Aromaterapia Bem Estar Saúde   |   18/05/2021   |   99 visualizações

Você já parou para pensar numa vida sem cheiros? Na perda de olfato? Saiba o que a anosmia pode causar.). Essa condição tem ganhado mais atenção, pois pode ser um dos sintomas da infecção por COVID-19.

Para que serve o olfato?

O olfato é um sentido que, embora menos conhecido e pesquisado, é extremamente importante para nossa sobrevivência:  através dele conseguimos escapar de situações perigosas, por exemplo quando sentimos o cheiro de queimado ou de comida estragada. O olfato também está intimamente ligado ao paladar, pois tem um  papel importante na distinção dos alimentos. Enquanto mastigamos, sentimos simultaneamente o gosto e o cheiro.

Além disso, através do cheiro das coisas e das situações, criamos memórias olfativas, que possuem grande influência sobre as nossas emoções. Já imaginou não conseguir sentir o cheiro de pessoas queridas ou de comidas que nos remetem a situações afetivas?

Neste sentido, a anosmia pode causar sérios problemas psicológicos, uma vez que muitas das nossas emoções podem ser disparadas através dos cheiros. Sem o olfato, perdemos este estímulo muito importante.

Estima-se que aproximadamente 1% da população ocidental apresenta algum tipo de deficiência olfativa, que pode ser causada por diversos fatores, desde gripes, rinites e sinusites até problemas mais sérios.

Perda do olfato? Saiba o que a anosmia pode causar
Você já parou para pensar o quanto os aromas são importantes no cotidiano?

Aromaterapia pode ajudar?

A aromaterapia pode ser uma excelente aliada para o tratamento de anosmia, uma vez que os aromas dos óleos essenciais são totalmente naturais, ou seja possuem uma grande biodisponibilidade com o nosso organismo, e são extremamente concentrados, o que ajuda no resgate da memória olfativa.

Exercícios olfatórios com óleos essenciais que possuam aromas que remetem a boas memórias pode ser um excelente estímulo para a recuperação. Faça respirações profundas, lentas e ritmadas. É importante lembrar a importância do acompanhamento de um profissional da área para melhores resultados.

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free