Beleza Bem Estar   |   30/06/2021   |   96 visualizações

A Aloe Vera, também conhecida como babosa, é uma das plantas queridinhas nas formulações de cosméticos para a pele e para o cabelo. E não é para menos, ela possui propriedades antioxidantes, hidratantes, cicatrizantes, anti-inflamatórias e calmantes, que se encontram no gel presente no interior de suas folhas.

A babosa é utilizada desde a antiguidade para fins medicinais e de beleza, oriunda do norte da África. Há cerca de 6 mil anos, os egípcios chamavam a aloe vera de “planta da imortalidade”. 

No Brasil, a babosa está no imaginário de muitas pessoas. Quem não se lembra de um pé de babosa na infância? E quem nunca fez algum preparado caseiro com seu gel?

Constituída de 96% de água e 4% de moléculas de carboidratos, o gel  traz consigo a capacidade de penetrar profundamente nas três camadas de pele (derme, epiderme e hipoderme).

Para que o uso da Babosa é indicado?

Hoje, encontramos diversas opções de gel de babosa prontos para o uso, o que facilita muito a realização de rituais de beleza com essa planta tão incrível.

A Babosa pode ser utilizada com vários objetivos, tanto na pele quanto no cabelo. Os principais são: ajudar no tratamento de queda de cabelo; hidratar e estimular o crescimento; auxiliar no tratamento de caspa. Na pele: hidratação profunda, auxiliar no tratamento de peles oleosas e acneicas, cicatrização de espinhas, remover maquiagem e na cicatrização de queimaduras.

Quem nunca testou uma receita com Babosa?

Como utilizar o gel de Babosa?

Diversas marcas disponibilizam o gel de babosa pronto para o uso. Assim, você pode, por exemplo, aplicar o produto diretamente no couro cabeludo e massagear. Você também pode passar o gel direto na pele.

Mas, é possível potencializar o uso do gel de Babosa com óleos essenciais e argilas. O mais interessante é a versatilidade dos tratamentos que podemos ter acesso. Esse é o verdadeiro produto multifuncional!

Deixo aqui algumas dicas:

Máscara de argila para peles oleosas

Ingredientes

3 colheres de sopa de gel de babosa

2 colheres de sopa de argila verde

1 gota de óleo essencial de tea tree (opcional)

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes, se não ficar na consistência que você gosta, ajuste colocando mais gel de babosa ou mais argila. Passe a máscara no rosto. Deixe agir por cerca de 10 minutos. 

A máscara não pode secar no rosto, então é importante ter um spray com água para ir hidratando. 

Lave o rosto com água fria e use o hidratante de sua preferência.

Tratamento para queda de cabelo e caspa

Ingredientes

50 ml de gel de babosa

10 gotas de óleo essencial de alecrim

4 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta (opcional)

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes. Antes de lavar o cabelo, aplique a mistura em todo o couro cabeludo e massageie bem. Deixe agir por 30 minutos e lave os cabelos normalmente.

Remoção de maquiagem

Utilize o gel de babosa da mesma maneira que costuma utilizar seu demaquilante preferido.

Alívio de queimaduras (também pode ser utilizado como pós-sol)

Passe o gel de babosa, com cuidado, na área afetada. 

Gostou das dicas? Você utiliza o gel de babosa de um jeito diferente? Compartilha com a gente nos comentários!

Comentários