Beleza   |   05/12/2022   |   231 visualizações

Com certeza você já ouviu falar sobre o retinol, composto conhecido no mundo do skincare. Mas, você conhece o bakuchiol? Leia este texto até o final e conheça o bakuchiol: alternativa segura ao retinol.

Extraído de uma planta encontrada na Índia e no Sri Lanka (Psoralea corylifolia), o bakuchiol possui ações antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas que ajudam na saúde da pele.

Esse composto de origem vegetal estimula a produção do colágeno, o que ajuda a preservar a integridade da pele, reduzindo marcas de expressões e rugas.

Conheça o bakuchiol: alternativa segura ao retinol.

Conheça o bakuchiol: alternativa verde e segura ao retinol

Alternativa ao retinol

Também conhecido como vitamina A1, o retinol é um composto encontrado em alimentos e usado como suplemento dietético, porque ajuda a prevenir a deficiência da vitamina A, que pode resultar em xeroftalmia.Quando aplicado na pele, ele se transforma em ácido retinoico, assumindo a forma de ativo. Assim, ele promove diversos benefícios à pele, por isso é muito utilizado em formulações de cosméticos.

No rosto, o bakuchiol apresenta as mesmas propriedades do retinol, ou seja, estimula a renovação celular, combate manchas e desenvolve a densidade da pele. Contudo, o retinol pode trazer algumas reações à pele, como a descamação e a sensibilidade.

Uma pesquisa publicada, em 2018,  pelo British Journal of Dermatology apontou que o bakuchiol apresenta os mesmos resultados que o retinol, mas sem descamar, sensibilizar ou causar vermelhidão durante o uso. Continue a leitura e conheça o bakuchiol: alternativa verde e segura ao retinol

Principais benefícios do bakuchiol:

Estimula a produção de colágeno: assim como o retinol, o bakuchiol ajuda a deixar a pele mais firme e equilibrar os sinais de envelhecimento que surgem ao longo do tempo. Isso porque ele atua estimulando a produção de colágeno, reduzindo linhas finas, controlando a oleosidade e diminuindo o aparecimento de acne.

Promove a renovação celular: Produtos que contém bakuchiol na composição também ajudam a melhorar o brilho, a textura, a firmeza da pele e, inclusive, podem suavizar o aparecimento de poros dilatados.

Possui atividade antioxidante: reduz o efeito dos radicais livres, ou seja, das moléculas que oxidam e danificam as células. Dessa maneira, o bakuchiol serve para amenizar o envelhecimento da pele.

Ajuda a suavizar manchas: atua na redução da produção de melanina;

Combate a acne: tem atividade reguladora de oleosidade e efeito calmante que auxilia a tratar inflamações.

Todo mundo pode usar o bakuchiol?

Os produtos com bakuchiol podem ser usados em pessoas com qualquer tipo de pele, seja mista, oleosa ou seca. Não há contraindicações para grávidas ou lactantes, porém é sempre melhor consultar um dermatologista. 

Diferentemente do retinol, o bakuchiol pode ser usado junto a vitamina C, ácidos em séruns ou cremes, já que não causa fotossensibilidade à pele. É claro que, se for utilizar pela manhã, não se esqueça de usar também um protetor solar para proteger a sua pele.

No site da Use Orgânico você encontra a maior variedade em cosméticos naturais, orgânicos e veganos do Brasil. Acesse e confira!

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free