Bem Estar Sustentabilidade   |   19/12/2022   |   576 visualizações

O que você vai ler aqui: O que é greenwashing? Significado de alguns selos presentes nos rótulos dos produtos

Cada produto ou cosmético traz, em seu rótulo, uma série de informações a respeito de seus ingredientes, seu modo de usar, para quem o produto é indicado e se há contraindicações. Aqui, vamos começar desvendando alguns selos presentes nos rótulos. No modelo de consumo convencional, que muitas vezes é impensado e impulsivo, essas informações costumam passar despercebidas por quem adquire o produto, o que faz com que estejamos mais expostas a práticas abusivas por parte de algumas empresas.

Você costuma prestar atenção nos selos presentes nos rótulos dos produtos naturais? 

Os selos presentes nos rótulos são uma forma de garantir que as práticas de sustentabilidade comunicadas pelos fabricantes são, de fato, realizadas.

Saber o que cada selo presente nos rótulos significa é muito importante para não cair no famigerado greenwashing.

Aqui compartilhamos com você os mais comuns.

Desvendando alguns selos presentes nos rótulos:

Cruelty-Free

Desvendando alguns selos presentes nos rótulos

O coelho foi escolhido para representar que determinado produto é cruelty free, ou seja, não foi testado em animais. Porém, não basta que o coelhinho esteja presente no rótulo: é preciso verificar se o selo faz parte de alguma instituição séria. Os mais conhecidos são o Cruelty Free, da PETA, o Not Tested on Animals, da Choose Cruelty Free, e o Leaping Bunny, da Cruelty Free International.

Ecocert

Desvendando alguns selos presentes nos rótulos

Para obter este selo, o fabricante é obrigado a identificar no rótulo se o produto é orgânico ou natural. Para um produto ser orgânico precisa conter 95% de matérias-primas orgânicas em relação à quantidade total de matérias-primas vegetais utilizadas na formulação, e para ser considerado natural deve ter no máximo 5% de ingredientes de síntese pura (sobre o total de ingredientes), mínimo 5% de ingredientes certificados orgânicos (sobre o total de ingredientes) e mínimo 50% de ingredientes vegetais certificados orgânicos (sobre o total de ingredientes vegetais).

Eureciclo

Desvendando alguns selos presentes nos rótulos

Este selo comunica aos consumidores que a empresa apoia a cadeia de reciclagem atestando o seu cumprimento com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a sua preocupação com o meio ambiente.

FSC

Desvendando alguns selos presentes nos rótulos

Com sede na Alemanha, a Forest Stewardship Council é uma organização independente, não governamental e sem fins lucrativos, criada em 1993 para promover o manejo florestal responsável em mais de 70 países ao redor do mundo. Os produtos e cosméticos que levam este selo, atendem aos dez princípios da FSC, entre eles a obediência às leis ambientais, o respeito aos direitos dos povos indígenas e a regularização fundiária.

IBD Ingredientes Naturais

Desvendando alguns selos presentes nos rótulos

O Instituto Biodinâmico (IBD) tem como filosofia o compromisso com a Terra e o com o Homem, assegurando o respeito ao meio ambiente, boas condições de trabalho e produtos altamente confiáveis. Este selo certifica que o cosmético contém pelo menos 5% de matérias-primas certificadas orgânicas ou FSC. Os 95% restantes da formulação podem ser compostos por matérias-primas naturais não certificadas ou permitidas para formulações naturais.

O COSMOS (Cosmetic Organic Standard) é um padrão privado mundial. Segue princípios como incentivar o uso de ingredientes de cultivos orgânicos, usar processos de produção e fabricação que são ambientalmente adequados e seguros para a saúde humana e incluir e expandir o conceito de “produtos químicos verdes”. O padrão divide o tipo de ingredientes usados em produtos cosméticos em cinco categorias e especifica os requisitos para cada. As empresas também devem garantir que suas embalagens sejam minimizadas e ecológicas e elas devem ter um plano ambiental e de gestão de resíduos para suas fábricas.

Na Use Orgânico, você encontra centenas de produtos com os mais diversos selos.

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free