; Como utilizá-lo.

O óleo essencial de cedro é extraído através do processo de destilação a vapor dos pedaços de madeira da árvore de cedro, que tem o nome Cedrus atlantica, embora existam várias espécies de cedro, falaremos da variação chamada cedro Atlas.

É uma planta nativa de climas frios e normalmente é encontrada em altas altitudes. Não é surpresa porque os cedros fossem as árvores mais mencionadas na Bíblia,  sendo uma fonte de proteção, sabedoria e abundância.

É um óleo com cheiro bem amadeirado, porém com um toque adocicado, confrerindo um  aroma muito agradável!

Veja abaixo os principais usos do óleo essencial de cedro:

1.Trata eczema

É um distúrbio cutâneo comum que provoca pele seca, vermelha e pruriginosa que pode formar bolhas ou rachar.

Este óleo essencial pode curar a inflamação que o eczema provoca-trata a infecção pelas propriedades antifúngicas.

Para cada 10g/ml de creme neutro, adicione 3 gotas do óleo essencial.


2. Queda de cabelo

Óleo essencial de cedro pode estimular os folículos pilosos e aumentar a circulação no couro cabeludo. Isso contribui para o crescimento do cabelo e retarda a queda.

Aromaterapeutas  recomendaram óleos essenciais durante anos para tratar a perda de cabelo, queda de cabelo e vários tipos de alopecia.

Há evidências de que a aplicação de óleo de cedro, em combinação com os óleos essenciais de tomilho , alecrim e lavanda , ao couro cabeludo melhora o crescimento do cabelo em até 44% para pessoas com perda de cabelo após sete meses de tratamento.

Para fazer isso, adicione este óleo ao seu xampu ou condicionador, ou simplesmente massageie o óleo no couro cabeludo e deixe descansar por 30 minutos antes de enxaguar.


3. Couro cabeludo seco 

Este óleo ajuda a tratar o couro cabeludo seco ou escamoso. Estimula o couro cabeludo e aumenta a circulação.

Para aproveitar este benefício do óleo essencial , misture duas gotas de óleo essencial de cedro com óleo de coco para criar uma mistura com propriedades antifúngicas e hidratantes. Aplique a mistura ao couro cabeludo e esfregue-a por cinco minutos.

Para melhores resultados, deixe descansar no couro cabeludo por 30 minutos ou mais – depois lave-o.


4. Agente anti-séptico

Óleo essencial de cedro pode ser usado topicamente com segurança em feridas como um anti-séptico. Ele defende o corpo contra toxinas e alivia seus glóbulos brancos e o sistema imunológico de estresse ou mau funcionamento – isso protege suas funções internas e combate bactérias no corpo.

Você pode fazer um óleo corporal com 3 gotas  do óleo essencial de cedro mais  10ml de óleo de coco e, em seguida, aplique no corpo para curar feridas, cicatrizes ou infecções.


5. Reduz artrite

Inflamação das articulações e tecidos, que são sintomas comuns de artrite , pode levar a dor ou desconforto debilitante; isso pode ser diminuído com o uso de óleo essencial de cedro.

Ao inalar o óleo ou usá-lo externamente na pele, você reduz a inflamação – o que minimiza a rigidez das articulações . Tente fazer um banho de imersão com cinco a dez gotas de óleo essencial de cedro.


6.  Alivia espasmos
 

Se você luta com a síndrome das pernas inquietas, convulsões respiratórias, asma e outras condições espasmódicas, você pode encontrar alívio, aproveitando as propriedades calmantes do óleo essencial de cedro. Esses espasmos podem afetar o sistema respiratório, músculos, intestinos, coração e nervos .


9. É diurético 

Óleo essencial de cedro aumenta a freqüência urinária  portanto, remove toxinas prejudiciais, excesso de água e gordura do corpo.

Para isso, você pode pingar duas gotas de óleo essencial de cedro em suas mãos e massagear a bexiga e os rins. Isso ajuda com infecções do trato urinário , retenção de água e problemas renais.


10. Melhora o foco e o TDAH

Um estudo descobriu que o uso de óleo de cedro em crianças pode melhorar muito seu foco e capacidade de aprendizado. Trinta e quatro crianças com TDAH receberam óleos únicos diferentes, incluindo vetiver, cedro, lavanda e uma mistura de óleo.

As crianças faziam três inalações profundas três vezes ao dia durante trinta dias. No final do estudo, os participantes retomaram um teste de EEG e TOVA e, tanto com óleo de vetiver como de cedro, houve mudanças significativas.

Os resultados mostraram que a inalação de óleo de cedro melhorou o foco em crianças com TDAH em 65%!


11. Alivia a tensão 

Como o óleo essencial de cedro é sedativo, tem o poder de aliviar a tensão e o estresse que afetam sua saúde. Tem um efeito calmante e relaxante na mente, reduz a inflamação e a dor muscular e minimiza a irritação ou a comichão na pele.

O cheiro deste óleo essencial de estimula a liberação de serotonina, que é convertida em melatonina no cérebro. A melatonina induz sono reparador e te acalma.

Um estudo  mediu as propriedades sedativas do óleo de cedro. O estudo incluiu ratos que inalaram cedrol, um componente do óleo de cedro.

A atividade motora nos ratos diminuiu significativamente; os ratos que receberam cafeína e categorizaram como hiperativos também mostraram uma diminuição da atividade. As taxas de sono nos ratos aumentaram também.

Estas propriedades do óleo essencial de cedro ajudam as pessoas com stress crônico e depressão . Tudo que você tem a fazer é inalar o óleo essencial de cedro diretamente do frasco.

Você também pode difundir algumas gotas de óleo ou esfregar uma gota de óleo logo acima das sobrancelhas para aliviar a tensão.

12. Trata a acne 

Este óleo essencial protege os poros do  rosto, impedindo a entrada de sujeira ou quaisquer micróbios nocivos no corpo, o que leva a acne e infecções de pele.

O óleo também é eficaz para tonificar a pele facial e dando-lhe uma aparência jovem.

Para curar sua acne de maneira natural,  adicione uma gota deste óleo na sua loção ou sabonete líquido ou massageie o óleo em sua pele por si só.

Este processo  pode ser adicionado na rotina diária, a fim de eliminar a acne.

Você também pode fazer sua própria esfoliação facial combinando óleo essencial de cedro com sal amargo e óleo de coco. Misture esses ingredientes até obter uma textura áspera e ligeiramente oleosa – em seguida, use a mistura para esfoliar o rosto e ajudar a eliminar a acne!

O óleo essencial de cedro é seguro dentro das dosagens recomendadas. Em crianças abaixo de 5 anos, reduza pela metade a dosagem. Não deve ser aplicado em bebês!

Comentários

Use Orgânico Yumi Hira

Adepta da vida saudável, pet e ecolover, tem sua própria horta, consumidora de cosméticos orgânicos desde 2011.

Aromaterapeuta especializada em psicossomática com cursos pelo Instituto By Sâmia e Aromaflora, Terapeuta floral, reikiana e formada em Constelação Familiar, além de buscadora espiritual.
Fundadora do blog Projeto Beleza saudável.

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free