Saúde | 05/03/2024 | 246 visualizações
Hoje você vai descobrir se MCT quebra jejum. Essa é uma dúvida muito frequente pois muitas pessoas utilizam essa prática durante o emagrecimento.
Veja o que você vai descobrir:
- Qual a diferença entre Jejum Fisiológico e Metabólico?
- O MCT quebra o Jejum?
- O que é cetose nutricional?
Qual a diferença entre Jejum Fisiológico e Metabólico?
Atualmente o jejum intermitente é super comentado e muitas pessoas usam essa prática milenar como uma estratégia alimentar para potencializar o emagrecimento e saúde. Estudos não faltam para corroborar que o jejum faz muito bem à saúde e emagrecimento. Mas com a utilização dessa estratégia surgem muitas dúvidas e uma das mais recorrentes é: o MCT quebra o jejum?
- Jejum fisiológico:
Nele só é possível ingerir líquidos não calóricos, como água, chás e café (sem adoçar). Você não ingere nada com calorias, seu corpo se mantém em absoluto.
- Jejum Metabólico:
Neste tipo de jejum o objetivo é não ingerir alimentos que estimulam a liberação de insulina. Durante o jejum metabólico, além dos líquidos sem calorias, é possível realizar uma pequena ingesta de gorduras saudáveis, como MCT e óleo de coco, além de azeite de oliva e manteigas.
Apesar da ingesta calórica da gordura, mantém-se o estado de cetose e assim não são alterados os benefícios do jejum.
O MCT quebra o Jejum?
A resposta é SIM, o MCT quebra o jejum fisiológico, mas não o metabólico, ou seja, não interrompe a cetose nutricional.
O que é cetose nutricional?
A cetose nutricional é o estado que a pessoa entra quando não utiliza energia através da glicose, mas sim dos corpos cetônicos (provenientes da quebra das gorduras) como fonte energética pela baixa ingestão alimentar (jejum). Muitas pessoas fazem o jejum com essa finalidade, a de aumentar a queima da gordura e deixar a insulina mais baixa, já que não está entrando glicose na corrente sanguínea.
Então se você resolver quebrar o jejum com o MCT, você ainda vai obter energia através das gorduras e não da glicose, mantendo assim a insulina mais baixa e potencializando o emagrecimento.
Qualquer alimento contendo calorias, mesmo que baixa, quebra o jejum, porém nem sempre cessa a cetose nutricional.
Lembre-se sempre de procurar orientação médica para que possam decidir juntos qual a melhor estratégia para sua saúde.
Leia também: