Bem Estar Saúde   |   13/03/2018   |   34.25 Mil visualizações

O que você vai ler aqui: Propriedades terapêuticas do óleo essencial de hortelã-pimenta; Como utilizá-lo.

Hortelã pimenta não é um nome muito conhecido pela população em geral – mas saiba que é muito usada na culinária! Sabe aquele suco de abacaxi com hortelã?! Pois é… é ele!

É utilizado na fabricação de produtos que usamos diariamente, como shampoo, chiclete, creme dental, sorvete, sabonete e muito mais – você o conhece provavelmente como menta!

Esse óleo essencial trata vários problemas de saúde, devido suas propriedades antimicrobianas, antiviral, anti-fúngico, carminativas e analgésicas.

Usado mundialmente pelas propriedades medicinais, pesquisas atribuem essas qualidades à mentona e ao composto ativo mentol,em altas concentrações no óleo de hortelã-pimenta.

Você pode querer ler: benefícios do óleo essencial de lavanda


Conheça as propriedades e formas de uso do óleo essencial de hortelã pimenta!

1. Melhora a digestão

O óleo de hortelã pimenta é muito útil na digestão. Adicione 2 gota em um  fio de óleo vegetal, como o azeite e massageie a região do estômago.

É um  OE carminativo, portanto ajuda a remover o excesso de gases  e trata estômagos irritados.

2. Tratamento para naúseas

Um estudo de 2013 descobriu que o óleo de hortelã-pimenta ajudou a reduzir a náusea causada por  quimioterapia.

O estudo afirmou que além da segurança e eficácia em náuseas e vômitos, também é ecônomico, já que afeta 70 a 80% dos pacientes em quimioterapia

Como usar óleo essencial de hortelã pimenta contra náuseas:

1. Aplicar topicamente: Misture 1-2 gotas de óleo de hortelã pimenta com a mesma quantidade de um óleo vegetal, como o óleo de coco ou mesmo azeite e esfregue-o atrás das orelhas.

2. Use em um difusor ambiental: o aroma lento e constante ajuda a diminuir a sensação de náusea, use de 5-7 gotas.

3. Inalar diretamente do frasco: quando se tem náuseas , inale o óleo de hortelã-pimenta profundamente, direto do frasco.

3.Para tratar azia e dor estomacal

Hortelã-pimenta acalma músculos do trato gastrointestinal e também estimula o fluxo biliar, que facilita a quebrar gorduras e passar alimentos através do intestino com mais eficiência.

Isso faz deste óleo um remédio útil para o refluxo ácido e acalma estômago irritado. Como também tem efeito refrescante, alivia a azia.

IMPORTANTE: este OE pode relaxar o músculo do esfíncter que divide o estômago do esôfago, por isso, se você tem doença de refluxo gastroesofágico evite.

Como usar o óleo essencial de hortelã-pimenta para azia e dor de estômago:

1. Aplicação tópica: Misture 2-3 gotas de óleo de hortelã pimenta com 1 colher de chá de óleo vegetal carreador, como óleo de coco e massageie o estômago.

2. ingestão: Num copo com água quente, adicione 1 gota do óleo , 1/2 colher de chá de vinagre de maçã e 1 colher de chá de mel. Misture e beba.

4. Para dor de garganta:

O mentol ajuda a resfriar e anestesiar dor de garganta, proporcionando alívio. As propriedades analgésicas do óleo de hortelã pimenta ajudam a aliviar a dor de garganta.

Essas propriedades anti-bacterianas combatem infecções na garganta e as propriedades anti-inflamatórias combatem o inchaço.

Como usar  para dor de dor de garganta:

Gargarejo: Misture 1-2 gotas de óleo de hortelã pimenta em um copo de água morna e 1 pitada de sal marinho.
Gargarejar com a solução para reduzir a inflamação da garganta, matar bactérias e anestesiar a dor.

5. Para resfriados:

1. Inalar diretamente do frasco: simplesmente inalar profundamente o óleo essencial de hortelã pimenta,  já basta para abrir as vias aéreas – e revigorar os sentidos!

2. Aplicar Topicamente: Misture 2-3 gotas de óleo de hortelã pimenta com 1/2  colher de óleo vegetal, como óleo de coco ou azeite e massagem no tórax para aliviar o congestionamento.

3. Inalação de vapor:  Adicione de 3-5 gotas do OE em uma tigela de água fervente, coloque uma toalha sobre a cabeça e inale  por 5-10 minutos.

O vapor quente ajuda a diluir e drenar o muco nas vias aéreas e as propriedades descongestionantes do óleo ajudam a aliviar os sintomas do resfriado e congestão nasal.

4. Use em um difusor:  adicione 5 gotas de óleo de hortelã-pimenta e 5 gotas de óleo essencial de eucalipto no seu difusor ambiental a vapor  durante a noite.

6- Alivia dor de cabeça

O óleo essencial de hortelã pimenta é um bom remédio para dores de cabeça. Para aliviar a dor. em um fio de óleo de azeite, adicione 1 gota do OE e massageie a testa.

Aplique também uma camada abaixo das narinas, para adentrar no sistema límbico, localizado no cérebro. Assim, age de duas formas bem eficazes.

7. Reduz o estresse

Hortelã pimenta pode aliviar estresse , depressão e esgotamento mental por sua ação refrescante. Também é eficaz contra a ansiedade e a inquietação.

Além disso, estimula a atividade mental, limpa a mente e aumenta a cognição.
Para isso, pingue uma gota num colar aromaterápico ou 5 gotas no difusor ambiental.

IMPORTANTE: pessoas com problemas de insônia só devem usar desta forma até 17hrs para que não afete o sono.

8. Reduzir dores musculares

Se você sofreu dores musculares após uma caminhada, um longo dia no trabalho ou sofreu uma lesão muscular esportiva este óleo é muito útil

Hortelã-pimenta pode ser usado topicamente no alívio da dor, pelo efeito refrescante que ajuda a diminuir a sensação dolorosa nos músculos

O mentol é capaz de relaxar os músculos, aliviar a inflamação e proporcionar analgesia, aliviando a dor pelo efeito refrescante.


Em caso de lesão ou ferida, aplique na área para reduzir o inchaço, aliviar a dor e eliminar as chances de inflamação.

Como usar o óleo de hortelã-pimenta para músculos doloridos:

Óleo de massagem: Combine 5-10 gotas de óleo do OE a 1-2 colheres de chá de um óleo vegetal carreador, como óleo vegetal de copaíba, que também age na dor.

9. Aumenta a imunidade

Hortelã pimenta pode estimular a imunidade em várias doenças e é frequentemente usado quando o sistema imunológico está fraco.

O OE  também é conhecido por ter poderosos efeitos antivirais, antibacterianos e antifúngicos, por isso é usado em tantos tratamentos alternativos.

Hortelã pimenta é composto de cânfora, mentol e carvacrol, que atuam contra certas bactérias perigosas como E. coli, salmonela e infecções por estafilococos.

Para auxiliar a imunidade, pode ser aplicado uma gota diretamente na sola dos pés.

Você pode querer ler: Conheça os benefícios do  óleo essencial de tea tree

6. Como ativo anti-caspa e energético natural

Adicione 2-3 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta ao seu shampoo no banho da manhã para estimular o couro cabeludo, energizar sua mente e acordar!

Como é um poderoso anti-séptico, a hortelã pimenta também pode ajudar a remover a caspa e os piolhos.

10. Como ativo redutor de febre

Pelo efeito refrescante do óleo essencial de hortelã-pimenta, é um excelente ativo para reduzir a febre, especialmente em crianças.

Em uma colher de chá de óleo vegetal e 1 gota do OE, aplique massageando o pescoço, têmporas e sola dos pés para estabilizar a febre de forma natural,  sem drogas antitérmicas!

———————–
As dicas de uso acima são válidas para crianças a partir de 5 anos até idosos.
Recém nascidos podem usar desde que em diluição muito baixas. Gestantes não devem usar este óleo essencial.

Para obter todos os benefícios o óleo essencial de hortelã pimenta (menta piperita), deve ser 100% puro, de marcas conceituadas que trabalham com OEs qualificados para uso terapêutico.

Este post visa orientar o uso correto deste óleo essencial em dosagens seguras. Não nos responsabilizamos pelo mau uso ou hiperdosagem.

Para problemas de saúde mais graves, um médico e um aromaterapeuta devem ser consultados.

#useorgânico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free