Bem Estar Saúde   |   22/02/2024   |   14 visualizações

Hoje vamos descobrir qual a importância do Ômega 3 para o cérebro:

  1. Relação entre o cérebro e o ômega 3
  2. O que é e onde encontramos o ômega 3
  3. Como o ômega 3 pode ajudar na longevidade do cérebro

Qual a relação entre o cérebro e o ômega 3?

O cérebro é um dos órgãos que contêm maiores quantidades de ácidos graxos poli-insaturados, como o ômega 3. Grande parte do cérebro é gordura.

Os estudos nos mostram que indivíduos com depressão possuem menores níveis desses ácidos graxos e com isso, a suplementação com ômega 3 pode ser um importante aliado na melhora do quadro clínico.

Então, se você pensa em melhorar a saúde do seu cérebro, aumente o consumo do ômega 3 pois os ácidos graxos presentes nele são fundamentais para a saúde do cérebro.

O que é e onde encontramos o ômega 3?

O ômega-3, também conhecido como óleo de peixe, é uma das gorduras mais famosas encontradas na natureza. Formado por três ácidos graxos, eicosapentaenoico (EPA), docosahexaenoico (DHA) e alfa-linolênico (ALA), o ômega 3 é um tipo de gordura saudável necessária para que o organismo realize diversas funções

Esses ácidos graxos são fontes de energia para as células, e é um de seus componentes estruturais. Porém, os ácidos graxos mais conhecidos presentes no ômega 3 são o EPA e o DHA.

O ômega 3 é uma gordura essencial e não é produzida pelo corpo, e é obtida por meio da alimentação e/ou suplementação.

Peixes de águas profundas são fontes de ômega 3, como: anchovas, linguado, ostra, salmão, sardinha, truta, atum, arenque, cavalinha.

Como o ômega 3 pode ajudar na longevidade do cérebro

Sendo um nutriente fundamental para o cérebro, o ômega 3 constitui as membranas cerebrais além de conferir fluidez as mesmas.

O cérebro é um órgão que também sofre com as consequências do envelhecimento acelerado e o ômega 3 o protege dessas lesões.

Muitos estudos mostram a relação entre a doença de Alzheimer e o consumo de ômega 3. Os cientistas observaram que consumir o alimento duas ou mais vezes por semana diminui em 50% a probabilidade de desenvolver a condição.

Concluindo, a gordura é um dos principais componentes do cérebro, por isso, é muito importante fornecer para ele substratos de qualidade como o ômega 3 para que possamos ter um cérebro longevo e saudável.

Depois de entender qual a importância do Ômega 3 para o cérebro, veja essas opções para você que deseja suplementar, lembrando que é ideal buscar um profissional de saúde para orientação.

Ômega 3 120 Cápsulas

E se você busca um cérebro mais resiliente e longevo, não pode ficar sem um bom ômega 3.

Leia também:

Colágeno e intestino

Segredos de nutrição para uma pele mais bonita

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free