Saúde   |   23/02/2018   |   6.22 Mil visualizações

O óleo essencial de lavanda é extraído da planta, conhecida com o mesmo nome. Trata-se de uma flor muito bonita que passa pela destilação a vapor para ter o seu óleo extraído.

É encontrada frequentemente nas proximidades do Mediterrâneo e no Norte da África. Porém, frequentemente passou a habitar outras regiões como os EUA, Europa e Austrália.

Conhecida por suas propriedades antifúngicas é usada desde o século XIIV para prevenir a Peste Negra. Mas também teve o seu auge como sais de banho pelos gregos, persas e romanos.

Aliás, a palavra lavanda é derivada de “lavare”, termo em latim que significa “lavar”. Por isso, o óleo de lavanda é ainda muito utilizado no banho e produtos de higiene. Mas suas aplicações e benefícios não param por aí.

Veja neste post para que serve o óleo essencial de lavanda, quais são suas vantagens e aonde comprá-lo. Saiba tudo sobre esse produto natural e melhore sua saúde com ele. Confira!

Para que serve o óleo essencial de lavanda?
Óleo Essencial de Lavanda: conheça seus inúmeros benefícios e aplicações

O óleo essencial de lavanda é um dos mais conhecidos entre os produtos orgânicos. É usado para diferentes finalidades e pode ser encontrado em substâncias diversas, ou até mesmo em sua versão pura.

Ainda não sabe para que serve o óleo de lavanda? Veja algumas aplicações comuns desse produto natural e incorpore-o em sua rotina diária. Seu organismo vai agradecer um cuidado tão especial como esse, já a sua saúde ficará em dia. Confira!

Aromaterapia

Um tratamento a base de óleos essenciais para prevenir ou combater diversas doenças através de medicamentos 100% naturais. Os óleos podem ser espalhados pelo ambiente através de difusores ou gotas em móveis e demais objetos.

Também é comum encontrar as opções em sache do óleo essencial de lavanda, uma ótima escolha para levar suas propriedades terapêuticas sempre com você.

Tratamento da insônia

O óleo essencial de lavanda também pode ser utilizado no combate à insônia e melhora do sono. Basta adicionar algumas gotas em seu travesseiro ou colocar um pano úmido com o óleo próximo a cabeceira da cama.

O óleo de lavanda ajuda a relaxar os músculos e a mente, proporcionando uma excelente noite de sono. Esse produto natural também pode ser utilizado para melhorar o sono de crianças, já que não apresenta contra indicações.

Produtos para o banho e higiene

A lavanda também é encontrada em diversos produtos de higiene e beleza. Como é o caso de sabonetes, sais de banho, desodorantes, produtos anticaspa e muito mais.

Além das opções encontradas em diversas lojas de cosméticos, você pode fazer seus próprios produtos a base de lavanda. Basta misturar o óleo essencial de lavanda com água ou outro solvente natural e utilizar como quiser. Experimente!

Massagem e cuidados com a pele

Os cremes e hidratantes para a pele também são muito comuns com o óleo essencial de lavanda. Ele pode ser encontrado em produtos de massagem, tratamento para acne, compressas, entre outros produtos.

É um remédio natural e muito poderoso para manter sua pele bonita e livre de espinhas ou outros sinais. Ajudar na circulação sanguínea também é outra característica do óleo de lavanda, o que ajuda a manter o brilho e a maciez de sua pele.

Benefícios do óleo essencial de lavanda
Óleo Essencial de Lavanda: conheça seus inúmeros benefícios e aplicações

Depois de conhecer as aplicações mais comuns do óleo essencial de lavanda, chegou a hora de conhecer os seus benefícios. Você sabe quais os ganhos que esse produto gera no seu corpo?

Veja os benefícios do óleo de lavanda a seguir e incorpore essa solução na sua vida o quanto antes. Confira!

Reduz as dores

Um estudo publicado no European Journal of Neurology, revelou que o óleo de lavanda ajuda a amenizar dores de cabeça e enxaqueca. Na pesquisa, as pessoas que inalaram o produto por cerca de 15 minutos apresentaram uma diminuição significativa da cefaleia.

O combate às dores musculares também é outro benefício do óleo essencial de lavanda. Através de uma massagem com esse produto, os incômodos podem ser diminuídos consideravelmente.

Entre os problemas aliviados com o óleo de lavanda, estão: lombalgia, dores crônicas nas costas, reumatismo, entorses, cansaço nas articulações, etc.

Alie o óleo de lavanda com o Óleo de hortelã-pimenta e crie um óleo de massagem 100% natural. Esse produto pode ser utilizado para inalação, ou até mesmo aplicação sobre a pele e têmporas.

Cuida de sua pele

Os benefícios do óleo de lavanda para a pele são muito conhecidos e visíveis para qualquer pessoa que passa a usá-lo em seu dia a dia. Entre as vantagens destacam-se o alívio da coceira, eliminação de bactérias, hidratação, combate ao ressecamento e rachaduras no inverno, tratamento da acne, etc.

Como é um antisséptico e antifúngico poderoso, acelera a cicatrização de feridas e combate o envelhecimento da pele. Chega a ser considerado como um produto natural antirrugas e linhas de expressão por muitos especialistas.

Melhora o sono

Possui propriedades relaxantes e calmantes em sua composição. Por isso, é muito indicado no tratamento da insônia e outros distúrbios emocionais. Ajuda no tratamento da depressão, ansiedade, estresse e outros. É um ótimo aliado para relaxar e reduzir a tensão da rotina diária.

Pode ser adicionado no ambiente através de difusores para deixar o local mais agradável, aplicado sobre travesseiros e outros objetos, ou ainda, usado em massagens relaxantes.

Alguns estudos ainda revelaram que quando aliado com o óleo essencial de alecrim, as propriedades relaxantes ficam ainda mais evidentes. Pessoas que inalaram essa mistura apresentaram melhora em doenças e distúrbios neurológicos.

Auxilia na respiração

A inalação do vapor do óleo essencial de lavanda provou ter benefícios para problemas respiratórios como asma, bronquite, tosse, resfriado, congestão nasal e muitos outros. O produto ajuda a limpar os pulmões e as vias respiratórias, facilitando a inspiração e expiração do ar.

Pode ser aplicado sobre o peito ou pescoço para aliviar os sintomas de resfriado também, ou inalado como vapor para tratar problemas internos. Também é uma terapia muito usada para promover a cicatrização e infecções generalizadas.

Onde comprar óleo essencial de lavanda?

O produto pode ser encontrado em sua versão pura em lojas especializadas em produtos orgânicos. Conheça bem a procedência do material e garanta que trata-se de um produto 100% natural.

Se usado em sua versão sem químicos, os benefícios do óleo essencial de lavanda são ainda maiores para o seu organismo. Visite uma loja de sua confiança e compre agora mesmo!

Você já usa o óleo de lavanda em seu dia a dia? Compartilhe no campo de comentários suas dicas e sugestões de uso!

Confira também nosso Matéria: Óleos essenciais: benefícios e propriedades

#useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free