Aromaterapia Bem Estar Saúde | 18/05/2021 | 122 visualizações
Você já parou para pensar numa vida sem cheiros? Na perda de olfato? Saiba o que a anosmia pode causar.). Essa condição tem ganhado mais atenção, pois pode ser um dos sintomas da infecção por COVID-19.
Para que serve o olfato?
O olfato é um sentido que, embora menos conhecido e pesquisado, é extremamente importante para nossa sobrevivência: através dele conseguimos escapar de situações perigosas, por exemplo quando sentimos o cheiro de queimado ou de comida estragada. O olfato também está intimamente ligado ao paladar, pois tem um papel importante na distinção dos alimentos. Enquanto mastigamos, sentimos simultaneamente o gosto e o cheiro.
Além disso, através do cheiro das coisas e das situações, criamos memórias olfativas, que possuem grande influência sobre as nossas emoções. Já imaginou não conseguir sentir o cheiro de pessoas queridas ou de comidas que nos remetem a situações afetivas?
Neste sentido, a anosmia pode causar sérios problemas psicológicos, uma vez que muitas das nossas emoções podem ser disparadas através dos cheiros. Sem o olfato, perdemos este estímulo muito importante.
Estima-se que aproximadamente 1% da população ocidental apresenta algum tipo de deficiência olfativa, que pode ser causada por diversos fatores, desde gripes, rinites e sinusites até problemas mais sérios.
Aromaterapia pode ajudar?
A aromaterapia pode ser uma excelente aliada para o tratamento de anosmia, uma vez que os aromas dos óleos essenciais são totalmente naturais, ou seja possuem uma grande biodisponibilidade com o nosso organismo, e são extremamente concentrados, o que ajuda no resgate da memória olfativa.
Exercícios olfatórios com óleos essenciais que possuam aromas que remetem a boas memórias pode ser um excelente estímulo para a recuperação. Faça respirações profundas, lentas e ritmadas. É importante lembrar a importância do acompanhamento de um profissional da área para melhores resultados.