Beleza Bem Estar   |   16/03/2020   |   1.23 Mil visualizações

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o mercado de beleza cresceu cerca de 10% ao ano nos últimos dez anos, e segundo relatório da Grand View Research, até 2025, o mercado orgânico de cuidados pessoais mundial atingirá US$ 25,11 bilhões. Mas na prática, qual a diferença entre maquiagem natural e maquiagem convencional?

É fato que as novas gerações estão liderando as mudanças dos hábitos de consumo e por este motivo, as empresas estão se atentando mais aos ingredientes naturais, e muitas vezes rejeitam a utilização de substâncias toxicas comprovadamente cancerígenas.

Impulsionado pela geração millenium, o mercado de beleza natural, deverá atingir um faturamento de US$ 25 bilhões até 2025 em todo mundo e no Brasil, essa fatia deve crescer nos próximos 5 anos entre 5% e 10%.

MAQUIAGEM NATURAL X MAQUIAGEM CONVENCIONAL

          A pele é o maior órgão do corpo, e estima-se que cerca de 60% do que é aplicado sobre ela, é absorvido em nossa corrente sanguínea.

Até pouco tempo atrás o mercado de beleza não levava isso em consideração e fabricou desenfreadamente milhares de produtos com metais pesados, chumbo, derivados do petróleo, além de fazer uso de ingredientes de origem animal, como o carmim, um corante presente em grande parte dos batons produzidos pelo mercado tradicional feito à base de sangue de cochonilha, sendo necessário cerca de setenta mil insetos para se conseguir meio quilo do corante.

COCHONILHA
Processo da criação do corante de Cochonilha.

          Quando falamos de produtos naturais não há como desvincular a beleza natural da cadeia justa de produção, como mão de obra, origem dos ingredientes e impacto ambiental, melhorando inclusive a saúde da sua pele, uma vez que, por exemplo, a tapioca substituí tranquilamente o talco – utilizado para doar disfarce óptico –, e o óleo vegetal de pracaxi, rico em vitamina E e usado tradicionalmente no tratamento de manchas escuras na pele, como olheiras, podendo estar na composição de um corretivo natural.

          Outra matéria prima bem comum em maquiagens naturais é a argila, que doa coloração e cobertura, e é rica em titânio e zinco, dois minerais naturais que juntos conferem proteção natural a pele.

POR ONDE COMEÇAR?

          Karina Viega, Aromaterapeuta e embaixadora Use Orgânico sempre aconselha iniciar a substituição dos produtos convencionais a partir de produtos labiais. “Nós comemos isso que está no lábio! Uma pesquisa recente afirma que uma mulher que faz o uso regular de batom, ingere cerca de 32g de batom por ano, e batons comuns possuem em sua composição metais pesados que nunca vamos eliminar”.

Alguns dos ingredientes na composição de um batom natural pode ser extrato de romã, um poderoso antioxidante, regenerador e rejuvenescedor, a manteiga de cacau que hidrata, é antioxidante, emoliente e restauradora, e a manteiga de karité, um regenerador natural, hidratante e anti-inflamatória.

  Confira o tutorial da Karina Viega com maquiagem natural:

NÃO SE ENGANE

          Ao trocar uma maquiagem convencional pelos naturais, indicamos que não tenha expectativa do mercado tradicional como durações de 12 ou 24 horas. Nestes casos, para essa fixação duradoura são usados chumbo, formaldeído, parabenos, ftalatos, entre outros produtos prejudiciais a saúde, que conservam o produto por longos anos e fixam por horas na pele.

Para se ter uma ideia, o chumbo pode causar problemas de desenvolvimento neurológico em crianças e também foi associado a abortos e infertilidade. O formaldeído é usado para preservar cadáveres pois interrompe a formação de bactérias. Já os parabenos são bem conhecidos por preservar produtos cosméticos e estão associados a uma longa lista de problemas de saúde como câncer, distúrbios endócrinos, toxicidade reprodutiva.

CUIDADO COM O MARKETING VERDE

Com o aumento pela procura de produtos mais naturais, várias marcas consolidadas do mercado tradicional tentam pegar uma fatia neste novo mercado e você deve ficar bem atento para não cair no famosos Greenwashing – Marketing Verde –.

As melhores e mais confiáveis marcas de produtos de beleza, higiene e maquiagem você encontra na Use Orgânico, pois todos os produtos e marcas passam por uma curadoria extremamente rígida, baseada em critérios exigidos pelos principais órgãos reguladores de produtos naturais, orgânicos e/ou veganos.

CONHEÇA AS MARCAS

Arte dos Aromas;
Almanati;
Benecos;
Bioart;
Cativa Natureza;
Outras marcas.

Você pode comprar produtos de maquiagens naturais, orgânico e/ou vegano, acessando www.useorganico.com.br

@useorganico

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free