Beleza | 05/12/2022 | 346 visualizações
Com certeza você já ouviu falar sobre o retinol, composto conhecido no mundo do skincare. Mas, você conhece o bakuchiol? Leia este texto até o final e conheça o bakuchiol: alternativa segura ao retinol.
Extraído de uma planta encontrada na Índia e no Sri Lanka (Psoralea corylifolia), o bakuchiol possui ações antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas que ajudam na saúde da pele.
Esse composto de origem vegetal estimula a produção do colágeno, o que ajuda a preservar a integridade da pele, reduzindo marcas de expressões e rugas.
Conheça o bakuchiol: alternativa segura ao retinol.
Alternativa ao retinol
Também conhecido como vitamina A1, o retinol é um composto encontrado em alimentos e usado como suplemento dietético, porque ajuda a prevenir a deficiência da vitamina A, que pode resultar em xeroftalmia.Quando aplicado na pele, ele se transforma em ácido retinoico, assumindo a forma de ativo. Assim, ele promove diversos benefícios à pele, por isso é muito utilizado em formulações de cosméticos.
No rosto, o bakuchiol apresenta as mesmas propriedades do retinol, ou seja, estimula a renovação celular, combate manchas e desenvolve a densidade da pele. Contudo, o retinol pode trazer algumas reações à pele, como a descamação e a sensibilidade.
Uma pesquisa publicada, em 2018, pelo British Journal of Dermatology apontou que o bakuchiol apresenta os mesmos resultados que o retinol, mas sem descamar, sensibilizar ou causar vermelhidão durante o uso. Continue a leitura e conheça o bakuchiol: alternativa verde e segura ao retinol
Principais benefícios do bakuchiol:
Estimula a produção de colágeno: assim como o retinol, o bakuchiol ajuda a deixar a pele mais firme e equilibrar os sinais de envelhecimento que surgem ao longo do tempo. Isso porque ele atua estimulando a produção de colágeno, reduzindo linhas finas, controlando a oleosidade e diminuindo o aparecimento de acne.
Promove a renovação celular: Produtos que contém bakuchiol na composição também ajudam a melhorar o brilho, a textura, a firmeza da pele e, inclusive, podem suavizar o aparecimento de poros dilatados.
Possui atividade antioxidante: reduz o efeito dos radicais livres, ou seja, das moléculas que oxidam e danificam as células. Dessa maneira, o bakuchiol serve para amenizar o envelhecimento da pele.
Ajuda a suavizar manchas: atua na redução da produção de melanina;
Combate a acne: tem atividade reguladora de oleosidade e efeito calmante que auxilia a tratar inflamações.
Todo mundo pode usar o bakuchiol?
Os produtos com bakuchiol podem ser usados em pessoas com qualquer tipo de pele, seja mista, oleosa ou seca. Não há contraindicações para grávidas ou lactantes, porém é sempre melhor consultar um dermatologista.
Diferentemente do retinol, o bakuchiol pode ser usado junto a vitamina C, ácidos em séruns ou cremes, já que não causa fotossensibilidade à pele. É claro que, se for utilizar pela manhã, não se esqueça de usar também um protetor solar para proteger a sua pele.
No site da Use Orgânico você encontra a maior variedade em cosméticos naturais, orgânicos e veganos do Brasil. Acesse e confira!