Aromaterapia Beleza   |   11/04/2023   |   184 visualizações

Que a aromaterapia é uma técnica incrível para ajudar no nosso bem-estar físico e mental tenho certeza que você já sabe. Mas sabia que ela também pode ser usada para a saúde e beleza capilar? Neste texto vamos compartilhar os melhores óleos essenciais para deixar os cabelos maravilhosos.

Pode usar óleos essenciais no cabelo?

Alguns óleos essenciais contam com propriedades que ajudam a  fortalecer o crescimento e desenvolvimento dos fios. Além disso, deixam os cabelos mais bonitos e com aspecto mais saudável. Porém, é importantíssimo lembrar que os óleos essenciais não podem ser aplicados diretamente sob o couro cabeludo – eles são extremamente concentrados, e devem sempre ser diluídos antes da utilização! Aprenda como fazer a diluição aqui.

Neste texto vamos compartilhar os melhores óleos essenciais para deixar os cabelos maravilhosos.

Como usar os óleos essenciais no cabelo?

Uma das formas mais fáceis de utilizar os óleos essenciais no cabelo, é fazer um blend com 5 ml de óleo vegetal e uma gota do óleo essencial da sua escolha. Em seguida, aplique cuidadosamente o blend no couro e espalhe, massageando por cerca de 10 minutos. Como trata-se de uma combinação de óleos naturais (óleo vegetal + óleo essencial), recomenda-se que ele seja utilizado para reparar os fios pré-banho, podendo deixar agir por, no máximo, duas horas.

Se você quiser, pode substituir o óleo vegetal por uma máscara/creme capilar (desde que o produto seja feito com óleos vegetais, ok?). Neste caso, a medida é uma ou duas gotas do óleo essencial escolhido para cada 4 colheres de sopa de máscara/creme. 

Óleos essenciais para deixar os cabelos hidratados e fortes

Melhores óleos essenciais para deixar os cabelos hidratados e fortes

Existem diversos óleos essenciais que podem ser usados para auxiliar na saúde capilar. Confira uma lista preparada especialmente para Use Orgânico para deixar os cabelos hidratados e fortes.

Óleo essencial de Tea Tree: trata distúrbios de oleosidade, caspa, seborreia e dermatites no cabelo. Sua ação também auxilia na eliminação de bactérias que podem causar infecções.

Confira mais informações sobre este produto aqui.

Óleo essencial de Alecrim: auxilia nos problemas de queda capilar. Serve como tônico capilar e fortalecedor do sistema circulatório, o que fortalece os fios e diminui a queda.

Confira mais informações sobre este produto aqui.

Óleo essencial de Lavanda: possui ação tônica, o que pode ajudar a combater inflamação, dermatites, eczema, psoríase e alopecia areata no couro cabeludo.

Confira mais sobre este produto aqui.

Óleo essencial de Cedro-Atlas: Tem propriedade antifúngica e antibacteriana que estimulam o couro cabeludo e aumentam a circulação, melhorando o crescimento e reduzindo assim o couro cabeludo seco ou escamoso, bem como o cabelo quebradiço. Ele equilibra as glândulas produtoras de óleo no couro cabeludo, o que pode levar a fios mais saudáveis.

Confira mais sobre este produto aqui.

Óleo essencial de Ylang Ylang: fortalece os fios e evita a queda do cabelo. 

Confira mais sobre este produto aqui.

Óleo essencial de Gerânio: Ajuda a prevenir as pontas duplas e promove a maciez dos fios.

Confira mais sobre este produto aqui.

Bônus: Receitas para cabelos lindos com óleos essenciais

Separamos algumas sugestões da aromaterapeuta Daiana Petry (da Harmonie Aromaterapia) para que seus cabelos fiquem ainda mais bonitos e saudáveis:

Reparador de pontas
Em um frasco de 30ml de óleo vegetal de Argan, acrescente:
– 2 gotas de óleo essencial de Ylang Ylang
– 2 gotas de óleo essencial de Gerânio
Após realizada a mistura, pingue algumas gotas do Preparado Capilar na mão, espalhe e aplique nas pontas (como um reparador de pontas).
Uso diário | Efeito Imediato
*Respeite a quantidade de gotas descrita nas receitas.

Xampu fortalecedor
Ingredientes:
– 100ml de Xampu neutro
Para 100ml de xampu:
– 3 gotas de óleo essencial de Alecrim
– 3 gotas de óleo essencial de Cedro Atlas
– 4 gotas de óleo essencial de Manjericão
– 5 gotas de óleo essencial de Ylang Ylang
Como preparar o xampu:
Em uma cubeta de porcelana, pingue as gotas de óleo essencial descritas acima acrescente aos poucos xampu neutro e misture bem. Armazene em embalagem escura e, se possível, de vidro, para melhor conservação das propriedades medicinais dos óleos essenciais.
Pode ser utilizado diariamente. Resultados em poucas semanas!

Gostaram dessas dicas? Na Use Orgânico, você encontra a maior e melhor curadoria em óleos essenciais e produtos de aromaterapia do Brasil. Acesse o site e confira!

Comentários

Não tóxico

Não testado
em animais

Livre de
parabenos

Vegano

Gluten-Free