Saúde   |   29/12/2020   |   15 visualizações

Mais do que uma forma de conhecer o que estamos usando, ler os rótulos é também uma maneira de adquirir conhecimento.

Cada produto ou cosmético traz consigo uma série de informações a respeito de seus ingredientes, seu modo de usar, para quem o produto é indicado e se há contraindicações. No modelo de consumo convencional, que muitas vezes é impensado e impulsivo, essas informações costumam passar despercebidas por quem adquire o produto. Mas, afinal, qual é a importância de ler rótulos?

Neste post, vamos te contar por que é importante conhecer as informações sobre um produto que vamos usar – seja para uso pessoal, seja para limpeza da casa.

1. Autonomia

Conhecer as informações dos produtos que compramos é uma forma de termos autonomia sobre nossas escolhas e sobre o que estamos passando no nosso corpo, no de quem amamos ou no nosso planeta.

Uma pessoa que não lê rótulos e não se interessa em conhecer a procedência dos ingredientes e processos por trás de um produto provavelmente fará uma escolha baseada em critérios mais frágeis, sem saber exatamente o que está consumindo.

Muitos produtos usam ingredientes nocivos à nossa saúde e ao meio-ambiente usando como justificativa a baixa dosagem, como é o caso dos parabenos e petrolatos. Já pensou tudo que você pode estar trazendo para dentro do seu corpo, do corpo de quem você ama ou mesmo jogando pelo ralo em saber?

2. Base comparativa

Um dos critérios para podermos fazer uma comparação, entre quaisquer coisas que sejam, é conhecer as duas opções que temos para comparar.

Ler rótulos de produtos é uma forma de ter embasamento suficiente para fazer uma comparação entre dois ou mais produtos de forma consciente.

Por exemplo, se uma pessoa deseja adquirir um sabonete natural para pele seca, mas não sabe quais são os ingredientes que devem compor esse produto, como poderá garantir que vai escolher o produto mais adequado para o que ela precisa?

3. Conhecimento (que ninguém tira!)

Essa questão é fundamental. Conhecimento é a única coisa que nada nem ninguém pode tirar de nós, certo?

Ao ler rótulos de produtos, somos levados à pesquisa sobre o que é um ingrediente, sua atuação dentro do produto e sua procedência. O conhecimento adquirido por meio da pesquisa se consolida na nossa memória, fazendo com que possamos fazer escolhas ainda melhores no futuro, ao considerar uma nova compra ou presente.

Rótulos e descrições de produtos na Use Orgânico

Aqui na Use Orgânico temos muito cuidado com a curadoria e oferecemos apenas fórmulas limpas e livres de ingredientes tóxicos.

A descrição de cada produto no site ou na loja física inclui os ingredientes do rótulo, informados pela marca fabricante, sua forma de usar e outras informações importantes sobre o produto.

Por isso, ler as descrições da Use Orgânico pode ser uma ótima forma de começar a se informar para entender melhor os rótulos de produtos que você adquire!

Que tal começar a explorar o site da Use como sua fonte de pesquisa? Acesse nosso site, escolha um produto que sempre quis conhecer e leia a descrição. Conhecimento gratuito & garantido!

Gostou de saber mais sobre a importância dos rótulos de produtos? Deixa seu comentário!

Comentários