Aromaterapia Saúde   |   07/03/2023   |   97 visualizações

Com certeza, em algum momento, você já sentiu dificuldade em focar a atenção na tarefa que necessitava fazer. É totalmente compreensível, uma vez que vivemos em um mundo cada vez mais conectado, então, fica difícil, para uma pessoa, manter sua atenção em algo por muito tempo, diante da grande quantidade de informações recebidas a cada minuto. Os estímulos são inúmeros: celular, computador, televisão ou em conversas presenciais, a demanda por atenção é enorme tanto no trabalho, como dentro de casa e também ao encontrar amigos e na vida social. 

Muito tem se falado sobre déficit de atenção, mas é importante salientar que nem toda dificuldade para focar em determinada atividade deve ser enquadrada como DDA.

Déficit de Atenção e Aromaterapia

O que é Déficit de Atenção (DDA)?

O déficit de atenção é caracterizadopela incapacidade que tem uma pessoa de manter sua concentração em atividades triviais do cotidiano, e também pela ocorrência frequente de ações hiperativas ou compulsivas.

Conhecido por profissionais da saúde mental como Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA), este problema é provocado por uma disfunção neurológica no córtex pré-frontal, que é a área cerebral responsável pela organização, atenção, controle de impulsos, entre outros.

Esta área atua sobre as nossas escolhas de estratégias comportamentais e comportamento emocional. A disfunção pode ser provocada pela insuficiência do neurotransmissor dopamina, por exemplo.

Quando o déficit de atenção é acompanhado por hiperatividade, o quadro clínico passa a ser o famoso TDAH. A diferença básica entre ambos é que a pessoa com DDA costuma apresentar agitação menos intensa em comparação àquela com TDAH. Outra diferença relevante é que o DDA costuma aparecer apenas na fase adulta, enquanto o TDAH pode ser observado desde a infância.

Óleos essenciais para auxiliar no tratamento de Déficit de Atenção

A aromaterapia é o uso dos óleos essenciais para auxiliar o nosso bem-estar físico, mental e emocional. Os óleos essenciais atuam diretamente no nosso sistema límbico, por possuírem componentes químicos que estão entre as poucas moléculas que conseguem atravessar a barreira sangue/cérebro.

A seguir sugerimos alguns óleos essenciais interessantes para o tratamento de Déficit de Atenção (lembrando que a aromaterapia não substitui o tratamento médico. Procure sempre um especialista):

Vetiver: Considerado um grande equilibrador mental. Ajuda a “aterrar” no aqui e agora, ajudando o indivíduo em seu processo de condução de foco e objetivos.

Saiba mais sobre este produto aqui.

Lavanda: Excelente para equilibrar as oscilações de humor. Restaura a energia e ajuda com a irritabilidade.

Saiba mais sobre este produto aqui.

Limão Siciliano: Auxilia no estabelecimento da clareza mental e fortalece o vínculo com a força interior presente em todos nós. Faz uma “limpeza” em ambientes conturbados.

Saiba mais sobre este produto aqui.

Alecrim: Não é à toa que é considerado o óleo dos estudantes. Traz foco, clareza mental e concentração.

Saiba mais sobre este produto aqui.

Na Use Orgânico você encontra a maior variedade de óleos essenciais e produtos para aromaterpia do Brasil. Acesse o site e confira!

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free