Saúde   |   03/03/2018   |   4.75 Mil visualizações

O óleo essencial de tea tree é um dos mais conhecidos e usados no universo da aromaterapia. É um OE seguro- pode ser aplicados puros na pele, sem diluição prévia. E também muito versátil, é capaz de tratar inúmeros problemas!

óleo essencial de tea tree também conhecido como óleo essencial de melaleuca, é bem conhecido pelo potencial anti-séptico e capacidade de tratar feridas.
Deriva da planta nativa australiana Melaleuca alternifolia e já era utilizada pelos aborígenes há um século!


Durante mais de setenta anos, foram registrados inúmeros estudos médicos comprovando a eficácia para combater inúmeros fungos e bactérias.
Age como: antibacteriano, antimicrobiano, anti-séptico, antiviral, balsâmico, cicatrizante, expectorante, fungicida, inseticida e estimulante.

Conheça os usos do óleo essencial de tea tree na saúde:

1. Higienizador de mãos

Tea tree é um desinfetante natural para as mãos ideal.

Estudos demonstraram que o óleo mata várias bactérias comuns e vírus responsáveis ​​por causar doenças, incluindo E. coli , S. pneumoniae e H. influenzae

Além disso, outro estudo testando vários tipos de santizadores de mãos demonstra que a adição do óleo essencial de tea tree aumentou sua eficácia contra E. coli 

Segue uma receita simples e eficaz:
– 5-10 gotas de óleo essencial de lavanda [compre aqui]
– 15 gotas de óleo essencial de tea tree  [compre aqui]
– 1 colher de sopa de vodka ou alcool
– 80ml de puro gel de aloe vera [compre aqui]

Como fazer:

Em um frasco spray adicione primeiro a vodka ou álcool. Em seguido adicione os óleos essenciais.
Misture bem. Em seguida adicione o gel de aloe e misture novamente.
Esta receita tem validade de 3 meses.

Leia Também: benefícios do óleo essencial de lavanda

2. Repelente de Insetos

Um estudo descobriu que, após um dia após a aplicação de óleo essencial de tea tree, as vacas tinham 61% menos moscas do que aquelas não tratadas com tea tree.

Além disso, um estudo in vitro mostrou que o óleo essencial de tea tree tinha maior capacidade de repelir mosquitos do que o DEET, o ingrediente ativo mais comum em repelentes de insetos convencionais..

3. Desodorante natural

O suor puro não tem cheiro, porém quando as secreções de suas glândulas sudoríparas se combinam com as bactérias na pele, produzem um odor moderado a forte.

As axilas contém muitas dessas glândulas e é o principal responsável pelo “odor corporal”. O efeito bactericida do óleo essencial de tea tree é uma alternativa natural ideal para desodorantes!

Se você comprou um desodorante natural e não está funcionando, experimente acrescentar de 15 a 20 gotas do óleo para cada 100ml

4. Anti-séptico para pequenos cortes e arranhões

Lesões assim facilitam a entrada de germes na corrente sanguínea, o que pode levar à infecção.

óleo essencial pode ser usado para tratar e desinfetar pequenos cortes e abrasões matando S. aureus e outras bactérias que podem causar infecção em feridas abertas.

Para desinfetar um corte ou arranhão, siga estas etapas:

– Limpe bem o corte com sabão simples e água

– Misture 1  gota de tea tree com uma colher de chá de óleo de coco – de preferência, se você não tiver, serve qualquer óleo vegetal natural

– Aplique uma pequena quantidade da mistura ao ferimento e cubra com um curativo

– Repita este processo uma ou duas vezes por dia até a casquinha ter se formado

5. Combate à acne

O óleo essencial de tea tree é um poderoso ativo contra a acne. Vários estudos mostraram que isso ajuda a reduzir a quantidade e severidade geral da acne .

Num estudo, a aplicação de um gel de tea tree a 5% para lesões de acne mostrou-se que é 3x  mais efetivo na redução do número de lesões do que no placebo. Quase  6x  mais efetivo na redução da gravidade.

Em outro estudo, oóleo essencial foi considerado tão eficaz contra a acne como o peróxido de benzoíla, a medicação anti-acne mais comum.

Os géis de acne à base de tea tree podem ser comprados em lojas naturais ou em varejistas online.

Porém, você pode fazer seu próprio tratamento de acne misturando uma parte de óleo essencial de tea tree com nove partes de gel de aloe vera e aplicar em áreas afetadas com um cotonete uma ou duas vezes por dia.

7. Livrar-se de micoses nas unhas

Embora micoses não sejam perigosas, são desagradáveis. Existem medicamentos que podem tratar o fungo das unhas, no entanto há quem prefira um tratamento natural.

O óleo essencial de tea tree se mostrou eficaz contra fungo nas unhas quando usado sozinho ou em combinação com outros ativos naturais.

Num estudo controlado, algumas pessoas usaram óleo essencial de tea tree e outras, medicação antifúngica por seis meses. Ao final, cerca de 60% das pessoas em cada grupo experimentaram cura parcial ou total.

Você pode usar algumas gotas do óleo puro ou misturado com a mesma proporção óleo de coco e aplicar na área afetada.

Certifique-se de lavar as mãos imediatamente após a aplicação para não espalhar fungo para outras áreas.

10. Acalmar pele inflamada

O óleo essencial de tea tree ajuda a aliviar pele inflamada por dermatite de contato, que acontece quando a pele  encosta num alérgeno, como o níquel por exemplo.
Assim acontecem vermelhidões, com coceira e às vezes com dor.

Uma pesquisa em humanos aponta a aplicação do óleo na redução e gravidade desses sintomas

Num estudo comparativo de diferentes tratamentos para a dermatite, óleo essencial  de tea tree  atuou na redução de 40% dos sintomas. É significativamente mais do que os medicamentos padrão.

Além disso, o óleo proporciona alívio das picadas: reduz coceira, vermelhidão e inchaço devido à picada.

Use esta receita para aliviar a pele inflamada:
Combine 10 gotas de tea tree para uma colher de sopa de azeite + uma colher de sopa de óleo de coco.
Misture bem e guarde em um frasco.
Aplique na área afetada até duas vezes ao dia até que os sintomas desapareçam.

11. Controle da caspa

Embora haja poucas pesquisas sobre a eficácia do óleo essencial de tea tree no tratamento da caspa, um estudo controlado sugere que pode ser útil.

Neste estudo de quatro semanas, o grupo que usou um shampoo natural contendo tea tree teve uma melhora de 40% na caspa. Além disso, relatou melhorias significativas na gravidade da caspa, coceira e sebo.

Para ajudar a reduzir a caspa, adicione algumas gotas de tea tree na sua porção de shampoo ao lavar o cabelo.

14. Aliviar a Psoríase

A psoríase é uma condição auto-imune caracterizada por surtos de vermelhidão na pele e descamações. Embora existam medicamentos que possam melhorar os sintomas, o problema é crônico e ainda não há cura.

O óleo essencial de tea tree contém compostos anti-inflamatórios, que podem ser úteis para aliviar os sintomas da psoríase

Para proporcionar alívio para surtos de psoríase, combine 10-15 gotas de óleo de árvore de chá com duas colheres de sopa de óleo de coco derretido. Aplique isso na área afetada 2-3 vezes por dia, conforme necessário.

15. Previne infecções auditivas

Tea tree é seguro para uso tópico em quase todas as partes do corpo, incluindo o canal auditivo. Para quem sofre de infecções no ouvido- particularmente em crianças, pode ser muito doloroso.

Pingue algumas gotas do óleo essencial na orelha: limpa a infecção devido ao efeito bactericida: pode até reduzir a dor e acelerar o processo de cicatrização.

16. Estimulante da vitalidade

Este óleo essencial tem efeito estimulante nas secreções hormonais, na circulação sanguínea e, o mais importante, no sistema imunológico.

Aumenta a imunidade e atua como um escudo contra muitos tipos de infecções.
Em períodos de baixa imunidade você pode pingar uma gota dele na sola dos pés antes de dormir!

17. Limpador multiuso

Tea tree é  um excelente limpador de uso geral que também sanitiza as superfícies.

O melhor é que limpa sem rastros de produtos químicos nocivos que você não gostaria que sua família ou seus animais de estimação entrassem em contato.

Segue uma receita fácil para um limpador 100% natural multiuso

Use 20 gotas do óleo, 3/4 xícara de água e uma xícara de vinagre de maçã em um frasco spray
Agite bem até misturar completamente.

Pulverize diretamente sobre superfícies e limpe com um pano seco.
Lembre-se de agitar o frasco antes de cada uso para misturar bem o óleo com os outros ingredientes.

18. Ativo antimofo

A infestação de mofo é um problema bem comum. Considere comprar um difusor ambiental a vapor e difundir o óleo essencial de tea tree no ar de sua casa para matar o mofo e outras bactérias nocivas.

Além disso, você pode pulverizar o limpador de tea tree em cortinas de chuveiro, sua máquina de lavar roupa, máquina de lavar louça ou banheiro para acabar com o mofo.

Para isso, num frasco spray com 70 ml de álcool + 30ml de água filtrada adicione 60 gotas do óleo. Agite bem sempre antes do uso.

O óleo essencial de tea tree é um dos óleos essenciais com mais usos  na aromaterapia! É um multitarefas incrível de ter na sua farmacinha natural em casa!

Só lembrando que estes usos indicados no post, para problemas de pele este OE só deve ser usado em crianças acima de 7 anos. Antes disso é seguro, porém como a pele infantil é muito delicada , tea tree pode arder- deve ser diluído em óleo vegetal, na metade da dosagem.

Para ter acesso a todos os benefícios deste óleo, certifique-se de comprar um óleo essencial 100% puro, de marcas com boa procedência. Na Use Orgânico você encontra diversas marcas de aromaterapia, visite nossa sessão de óleos essenciais!

#useorganico

Comentários

Bitnami