Bem Estar Sustentabilidade   |   16/11/2021   |   19 visualizações

Cada produto ou cosmético traz, em seu rótulo, uma série de informações a respeito de seus ingredientes, seu modo de usar, para quem o produto é indicado e se há contraindicações. No modelo de consumo convencional, que muitas vezes é impensado e impulsivo, essas informações costumam passar despercebidas por quem adquire o produto, o que faz com que estejamos mais expostas a práticas abusivas por parte de algumas empresas.

Você costuma prestar atenção nos selos presentes nos rótulos dos produtos naturais? 

Eles são uma forma de garantir que as práticas de sustentabilidade comunicadas pelos fabricantes são, de fato, realizadas.

Saber o que cada selo significa é muito importante para não cair no famigerado greenwashing.

Aqui compartilhamos com você os mais comuns.

Conheça alguns selos:

Cruelty-Free

O coelho foi escolhido para representar que determinado produto é cruelty free, ou seja, não foi testado em animais. Porém, não basta que o coelhinho esteja presente no rótulo: é preciso verificar se o selo faz parte de alguma instituição séria. Os mais conhecidos são o Cruelty Free, da PETA, o Not Tested on Animals, da Choose Cruelty Free, e o Leaping Bunny, da Cruelty Free International.

Ecocert

Para obter este selo, o fabricante é obrigado a identificar no rótulo se o produto é orgânico ou natural. Para um produto ser orgânico precisa conter 95% de matérias-primas orgânicas em relação à quantidade total de matérias-primas vegetais utilizadas na formulação, e para ser considerado natural deve ter no máximo 5% de ingredientes de síntese pura (sobre o total de ingredientes), mínimo 5% de ingredientes certificados orgânicos (sobre o total de ingredientes) e mínimo 50% de ingredientes vegetais certificados orgânicos (sobre o total de ingredientes vegetais).

Eureciclo

Este selo comunica aos consumidores que a empresa apoia a cadeia de reciclagem atestando o seu cumprimento com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a sua preocupação com o meio ambiente.

FSC

Com sede na Alemanha, a Forest Stewardship Council é uma organização independente, não governamental e sem fins lucrativos, criada em 1993 para promover o manejo florestal responsável em mais de 70 países ao redor do mundo. Os produtos e cosméticos que levam este selo, atendem aos dez princípios da FSC, entre eles a obediência às leis ambientais, o respeito aos direitos dos povos indígenas e a regularização fundiária.

IBD Ingredientes Naturais

O Instituto Biodinâmico (IBD) tem como filosofia o compromisso com a Terra e o com o Homem, assegurando o respeito ao meio ambiente, boas condições de trabalho e produtos altamente confiáveis. Este selo certifica que o cosmético contém pelo menos 5% de matérias-primas certificadas orgânicas ou FSC. Os 95% restantes da formulação podem ser compostos por matérias-primas naturais não certificadas ou permitidas para formulações naturais.

Comentários