Beleza Saúde   |   26/04/2022   |   581 visualizações

Falamos bastante sobre diversos ingredientes que devemos evitar, mas você sabe mesmo quais são os riscos envolvidos? Pensando nisso, faremos uma série de textos para esclarecer o que são e como esses ingredientes agem no nosso organismo. Vamos começar com o triclosan e os parabenos e os riscos para a saúde.

Triclosan e Parabenos: os riscos para saúde

Triclosan

O triclosan é um produto antisséptico capaz de inibir o desenvolvimento de fungos, vírus e bactérias. 

Ele é considerado tóxico para seres vivos, provocando danos à saúde e é altamente prejudicial para pele, olhos e mucosas humanas, fazendo com que essas partes tornem-se vulneráveis à absorção de outras substâncias.

O triclosan está presente em uma enorme variedade de produtos, como por exemplo: sabonetes, pastas de dentes, desodorantes, sabão para lavar roupas, antissépticos, perfumes e muitos outros.

O principal problema que envolve o triclosan está relacionado à falta de informação sobre os riscos associados ao uso indiscriminado e acumulativo da substância, pois com ele, estamos condicionados a utilizar um ingrediente bactericida durante um longo período, o que favorece a resistência bacteriana e eleva os riscos à saúde.

O perigo deste processo também está relacionado à resistência bacteriana de espécies que são consideradas patogênicas para os seres humanos. Como consequência, o triclosan pode contribuir também para a resistência a antibióticos, e isso representa possíveis impactos negativos sobre a saúde humana.

Além disso, um dos efeitos do triclosan seria a desregulação do sistema endócrino, por meio de alterações dos níveis de hormônio da tireoide. Um outro estudo ainda concluiu que o triclosan apresenta risco de doença hepática em humanos.

Outro aspecto importante está relacionado à capacidade que o triclosan possui de modificar o desenvolvimento de microrganismos aquáticos, que são importantes, entre outras coisas, para a degradação de matéria orgânica.

Parabenos

Os parabenos são conservantes utilizados para evitar que produtos estraguem por ação de microorganismos. Estão presentes em produtos de beleza e higiene, como shampoos, cremes, desodorantes, esfoliantes, batom ou rímel e medicamentos. Alguns tipos de parabenos também são usados em alimentos.

Embora a quantidade de parabenos permitida nos produtos seja considerada segura por entidades como a ANVISA, alguns estudos têm mostrado que o uso desses compostos pode causar diversos problemas para nossa saúde.

Há diversos tipos de parabenos, os mais usados pela indústria são metilparabeno, propilparabeno, butilparabeno e isobutilparabeno, onde o principal objetivo é controlar o crescimento de fungos, bactérias ou outros microrganismos e aumentar a validade dos produtos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e a Sociedade Brasileira de Pediatria, os parabenos são considerados desreguladores endócrinos, substâncias químicas que podem alterar as funções de hormônios, podendo causar problemas no sistema nervoso central, infertilidade ou até mesmo alguns tipos de câncer, como de mama, útero ou próstata.

Na Use Orgânico você encontra a maior variedade de produtos naturais, orgânicos e veganos do Brasil. Todos sem essas substâncias que causam mal para a nossa saúde e para o planeta.

Fontes: https://www.tuasaude.com/parabenos/

https://www.ecycle.com.br/triclosan/

Links para estudos sobre o triclosan: https://web.archive.org/web/20170715062255/https://www.fda.gov/ohrms/dockets/dockets/75n0183h/75n-0183h-sup0013-08-Attachment-01-vol202.pdf

https://medicalxpress.com/news/2020-11-antimicrobial-soap-additive-worsens-fatty.html

http://objdig.ufrj.br/60/teses/coppe_d/ClaudineiFernandesDeMelo.pdf

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free